3ª Feira da 3a Semana da Páscoa

 

                            Atos7, 51- 8,1a;Sl 30 Jo 6, 30-35

 

                      Mesmo tendo comido o pão o povo pede sinais para crer; de fato não o entendeu a multiplicação dos pães como milagre. O dom do maná ocupa um lugar importante na tradição bíblica. A vida religiosa das pessoas que ouviam a Jesus era muito limitada. Para elas, satisfazer suas necessidades temporais era suficiente, como seus antepassados que tinham comido o maná no deserto. Jesus assegura-lhes que o doador do mesmo não era Moisés, e aquele pão não era  realmente celeste O pão de  Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. A realidade está aqui: o doador é o Pai, o dom é Jesus, sustento da vida nova. A mediação de Moisés fica  perfeitamente superada.

                    Jesus exige muito mais.Precisamos  acreditar que o Pão da Vida que ele oferece é capaz de satisfazer para sempre as mais profundas necessidades do homem e da sociedade. Ele próprio é o único alimento que dá vida.

                    Na celebração da missa estamos ao redor do pão da Palavra e do pão da Eucaristia. Deus faz-se alimento para ser acessível e sensível à nossa fome que só Ele sacia. Precisamos além de crer dar o testemunho da nossa fé como Estevão. É necessário ter a coragem de “nas mãos do Senhor entregar o nosso espírito” (1ª leitura e Salmo). A Eucaristia possibilita-nos aprender a como ser pão para os outros, partilhando, multiplicando, doando-nos para que a unidade se estabeleça e assim todos sejam saciados.


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1564586