UM APELO À CONSCIÊNCIA

Mt. 25. 1 – 13.

Existem coisas que, por mais que quiséssemos não poderíamos fazer uns pelos outros, como por exemplo: Tomar medicamentos...

• Se você está com problemas de saúde, é você quem vai ter de tomar o remédio! Tem como ser diferente?

• Outra coisa é exame de sangue. Tem como ser diferente?

• Existem muito mais coisas que, da mesma forma, não podemos fazer uns pelos outros.

• É de nossa inteira responsabilidade mantermos diariamente um estreito relacionamento com Deus...

• Só praticando diariamente nossa comunhão com Deus, estaremos preparados para o que der e vier!!!

Existem coisas que nunca poderemos tomar emprestadas, eis algumas:

O Amor... Você pode me emprestar um pouquinho de amor?

A Paz... Vou ter uma reunião domingo que vem, pode me emprestar um pouquinho de paz?

A Fé... Preciso receber determinada bênção e estou precisando de um pouquinho de fé; me empresta a sua?

A certeza da salvação... Ou estamos convictos de nossa salvação, ou não!!!

Só praticando diariamente nossa comunhão com Deus, estaremos preparados para o que der e vier!!!

Que bom se os pais, os pastores e os nossos líderes, tivessem em mãos remédios que nos fortificassem espiritualmente!

Você gosta de receita? Então, anota aí:

Meninas, uma receita para manter a forma...

Rapazes, uma receita de exercícios para uma maior robustez

Atenção homens! Uma receita para economizar futuro desnecessário...

E, para as mulheres, uma delícia de receita...

Oraçanosol e Leiturobiblicol!!

Você pode tomar à vontade, porém o recomendado é no mínimo três vezes/dia. Faça isso e sua vida será uma bênção!

Se você já concluiu, como eu, que RELACIONAMENTO COM DEUS É ALGO PESSOAL, e que só você pode ter certeza de estar apto para a salvação em Cristo Jesus, me responda o que você faria se soubesse que Jesus vai voltar daqui a quarenta e cinco minutos? Está tudo resolvido entre você e Deus? Existe ainda alguma pendência? Algo que você precisa acertar com Deus? Lembremo-nos: Existem coisas que não obteremos no último momento; e, nem conseguiremos pedir emprestadas. Você está preparado para o que der e vier?

O texto que lemos nos aponta o quão importante é termos a consciência de estarmos ou não preparados para encontrar com Deus!

Quero que juntos analisemos as semelhanças e as diferenças entre as 10 virgens; e ao final chegaremos à conclusão que devemos estar preparados para encontrar com o Senhor Jesus.

O texto nos leva a verificar,

1) – AS SEMELHANÇAS

Observemos que em um primeiro momento existem, entre aquelas mulheres, várias coisas em comum segundo o texto que lemos:

a) Aquelas mulheres estão todas incluídas em um grupo distinto: São chamadas de AS 10 VIRGENS;

b) Todas sabiam da vinda do esposo e desejando muito estar com ele, o esperavam com alegria;

c) Todas tinham lâmpadas e estavam no local do encontro;

d) Todas pegaram no sono.

Mas, o que será que isto tem a ver comigo e com você?

• Todos nós estamos incluídos em um mesmo grupo distinto: somos chamados de OS CRISTÃOS;

• Todos sabemos que Cristo virá e desejamos muito estar com ELE, por isso: O esperamos com muita alegria;

• Todos temos nossas vidas espirituais, que representam as nossas LÂMPADAS;

• Todos sabemos que precisamos do azeite (ESPÍRITO SANTO), para mantermos nossas lâmpadas acesas;

• Todos nós, após nossas atividades diárias, descansamos e pegamos no sono.

O texto também nos leva a verificarmos,

2) – AS DIFERENÇAS:

Num segundo momento, são interessantes os contrastes existentes entre aquelas mulheres que já não são mais reconhecidas como o grupo das 10 virgens; mas, que passaram a ser identificadas como CINCO VIRGENS NÉSCIAS e CINCO VIRGENS PRUDENTES. Analisemos as diferenças apontadas no texto:

TEMOS O GRUPO DAS NÉSCIAS:

• Não deram importância em serem AS NOIVAS; foram, por isso, consideradas néscias;

• Confiaram na aparência exterior, ou seja, confiaram que o azeite em suas lâmpadas era suficiente;

• Não se prepararam devidamente para encontrar com O NOIVO; ou seja: Foram! Mas, não levaram AZEITE DE RESERVA.

• Deixaram o mais importante por conta do acaso: O AZEITE RESERVA FICOU EM CASA.

Mas, o que será que isto tem a ver comigo e com você?

• Que importância temos dado conquanto ao sermos chamados CRISTÃOS?

• Temos AZEITE de reserva?

• Estamos preparados para encontrar com Deus?

• Podemos dizer que, onde quer que estejamos, e aconteça o que acontecer, estaremos dando testemunho de que temos o Espírito Santo sempre conosco?

O texto agora vai nos conduzir a,

3) - UM APELO À CONSCIÊNCIA

Descansar e dormir não irá nos fazer mal, desde que estejamos preparados (6 – 9);

O preparo é pessoal e intransferível! O descuido das cinco virgens imprudentes gerou-lhes desespero (8);

Sem o devido preparo, antes da segunda vinda de Cristo, o homem não se salvará! A porta da Salvação irá se fechar: Cristo virá, pela segunda vez, como Juiz (11 – 12);

Sabemos que, ainda hoje, existem os néscios, espiritualmente falando... E, aí? O que iremos fazer agora? Não sabemos qual o dia e nem a hora. E a palavra de Deus nos adverte à vigilância (13).

Leia ainda:

Amós 4. 12: “... Prepara-te, ó Israel, para encontrares com o teu Deus.”

1Jo 2. 28: “... Para que quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e d’Ele não nos afastemos envergonhados na Sua vinda.”

• Existem coisas que, por mais que quiséssemos não poderíamos fazer uns pelos outros

• É de nossa inteira responsabilidade manter diariamente um estreito relacionamento com Deus...

• Lembremo-nos que existem coisas que não obteremos no último momento; e, nem poderemos pedir emprestadas.

• Ou estamos convictos de nossa salvação, ou não!!!

• É de nossa inteira responsabilidade manter diariamente um estreito relacionamento com Deus...

• Só praticando diariamente nossa comunhão com Deus, estaremos preparados para o que der e vier!!!

Quer adquirir mais azeite para a sua lâmpada?

Deus nos abençoe!

10.04.2009

PaPeL
Enviado por PaPeL em 10/04/2009
Código do texto: T1531989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.