SÁBADO SANTO – SOLENE VIGILIA PSCAL

 

1)      Gênesis 1,1 - 2, 2 Criação do mundo-Páscoa nova criação.

2)      Gênesis 22, 1-18 – Sacrifício de Isaac, Sacrifício de Cristo.

3)      Êxodo 14, 15 – 15, 1 passagem do mar morto, isto é do pecado à graça da salvação.

4)      Isaías 54, 5-14 – Com profunda afeição novamente eu te recebo.

5)      Isaías 55, 1-11 -  Todos vós que tendes sede, vinde à águas.

6)      Baruc 9-15.22 – 4, 4 – Abandonaste a fonte da Sabedoria.

7)      Ezequiel 36, 16-28 – Derramarei sobre vós águas puras e vos  darei um coração novo.*

 

       Romanos 6, 3-11 – Sepultados em Cristo, pelo batismo,  ressuscitaremos com Ele.

 

      Marcos16, 1-8 .-  Anúncio da Ressurreição.

 

 

 

                     À luz da mensagem de Jesus é tanto mais livre quanto mais se coloca a serviço do bem comum, sem temer, inclusive, perder a própria liberdade para que os outros se tornem livres. Em Jesus essa liberdade autentica foi vivida na obediência ao Pai e no serviço desinteressado aos homens. Ele atinge seu ápice na cruz. Ao buscar nas Escrituras o sentido da morte de Jesus na cruz nos convencemos de que Jesus não morreu para si mesmo, ma para nós. Daí o seu caráter de expiação Senão o mistério da morte de Cristo fica reduzido a um ato de pequena compaixão que nem salva. Devemos sentir no nosso coração o desejo de ter um nome que exprima, diante deste mistério, o significado da vida: Um contínuo ato de agradecimento. O cristão pode encarar a morte em sua terrível realidade sem, por isso, renunciar à esperança. Deus entregou seu Filho para não abandonar o homem à sua solidão.

 

*Das sete leituras do A.T., podem - se suprimir quatro e, até, cinco; porém, nunca se poderá a leitura do Êxodo 14 ( Libertação do povo de Israel )

 

                                                              

Fonte: 1- Agenda Bíblica AveMaria,1993; 
             2 - Bíblia da Ave Maria.

http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1533513