“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos os mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO

Coroação de Espinhos

 
Não satisfeitos aqueles bárbaros com o horrendo destroço feitos no Sacrossanto Corpo de Jesus Cristo, por inúmeros açoites, instigados pelo demônio e querendo por zombaria tratá-lO de rei o cobriram com uma vestimenta vermelha a fingir um manto real; colocaram-Lhe na mão uma cana como espectro e na cabeça um molho de espinhos tecidos em forma de coroa, bateram com a mesma cana nos espinhos para que penetrasse na Sua Sacratíssima cabeça.
 
Segundo palavra de São Pedro Damião os espinhos Lhe penetravam até o cérebro e o sangue que fluía das feridas era em tanta abundância que correu por seus cabelos, olhos e barba de Nosso Senhor.
 
O tormento da coroação foi doloroso por demais e prolongado, pois durou até a Morte. E tocando toda hora na coroa e na cabeça de Jesus renovava-se sempre pungente dor.
 
Aqueles indignos bárbaros não contentes em ter coroado tão barbaramente a Jesus Cristo, multiplicavam suas afrontas e ultrajes, “e com joelho dobrado em terra o escarneciam dizendo: “Deus te salve o rei dos judeus e cuspindo-Lhe feriam a sua cabeça cada vez a mais.” (Jo. 19, 3). Eis, pois, o Filho de Deus sendo maltratado com horrendos ultrajes em Jerusalém.
 
Jesus foi novamente levado a Pilatos, que de uma sacada o mostra ao povo dizendo: "Eis aqui o Homem que trouxestes ao meu tribunal, acusando-O de ter pretendido Ser Rei. Olhai, agora que O tendes neste estado, pouco resta à vida, deixai que Ele vá morrer em casa, não me forceis condenar um inocente". Os judeus, porém enfurecidos disseram: “que venha sobre nós o Seu Sangue.” Gritaram: “Crucifique-O, crucifique-O” (Jo. 19, 6. 15).
 
Da mesma forma que Pilatos mostra a Jesus da sacada, o Eterno Pai mostra-O desde o céu dizendo: “Eis aqui o Homem. Eis aqui o Redentor, meu Filho Unigênito a Quem amo como a Mim próprio. Veja-O, por amor de Vós, feito o Homem mais oprimido de dores e ultrajado entre os homens. Contempla-O e ame-O".
 
Oh espinhos ingratos, o que fazeis? Como podes assim atormentar o Vosso Criador? Porém, os espinhos são os maus pensamentos dos homens que julgam uns aos outros e cruelmente ferem a cabeça do Redentor.
 
Obs.: Segue mistérios da Paixão e Morte de Cristo, próxima postagem.

 
Importante:
Os textos sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo foram inspirados através de leitura feita em livros religiosos, bem como, leituras bíblicas. Com base nestas leituras e reflexões, os textos foram elaborados, ressaltando pontos fundamentais para uma reflexão mais aprofundada sobre este santo mistério.