“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos as Sete Dores que Maria Santíssima sentiu dentro dos mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Vosso Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
AS SETE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA (Quinta Dor)
 
Morte de Jesus
 
Meditemos na Quinta Dor de Maria Santíssima...
 
Contempla uma Mãe condenada a ver morrer diante dos Seus olhos, no meio dos mais horríveis tormentos, a um Filho inocente... E considera se pode haver Dor semelhante a Vossa!
 
Ao chegar Nosso afadigado Redentor no Calvário, despojam Suas vestes e pregando Suas Sagradas mãos e Seus Sacrossantos pés com enormes pregos o fixam no ignominioso madeiro. Uma vez crucificado, levantam a Cruz, onde fica pendente Seu Santo Corpo, para que assim morra.
 
A Mãe, Maria Santíssima, esquecida de Sua própria pena e pensando somente na Dor e tormentas do Seu amado Filho, se aproxima do já então Sagrado Lenho. Na Cruz agoniza o Filho e ao pé da Cruz suspira a Mãe! Se ao menos pudesse diminuir a pena de Seu Filho, porém nem isso lhe é permitido!
 
Maria ouve Seu Filho queixar-se dizendo: “Tenho sede”. Responde-lhe: “Não tenho mais que lágrimas a Vos oferecer, meu Filho”. Ouve o lamento de Jesus quando diz: “Pai por que me desamparaste?” Queria Ela o consolá-lo, mas, o que ver Maria? Ver que Sua própria presença e aflição aumentam as amarguras e tristezas de Seu Filho.
 
Nestas angustias, o que faz a aflita Mãe? Levanta a vista e ver Seu querido Jesus agonizante, Seus olhos caídos e meio fechado, os lábios pendentes, entreaberta a boca, a face pálida, desfigurado o rosto, inclinado sobre o peito a cabeça, os cabelos molhados de sangue e todo o Seu corpo coberto de chagas e sangue. Tudo o que no corpo de Jesus se passa, reproduz-se como num espelho no Coração de Maria.
 
No Calvário eram duas as vítimas. Juntamente com o Divino Cordeiro é sacrificada Sua Mãe; com Cristo crucificado é também crucificada a Mãe. O que fazem os pregos no Corpo de Jesus, faz o amor no Coração de Maria; enquanto o Filho sacrifica Seu Corpo, a Mãe sacrifica Sua Alma. Quisera Ela juntamente com Jesus entregar a Sua alma ao Pai Eterno.
 
Vistes oh Maria,
Oh magoas estranhas!
Expirar o fruto
De Vossas entranhas!
 
Oh Mãe a mais aflita das mães, neste mar de amargura o que poderá mitigar a Vossa Dor? O único alívio para a Alma de Maria é pensar que com Vossas Dores e a Morte de Seu Filho conquista para o homem a vida eterna!
 
 
Obs.: Continua as Sete Dores de Maria Santíssima, próxima postagem.

 
Importante:
Os textos sobre as Dores de Maria Santíssima foram inspirados através de leitura feita em um livro ao devoto de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, bem como, leituras bíblicas. Com base na história, os textos foram elaborados, ressaltando alguns pontos fundamentais para o entendimento dos mistérios das Dores de Maria Santíssima.
****************************************************************************

Oração de Edson Gonçalves Ferreira
para Mira Margarido

 
Oh, Senhora, Mãe primeira do universo
Aos vossos pés, ajoelho-me
Não para pedir por mim
Antes, muito antes, quanto antes, pelos outros
Quantos, Mãe, neste momento estão desamparados
Pregados na cruz da injustiça humana
Olhais por eles, Senhora
Vede como Vosso Filho morreu
Lembrai-Vos da agonia Dele na Cruz
E não deixai que, neste vale de lágrimas,
Isso aconteça muito
Sabemos que as necessidades nos purificam
Mas a Vossa misericórdia é muito maior
E, portanto, Vós que estais ao lado Dele
Implorai por minha gente
Sofrida gente, Senhora
******************************************************************
 Edson Gonçalves Ferreira, Divinópolis, o5/o4/2009
******************************************************************
Unidos rogamos por todos...
em especial, os que sofrem injustiças.


Obrigada Edson por tão nobre gesto, que Jesus Cristo em união a Virgem Santíssima te retribua em bênçãos de graças de luz sempre em sua vida.
Abraço fraterno
Mira Margarido
******************************************************************