SANTA CEIA (5ª feira Santa)

 

    Êxodo 12, 1-8. 11-14; ICoríntios11, 23-26; João 13, 1-15.

 

                A primeira leitura se encontra no livro do Êxodo e narra a solene ceia do cordeiro pascal, do povo de Deus. A segunda é retirada da primeira carta aos coríntios e descreve claramente a nova ceia Pascal. No Evangelho narrado por São João, durante a ceia pascal, Jesus lava os pés dos apóstolos.

                 A aceitação de Jesus é o ato final de uma longa história. Trata-se de ir ao

encontro dos  adversários, de enfrenta-los com a cabeça erguida, de pronunciar as  palavras que permitam justificar o martírio e sofrer as conseqüências.A aceitação significa que a esperança foi a mais forte.Essa aceitação se propõe a todos os cristãos.Neste dia, se comemora a última ceia de Cristo, na qua a atitude de Jesus revela o sentido maior  da sua vida e da sua obra.No serviço prestado a Deus através do próximo está o sentido da nossa existência, da nossa fé,da nossa dor. Jesus lava os pés dos seus: um gesto concreto de amor. Dá-se em alimento: um dom para a unidade. (dom da Eucaristia) Nasce o sacerdócio: uma presença contínua para o serviço do Reino. E o dom do mandamento novo que tudo resume, explica e contém (Amai-vos uns aos outros como Cristo vos amou).  Sua obra atinge a plenitude. Não seria a última vez na história que ele faria isso. Ele perpetua a sua presença na sua obra. Num dia como o de hoje temos muito a aprender sobre o sentido da vida, da fé, do amor.

 

 

 

Obs. 1. Neste dia, pela manhã, na Diocese é celebrada pelo Bispo com todos os presbíteros a renovação do sacerdócio e benção dos óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma. É uma celebração cheia de simbolismos.

        2. Fonte de pesquisa Agenda Bíblica da Ave Maria, 1997;

              Celebração dos Santos Óleos na TV Canção Nova.


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1530617