“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos os mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO

Flagelação de Jesus Cristo

 
Pilatos vendo que os judeus não cessavam de pedir a Morte de Jesus, O condenou a Ser açoitado: “Tomou então Pilatos a Jesus e O mandou açoitar.” (Jo. 19, 1). Julgava o iníquo juiz que contentariam com isto os inimigos do Redentor. 
 
Porém, este acontecido foi extremo doloroso para Jesus Cristo, porque suspeitavam os maliciosos judeus que Pilatos depois de tal suplício, queria livrá-Lo como o tinha indicado. A intenção era açoitar a Jesus de tal forma que nesse tormento expirasse. Um teatro de horrendas dores e ultrajes para o Redentor.
 
Jesus Cristo chegando ali foi despido e Se abraçou a uma coluna, dando prova aos homens de quão voluntariamente Se sujeitava, pelo muito que Vos amava. No entanto, os desalmados bárbaros, como cães raivosos se ponham a açoitá-lo, ferem o peito, desgarram-Lhe as carnes, descobrindo a costela. Nem Sua Sagrada cabeça e Seu formoso rosto ficaram livres dos golpes desses bárbaros.
 
Enfim foram tais os ultrajes que até mesmo Pilatos imaginou que poderia fazer os inimigos de Jesus sentirem compaixão, quando O mostrando ao povo disse: “Eis aqui o homem.” (Jo. 19, 5).
 
O profeta Isaias predisse bem o estado lastimoso a que seria reduzido o Salvador na flagelação; “Seu bendito Corpo se tornaria como de um doente coberto de chagas, todavia eram as nossas doenças que ele carregava.” (Is. 53. 4).
 
A fim de satisfazer por nossas culpas, principalmente pelas impurezas, quis Jesus padecer este grande tormento no Seu inocente Corpo: “Ele foi atacado por nossas iniqüidades”.
 
Senhor Jesus, Vos ofendemos e Vós quisestes pagar a nossa pena. Louvada seja para sempre a Vossa infinita caridade. Amado Redentor que eu Vos ame sempre e cada vez mais, não consintais jamais me separar de Vós.
  
 
Obs.: Segue mistérios da Paixão e Morte de Cristo, próxima postagem.

 
Importante:
Os textos sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo foram inspirados através de leitura feita em livros religiosos, bem como, leituras bíblicas. Com base nestas leituras e reflexões, os textos foram elaborados, ressaltando pontos fundamentais para uma reflexão mais aprofundada sobre este santo mistério.