EV.JO,3,13-17 - JESUS CONVERSA COM NICODEMUS

Nicodemus era um importante fariseu, que estava atraído pelas verdades pregadas por Jesus. Certa vez, lá pelas tantas da madrugada procurou Jesus em busca de explicações sobre o que Ele andava pregando. Foi procurá-lo àquela hora . afim de que os outros seus companheiros não o vissem conversando com Jesus, que conversa com ele sobre muitas coisas e, no final lhe conta a maneira como seria morto, para a salvação daquele povoe, usando a história do povo hebreu, escolhido pelo Pai como seu povo, lhe diz :- “ Ninguém subiu ao céu , senão aquele que desceu do céu, assim como Moisés levantou a serpente no meio do deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, a fim de que, todo aquele que crer n’Ele tenha a vida eterna

Nicodemus não entendeu, como muitos ainda hoje não compreenderam o maior ato de amor acontecido neste nosso mundo. O que Jesus quis , foi comparar o seu sacrifício na cruz, como missão salvífica, expiando pelos pecados do mundo inteiro. E,. usou o acontecimento ocorrido no deserto , quando Moisés liberta o povo Hebreu de um cativeiro de 400 anos, com o povo egipcio. Na caminhada para a terra prometida, como Deus o havia instruído , para que os levasse onde só existiria felicidade e, onde correria leite e mel. Deus “sonhou” com tudo isso para aquelas suas criaturas, como todo pai sonha para os seus filhos. Mas, como lhes dera a liberdade, “livre arbítrio”, para agirem livremente na condução de suas vidas, deixou-os tomarem o rumo que bem quisessem. Durante essa caminhada, comandada por Moisés, várias foram as vezes que ele teve que subir aos montes e falar com Deus, sobre o comportamento do povo. Estiveram 400 anos como escravos , mas reclamavam do cansaço, da falta de alimentos, da falta de água, da distância, que não sabiam, para chegarem a tal terra prometida, reclamavam de tudo.

E, um dia, aquele povo cisma de fazer o que de pior poderia ser feito. Reúnem-se , juntam materiais necessários e fundem um “bezerro de ouro” como seu deus e, passam a adorá - lo em meio as noitadas de verdadeiros bacanais e promiscuidades, as mais horríveis. Moisés fica alucinado com tudo aquilo e sobe o monte para falar com Deus e, lá, O encontra em meio a sarça que ardia em fogo sem se queimar, sem se consumir. Deus estava ali e pergunta o que havia acontecido e, Moisés lhe conta tudo. Então Deus lhe diz : “Volta, mandarei uma praga de serpentes venenosas que lhes picarão com veneno mortal. Só se salvará, aquele que olhar para o alto a serpente levantada no mastro. E, assim, muitos que não creram morreram envenenados e, os que creram e se arrependeram se salvaram e continuaram viagem e chegaram à Terra Prometida. Deus, com isso, quis deixar o aviso de que, Jesus, O Salvador, seria levantado numa cruz e, o povo olhando para o alto O enxergaria e, seguindo os Seus ensinamentos, seria salvo pelo Seu sacrifício, para a remissão dos pecados do mundo inteiro.

E, assim aconteceu. Assim é o nosso Deus Amado. De tanto nos amar, entregou o próprio Filho à morte, para a salvação de todos. Amém

Assim conta a História da nossa mãe Igreja e, ainda hoje, o Espírito Santo de Deus, deixado por Jesus Cristo, para nos conduzir no momentos difíceis, que Ele sabia que teríamos. aí estaE, ainda hoje,

o povo continua xde cabeça dura, que erra e vacila muito na sua fé. Mas ...

DEUS É BOM !!! Deus é Fiel !!1 - Ctba.29 de Abril de 2009 – (b. g. j. )