LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 03 MAIO 2009

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 03/05/209

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Caríssimos irmãos e irmãs, neste domingo, que nos apresenta a figura do Cristo Bom Pastor como guia da sua Igreja, somos convocados a rezar por todas as vocações, que são atuações concretas dos discípulos-missionários de Jesus Cristo. Somos uma Igreja em peregrinação e, por meio dos ministérios e de o todo serviço comunitário, colocamos em prática nossa vocação missionária. É com esta alegria que hoje participamos, dentro do espírito do ano paulino, da peregrinação da nossa Arquidiocese ao Santuário de Aparecida, e também nos preparamos para a peregrinação da Região Episcopal Ipiranga à Catedral da Sé, no dia 17 próximo.

Jesus Cristo, a Pedra angular que os pedreiros rejeitaram, é o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas. Justamente, por terem sido bons pastores, os Apóstolos foram perseguidos e deram testemunho do amor de Cristo pela humanidade. Ouçamos com atenção:

PRIMEIRA LEITURA (At 4,8-12)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias,

8 Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos:

9 hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um

enfermo e pelo modo como foi curado.

10 Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel:

é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, – aquele que vós

crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos – que este

homem está curado, diante de vós.

11 Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e

que se tornou a pedra angular.

12 Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu

outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA (1Jo 3,1-2)

Leitura da Primeira Carta de São João

Caríssimos,

1 vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos

chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos

conhece, é porque não conheceu o Pai.

2 Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se

manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se

manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos

tal como ele é.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (CD X fx 3)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

Eu sou o Bom Pastor, * diz o Senhor. * Eu conheço minhas ovelhas * e elas conhecem a mim.

10. EVANGELHO (Jo 10,11-18)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

LEITURA PROFERIDA PELO CELEBRANTE

P. Naquele tempo, disse Jesus:

11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

12 O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas,

vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as

ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se

importa com as ovelhas.

14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me

conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.

Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a

elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só

rebanho e um só pastor.

17 É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para

depois recebê-la novamente.

18 Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho

poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente;

esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

REFLETINDO O EVANGELHO.

A liturgia de hoje nos apresenta uma imagem de Jesus como o Bom Pastor. Aquele que dá a vida por suas ovelhas. O pastor e seu rebanho eram realidades comuns na vida do povo, no tempo de Jesus.

Este relato nos mostra a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grande. Jesus nos diz que as ovelhas não seguem um estranho.

Seguem só o seu pastor, porque conhecem a sua voz. Conhecer, na Bíblia, tem um significado muito profundo, conhecer significa amar. Quem conhece confia e, verdadeiramente, ama.

Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso pastor. Este último vem só para roubar, destruir e matar. Por isso é comparado ao ladrão. O Bom Pastor, pelo contrário, preocupa-se com a vida. Vem para que todos tenham vida plena e em abundância.

O pastor é o líder. Generalizando, cada um de nós, de um modo ou de outro, exerce cargo de liderança. Seja no trabalho, na família ou na comunidade. De forma permanente ou em certas ocasiões, nós somos os líderes. Na parábola do bom pastor Jesus alerta sobre como estão sendo vividas as relações de liderança.

Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. A liderança torna-se ladra e salteadora. O líder não pode ser autoritário. Liderar é conduzir para o caminho certo.

Quando exercemos algum cargo de liderança, sobretudo nas funções públicas e na comunidade da igreja, precisamos estar próximos das pessoas. É fundamental conhecer suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida.

A vida deve ser entendida no sentido amplo. O amor e a partilha devem estar presentes na vida comunitária, na vida religiosa, na vida familiar e também na vida profissional.

Em qualquer caso, o autoritarismo, a negligência e o abandono, são nocivos e levam à morte. Matam a religiosidade e a comunidade. Matam a família. As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar. Sabem que serão conduzidas, em segurança, para verdes pastagens e água abundante.

Quantos se apresentam como pastores, falam até em nome de Cristo e, no entanto, defendem a violência. Não estão preocupados com a paz, com a liberdade, com a dignidade e, muito menos com o abandono que se encontram as crianças e idosos. Não têm a menor preocupação com o desemprego que ameaça suas ovelhas.

Cuidado com os falsos pastores. Eles têm voz muito parecida com a do verdadeiro pastor. Fazem uso dos meios de comunicação. Sobem em palanques, fazem discursos inflamados e estão presentes no rádio, na tevê, nos jornais e revistas.

Estão presentes no nosso dia-a-dia disfarçados de bons pastores. É preciso estar atentos e abrir bem os ouvidos, para não sermos enganados. Não podemos seguir a qualquer um, vamos seguir o Bom Pastor!

Como reconhecê-lo? O Bom Pastor não é reconhecido por falar manso e de forma poética, Ele é reconhecido pelas verdades que diz; são palavras nem sempre doces, porém verdadeiras.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br)

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 28/04/2009
Reeditado em 01/05/2009
Código do texto: T1564062