5ª Feira da 3a Semana da Páscoa

 

                          Atos 8, 26-40 ; Sl 65 ; Jo 6, 44-51.

 

               Deus assumiu a natureza humana através de Jesus. O Mestre Jesus insiste no seu principal ensinamento sobre a fé – o qual resulta numa vida que dura para sempre. Essa fé é dádiva de Deus: “Ninguém pode vir a mim sem que o Pai o conduza”. É uma fé que nos identifica com Jesus através do pão da vida, que é seu corpo. Em Jesus não é só possível conhecer Deus, mas nutrir-se dele, unir-se a ele.

             Jesus faz aqui clara alusão à eucaristia: a experiência concreta de estar em Deus e ser com ele uma só pessoa. O Pai e Jesus são um só. Essa unidade de amor também nos é possível pela unidade fraterna, simbolizada e realizada na eucaristia. É essa experiência que dá vida à nossa vida.

               Seus ouvintes não estão preparados para todas as conseqüências de sua Boa Nova. Eles têm o coração duro, arraigado na observância e no messianismo temporal de uma religiosidade em declínio. Ao contrário do eunuco africano que ouve Felipe, com interesse pela Palavra de Deus sobre o Cordeiro que foi imolado; o símbolo de Jesus morto e ressuscitado O mesmo sentindo sua vida transformada, pede o batismo(1ª leitura).

              Estamos vivendo ainda o mistério pascal. Fomos transplantados, somos Corpo Místico de Cristo e, por isso cantemos com o salmista: ”Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!”.



http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1568515