“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos os mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
 PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO
 
Suor de Sangue e Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
 
Nosso amantíssimo Redentor, quinta-feira da Paixão, vendo que se aproximava a hora de Sua Morte, foi ao Horto das Oliveiras, onde por Si mesmo deu inicio a sua amargurada Paixão, permitindo que o temor e a tristeza viessem atormentá-lo.
 
Principiou a experimentar um grande temor e aversão a Morte e as penas que iam acompanhá-lO. E em tal momento, representava como se vivo em Seu Corpo, os açoites, espinhos, pregos e principalmente a Morte desolada que havia de sofrer, sem nenhum alívio humano e divino.
 
Deste modo, Nosso Amado Jesus atemorizado com tal representação horrenda de tormentos e ultrajes, rogou ao Eterno Pai que o livra-se de tanto padecer: “Meu Pai afasta de mim este cálice” (Mat. 26, 39).
 
Mas Jesus que havia desejado tanto morrer e padecer pelos homens, não poderia temer estas penas de morte. “Hei de ser lavado com o batismo e quanto não me angustio até que se cumpra?” (Luc. 12, 50).
 
Fez esta prece ao Eterno Pai para nos dar a conhecer que não somente morreria por nós, mas que a Morte Lhe era tão dolorosa que Lhe causava espanto. Para Seu maior tormento, apossou-se Dele uma profunda tristeza, que segundo Ele, bastaria para Lhe dar a Morte: “Minha alma estar triste até a morte.” (Mat. 26, 38).
 
Jesus Cristo veio ao mundo para apagar os pecados do homem, mas vendo todos os crimes que haviam de cometer os homens, sentiu tal dor que antes de morrer reduziu-Se a Morte, que Lhe arrancou tão intenso suor de vivo sangue umedecendo a terra ao Seu redor. “foi Seu suor como gotas de sangue que corriam até a terra.” (Luc. 22, 44.). Sim, isto ocorreu porque Jesus viu diante de Si os crimes que haviam de ser cometidos ainda depois de Sua Morte.   
 
Jesus sentindo sobre Si o peso de nossos “pecados prostrou-Se com o rosto sobre a terra” (Mat. 26, 39). Não conseguia se quer levantar os olhos ao Céu; e “entrando em agonia orava com maior veemência”. (Luc. 22, 43)
 
Meu Jesus, pela tristeza mortal que experimentastes no Horto das Oliveiras, eu Vos suplico que preserveis a minha alma da tristeza eterna.
 
Obs.: Segue mistérios da Paixão e Morte de Cristo, próxima postagem.

 
Importante:
Os textos sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo foram inspirados através de leitura feita em livros religiosos, bem como, leituras bíblicas. Com base nestas leituras e reflexões, os textos foram elaborados, ressaltando pontos fundamentais para uma reflexão mais aprofundada sobre este santo mistério.