Características de um Lar Equilibrado

Textos: Efésios 6.1-4; Colossenses 3.18-21

Há uma similaridade nos textos de Efésios 5.22 até 6.4 e Colossenses 3.18-21. Neles podemos ver que Paulo está preocupado em admoestar àqueles irmãos do passado no tocante às caracteristicas de um lar equilibrado.

O Apóstolo Paulo escrevia suas cartas sempre buscando orientar seus leitores a se fortalecerem na fé cristã, e explicar a natureza e o propósito da Igreja; além disso, Paulo se preocupava em combater os erros na Igreja e mostrar que os crentes têm tudo que precisam nas Sagradas Escrituras e em Cristo.

Sabemos que a Igreja é composta de várias famílias e, por isso, se afirma que a Igreja é uma Grande Família!

Paulo está pensando nisso quando começa a dar suas instruçõs a partir de Efésios 5.22, sobre como deve ser o relacionamento familiar: 1) Entre os cônjuges; 2) Entre Pais e Filhos.

O que temos visto em nossos dias são maridos e esposas que não mais pensam que o casamento deve ser "até que a morte OS separe". Já na fase de noivado podemos ouvir a máxima moderna: "Se não der certo serpara!"; pais que não se preocupam com o futuro de seus filhos, e filhos que não dão a verdadeira atenção aos seus pais:

a) Maridos e esposas que não se respeitam, e nem se dão ao respeito. Maridos que subjugam suas esposas; fazendo de muitas delas verdadeiras escravas do LAR. Esposas que se insurgem contra seus maridos, com a desculpa de que vivemos na era do "feminismo", abandonam suas responsabilidades delegando-as às avós, secretárias do lar e etc. Maridos e esposas que se entregam à infidelidade e, mutuamente, traem-se a si mesmos.

b) Pais, preocupados com a manutenção e a documentação do seu carro, ou com o novo sofá, ou ainda com as despesas que estão fora de controle; tem também a preocupação com a estética e com o visual pessoal... Os filhos vão crescendo e os pais nem percebem que já estão na adolescência ou juventude.

c) Os Filhos, por sua vez, acham que os pais são caretas ou retrógados quando falam de horário para chegar em casa... Instrução quanto à questão do sexo antes do casamento, nem pensar em atender... "- Todo mundo faz!", "- É só usar a camisinha!" "- Sei como me proteger!" Estas são algumas das argumentações usadas pelos filhos que, na verdade, não estão nem aí para as instruções de seus pais... Isto e outros absurdos estão acontecendo com nossos filhos!

Se fora da Igreja entendemos que esta é uma postura familiar errada, imagine-se uma catástrofe dessa dentro da Igreja!

Os textos que nos servem de base nos mostram uma realidade, na qual precisamos prestar bastante atenção!

Paulo dá intruções aos cristãos das Igrejas de Éfeso e de Colossos sobre as Características de um Lar Equilibrado.

Existem várias características, mas aqui iremos apresentar três delas:

1) Cada Qual no Seu Lugar - Ef 6.1 ; Cl 3.20

O que vemos aqui é a instrução em relação à autoridade dentro de casa.

Existe uma espressão em Colossenses que não está em Efésios: "Em tudo".

A orientação paulina é para que "em tudo" os filhos obedeçam aos pais. Assim, entendemos que a AUTORIDADE é dos pais.

Não podemos entender, nem tão pouco aceitar, filhos que determinam aos pais as regras da casa; filhos que dão ordem aos pais ameaçando, caso não sejam atendidos, a consequências que não podemos nem exprimir.

A autoridade é dos Pais! Isto para o Apóstolo Paulo e para as Sagradas Escrituras é uma questão inegociável!

Vejamos o que diz Êxodo 20.12: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá"; também vejamos o que o próprio Jesus Cristo diz em Mateus 19.19: "honra a teu pai e a tua mãe...".

Chega de Pais que entregam a responsabilidade de educar seus filhos aos avós, às babás, aos professores da escola secular ou da escola dominical, ou aos pastores...

Pais, devemos assumir nossa responsabilidade de educar e colocar limites aos nossos filhos.

Devemos dizer CUIDADO agora, para não dizer COITADO depois!

Segunda característica do Lar Equilibrado:

2) Respeito e Amor ao Próximo - Cl 3.18-21

O respeito que devemos aos nossos familiares é fundamental para que entendamos o que Deus espera de nós.

Aos nos respeitarmos mutuamente, demonstramos amor uns aos outros e a Deus estamos em obediência.

Os filhos, em tudo, devem obedecer aos pais; em contrapartida, os pais não devem exagerar no zelo e nas cobranças.

AUTORIDADE, sim; porém, AUTORITARISMO, não!

Paulo escreve que as esposas devem ser submissas aos seus maridos. Isto não quer dizer EMPREGADAS ou ESCRAVAS dos desejos mais absurdos do marido.

O termo SUBMISSÃO, biblicamente falando, tem o significado de "estar focado na mesma missão"; ou ainda, "uma função complementar". A submissão da mulher ao marido, segundo Paulo portanto, significa que ambos estão com a mesma responsabilidade, ou seja a missão de se complementarem, um ao outro, por extensão.

Quanto ao marido amar à esposa "como Cristo amou a Igreja", Paulo está falando do esforço que todo marido tem para dar o melhor, de si mesmo, inclusive, à sua esposa. Afinal, é so pensar em como Cristo amou à Igreja: Deu-se a morrer por ela (vide João 3.16) na Cruz do Calvário.

Maridos e esposas, pais e filhos, irmãos em Cristo ou de sangue... Quando nos amarmos e nos respeitarmos, como Deus espera que façamos, estaremos construindo um Lar Equilibrado com certeza!

Terceira característica do Lar Equilibrado:

3) Tudo é para a Glória de Deus.

Quando entendemos nosso lugar na família, passamos a respeitar e amar mais aos nossos familiares.

E, como consequência disso, tudo o que passamos a fazer é para a Glória de Deus.

Seremos melhores maridos, quando amarmos nossas esposas como Cristo amou a Igreja. Este amor de Cristo foi para a Glória de Deus. E assim, também deve ser o nosso amor para com nossas esposas.

As esposas serão melhores quando entenderem que precisam estar focadas na mesma missão de integralizar-se aos seus maridos. Ninguém é superior e nem tão pouco inferior... Isto é para a Glória de Deus.

Pais e filhos, respeitando os limites uns dos outros. Filhos reconhecendo a autoridade paternal e pais respeitando e amando seus filhos... Isso é para a Glória de Deus.

Com certeza, cada qual ocupando o seu lugar, respeitando e amando uns aos outros e fazendo tudo para a Glória de Deus, nos levará a construir um Lar Equilibrado.

Deus nos abençoe e nos permita podermos aplicar estas instruções, tanto de Paulo quanto das Sagradas Escrituras em nossas famílias, para a Glória de seu santo nome.

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 07/05/2009
Código do texto: T1581449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.