Hopleomades - Homens de guerra - Parte 1.

Hopleomades

Homens de guerra

“Para homens e mulheres que não têm vergonha de reconhecer que necessitam de Deus e de todo o seu Poder. Para aqueles que desejam vencer e viver em ânimo e conquistas em todas as esferas da sua vida. Seja material social, espiritual ou emocional”

O mundo espiritual.

Não posso começar este livro levando vocês diretamente a Guerra e batalha espiritual sem antes lhes expor esclarecimentos sobre o assunto, a fim de lhes proteger, colocando-os num lugar seguro, no conhecimento de Deus.

Espero que ao término da leitura deste livro, possam absorver através da própria palavra de Deus e relatos de experiências, poder e conhecimento tais que os torne capazes de conquistar e equilibrar todas as esferas da sua vida. Seja material, emocional e discernir o mundo espiritual sem nenhum impedimento, dentro da Vontade Soberana de Deus.

Com certeza você já ouviu falar de dois mundos paralelos, o físico e o espiritual. Desde os primórdios dos tempos a ciência e a religião indagam e disputam sobre a existência de algo acima das características naturais, procurando provar ou desmistificar uma ou outra coisa através de provas visíveis ou invisíveis. Porém como de costume, aprendi tudo e ainda aprendo com Deus, busquei Nele e na sua Palavra o conhecimento necessário para compartilhar convosco algo que o Próprio Senhor Jesus experimentou e ensinou a seus discípulos. E creio pela ajuda e socorro do Espírito Santo dar algo a vocês jamais imaginado pela mente humana. Não tenham medo, apenas creiam em Deus.

Minha conversão a Deus através de Jesus Cristo se deu na minha adolescência quando na ocasião eu observava a atmosfera da minha vizinhança, quando uma pessoa estava como dizem os religiosos: Endemoninhada. Outros acontecimentos paralelos onde se via a presença do mal nos céus da minha região me levaram a buscar a Deus. Obviamente Deus já trabalhava como sempre desde a minha meninice para conversão, pois me lembro que quando criança sempre pensava Nele, mas nunca O conhecia, e ainda continuo a Conhecê-lo. Aprendi com Deus que o mundo espiritual é um fato, e é muito mais forte e real que nosso mundo físico. Ignorar esta realidade é colher derrotas e frustrações, onde o perigo do costume natural poderá destruir aquilo que amamos ou nos conduzir em constantes baixas, frustrações, desânimos, medos e opressões.

Entre estes dois mundos, o espiritual é mais forte, poderoso, nele você ganha ou perde e automaticamente se transfere para a nossa realidade terrena, humana, social, familiar, dependendo de nossas atitudes, de nosso modo de vida. Trata de conquista, de conhecimento, de controle, de valentia e desbrava mento. Aqui você descobrirá que o simples sussurrar diante de Deus lhe trará todas as respostas de que tanto precisa. Uma batalha constante entre o bem e o mal, as trevas e a luz, o carnal e o espiritual e as razões do mundo ser como é, evitando os erros e as perdas e como se manter sempre em vitória, em 100% do seu tempo.

Aprenderá a lutar sem lutar, ganhar sem esforço carnal, obter apenas por meio da fé que obra segundo a Graça e o amor de Deus. Saberá onde e qual o melhor lugar para se estar, no mais profundo do Coração de Deus.

Quando Jesus Cristo deu ordem a seus discípulos para expulsarem demônios Ele falou:

“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." Lucas 10.18

Guarde bem esta palavra, pois vamos ver um pouco mais adiante como faremos isto.

Jesus Cristo não estava louco, nem bêbado quando escreveram isto, nem estava inventando uma nova religião, “Instituições” como os homens costumam “fundar” ou meio para enganar os homens. Ele conhecia muito bem o que estava enfrentando e jamais colocaria um de seus discípulos em perigo tal que não poderia suportar ou vencer. Jesus Cristo Jamais intencionou mandar um de seus sem antes equipá-lo para o combate. Nunca passou pela sua cabeça mandar um de seus para a guerra sem antes dar a eles as armas necessárias.

Estamos num mundo de conquistas, de constantes desafios e pelejas. Nunca iremos conseguir obter êxito em tudo o que nos envolve sem antes conhecermos com o que estamos lhe dando e como vencer.

O que você conhece sobre oração? Porque Deus nas sagradas Escrituras atenderia tal atitude dos homens? O porquê e qual o sentido de orar? Nós como seres humanos logo questionamos a Deus e dizemos:

Oras! Ele é Deus, Ele tem obrigação de saber o que está acontecendo e nos dar logo de uma vez o que tanto necessitamos ou queremos.

Mas sabemos que as coisas não acontecem bem assim. Por quê?

Porque Deus deu este mundo ao seres humanos como está escrito no salmo 115:16:

“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.”

Guarde este princípio no seu coração. Deus deu aos homens este mundo para um propósito de equilíbrio e domínio, como está escrito em Gênesis 1:26.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

Sim, com o propósito de domínio “sobre o mundo”, nunca um homem dominar outro homem, mas sim exercer domínio sobre “toda a terra”. O diabo não gostou nada disso, não achou correto o ser humano ser a imagem e semelhança de Deus e ainda, ser aquele que iria cuidar deste mundo e exercer autoridade sobre ele. E por isso culminou num plano para fazer o homem pecar e se afastar de Deus (XXXX).

Deus tinha acesso ao homem que criara com muita naturalidade (Gênesis 3: 8).

Porém este elo de Deus com os homens foi rompido pelo pecado:

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59.2

O que é o pecado? É a transgressão dos mandamentos de Deus, é desobedecer à palavra de Deus, em resumo, odiar o seu próximo, deixar de ajudar quando temos oportunidade. (xxxx).

Temos um grande problema então. Se Deus se separou de nós por termos uma natureza pecaminosa, como então iremos nos relacionar com Ele? Se o pecado nos separa como então nos aproximamos?

Existem dois tipos de homens: Os carnais, vencido pelo pecado, descrentes e longe de Deus e, os espirituais, que creram e se encontraram com Deus através da cruz de Cristo Jesus. E as escrituras nos falam das características de cada um:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”. (I Coríntios: 2.14-15).

Espiritualmente: Algo que acontece na esfera espiritual e, se você quiser transformar o mundo a sua volta, você terá que dominar este conhecimento, pois o mundo espiritual é muito mais poderoso que o mundo físico e este primeiro exerce autoridade e poder sobre o segundo, como está escrito:

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. II Coríntios 4.18 [2].

Um Deus Espiritual jamais deixaria algo natural ter domínio sobre o seu Reino e, se você entende isto, então podemos prosseguir para a próxima etapa, aonde Deus irá lhe tornar forte e resistente, através de nossas fraquezas, sim de nossas debilidades, de nossas necessidades, no meio das trevas pela luz. E esta força não vem de nós, mas como de Deus através de nós. Assim Deus se torna a nossa Força.

Como poderemos atentar nestas coisas espirituais? Como percebê-las?

Primeiro, teremos que nos aproximar de Deus. E como faço isto? Abordando o princípio da fé, prosseguimos com o seguinte relato das escrituras:

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11.1

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11.3 [2]

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6

Você entendeu? Vou te dizer algo que está escrito, se crerdes, estará praticamente entrando neste mundo real e poderosamente espiritual. Preste atenção nesta menção de Hebreus: “é o firme fundamento das coisas que se não vêem”. Isto é, você não vê, mas sabe que é real, que existe, ou que já aconteceu. Sim, exatamente, que já aconteceu.

Assim quando a palavra de Deus disser que é, creia somente e estará não só experimentando a Deus, mas as coisas que Ele já fez. Conhecerá as coisas invisíveis, discernirá as causas, as consequências e como superá-las, vencer, adquirir de forma simples, salvação, ajuda, assim como é simples o evangelho de Deus.

Mas como eu posso ter fé? Ou esta fé que agrada a Deus? A resposta é muito simples:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10.17

Você precisa ouvir. Ouvir vai muito além de escutar. Escutar é uma sensação física produzida pelos sons que penetram em nossos tímpanos. Ouvir é o termo usado para prestar atenção e se dedicar na compreensão do que se ouve. Conhecer, se interessar.

Vou dizer-te como chegar até Deus, ou melhor, saber onde Deus está. É simples. Ele está tão perto de nós, mas tão perto que é possível que Ele more dentro de nossos corações. A única coisa que precisamos fazer é falar com Ele. Se unicamente crer, de acordo com as palavras de Cristo, de acordo com o evangelho, Deus habita ou habitará com e em você.

Pelo Espírito Santo é possível dizer e ensinar e fazer com que a sua voz penetre os Ouvidos de Deus e te atenda, seja qual for a sua questão. Isto não é meditação e tão pouco espiritismo. Não estou pregando alguma religião ou pensamento neofilosófico inventado por homens.

Três coisas em harmonia, Deus, você e o meio de se comunicar com Ele, a oração. Estas três essências num mesmo pensamento mudarão para sempre a história da sua vida para uma das melhores coisas que já passaram por esta Terra.

Você precisa ouvir a palavra de Deus, e neste ponto da fé passamos desta pequena introdução, para um mundo de domínio, conquistas e P.O.D.E. R, poder, que é “Dunamos” em grego, O Poder que somente pode emanar de Deus e está ao seu alcance. Mas preste atenção, este poder de Deus está baseado nos princípios da sabedoria de Deus. Esta sabedoria é assim:

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. (Tiago 3.17).

Assim, ter este poder não significa que temos “direito” para oprimir alguém (gente) ou nos valer de soberba e orgulho, o cuidado aqui é pouco. Muitos que se dizem “poderosos” acabam deixando a melhor coisa de Deus que é Amor e misericórdia. Poder sem Amor de Deus é poder destruidor e nocivo, seja qual for a fonte ou o canal.

Com tudo isso, irá depender de até onde você deseja chegar, ou melhor, até onde você crer, na vontade de Deus, em sua Graça e, não em nossa vontade ou méritos carnais, esforços demasiadamente humanos e limitados, mas dependentes de Deus como foi Cristo Jesus. Estou falando de Deus misturado conosco e conosco misturado em Deus.

Preparação.

Existem dois erros em que os homens cometem e acabam em total derrota. O primeiro deles é não ter "conhecimento", como Deus disse:

"O meu povo perece por falta de conhecimento."

Isaías o profeta disse sobre Cristo:

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Isaías 11.2).

Quem tem o Espírito do Senhor? Cristo Jesus

Quem tem o espírito de sabedoria? Cristo Jesus

Quem tem o espírito de conselho e fortaleza? Cristo Jesus.

Quem tem o espírito de conhecimento e de temor do Senhor? Jesus Cristo.

Assim, para automaticamente, instantaneamente, para termos todas estas Essências de Deus, basta uma única e incondicional coisa:

Ter a Jesus Cristo. E antes que me indaguem os teólogos ou os hermenêuticos, deixe-me te falar algo:

Deus já deu a Jesus Cristo para você. Isto é a coisa mais simples de receber do Universo e de todos os mundos visíveis e invisíveis. Deus não te cobra um centavo ou esforço de nada, basta somente Crer. Não na simplicidade da néscio-osidade humana, mas no Caráter de Deus em tornar as coisas simples como elas de fato o são.

A ignorância nos leva a ser presas fáceis para o engano de qualquer vento de doutrina ou espírito e nos prendem a constantes derrotas, mágoas, desânimos e frustrações com os homens e, principalmente com os “religiosos”.

Deus enviou a Jesus Cristo para por meio Dele e de sua palavra nos livrar de qualquer medo, do pecado, dos homens e dos espíritos maus. Não se iluda, não existe outro Caminho ou outro Salvador.

O segundo erro é tentar se enveredar pelo caminho da Guerra espiritual sem estar equipado ou preparado por Deus.

Numa revelação de simples compreensão, o apóstolo Paulo escreveu sobre isto. Porém antes de nos revestir com todo o equipamento de Deus, nos despojando de nossas indumentárias egoístas, carnais e soberbas, é necessário tomar o primeiro cuidado, e isso serve para a vida toda:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 10.06.

No demais, isto é, antes de tudo, antes de tomar qualquer decisão ou se aventurar em qualquer assunto nesta vida, antes de tentar ser por “mérito” algum “teólogo” auto-suficiente, ou sábio por si mesmo. Temos que nos fortalecer no Senhor. Quem é O Senhor?

A Bíblia diz quem é o Senhor:

“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes Deus o fez Senhor e Cristo.” Atos 2.36

A palavra Senhor aqui no seu original grego é “Kirios” que significa aquele que tem todo direito e autoridade vinda de Deus para ser obedecido. A condição exigente é ser “revestido” com o Poder deste Senhor Jesus. A Força deste Poder se origina de uma Só, a saber, o Próprio Espírito de Cristo em nossos corações:

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,” Efésios 3.16-17.

Jesus Cristo deu uma ordem para os seus discípulos, que ficassem em Jerusalém até serem revestidos de Poder (Dunamos) e então seriam testemunhas Dele:

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24.49

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1.8

As Escrituras nos dizem que os discípulos foram revestidos com este poder divino ao descer sobre eles o Espírito Santo:

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4.31.

O Espírito Santo é o único que pode nos revelar ou mostrar todo o conhecimento, força e poder de Jesus Cristo, como Ele mesmo disse:

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” João 16.13-14.

Jesus nos ensinou como podemos ser revestidos com este poder. Ele não vem de repente sobre as pessoas. Ele só é dado a quem pedir:

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11.13.

Sem O Espírito Santo não podemos aplicar a próxima etapa em nossas vidas. Se você não tem O Espírito de Cristo, você não pertence a Deus. É necessário receber de Deus Este Maravilhoso Espírito Santo e então poderemos conhecer a Jesus Cristo e subsequentemente a Deus. Peça-O a Deus Pai em nome de Jesus Cristo e você o receberá. Se você já O tem, então podemos prosseguir para a Segunda etapa, do contrário você poderá ler apenas por ler, ou fazer qualquer escolha.

A segunda é tomar Toda a Armadura de Deus. Isso mesmo. Deter-me-ei de forma especial nestes capítulos seguintes. Darei a você algo jamais sonhado pela religião ou pela ciência. Não falo por mim mesmo. Como já vos disse, sem O Espírito de Cristo é impossível compartilhar tudo o que seja dito aqui.

A Armadura de Deus

Em se tratando de combate e conquistas, Deus tem uma característica singular.

“O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome”. Êxodo 15.3.

Deus sempre se apresentou de forma forte e decisiva contra todos os seus inimigos:

“O SENHOR sairá como poderoso como homem de guerra despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e prevalecerá contra seus inimigos”. Isaías 42.13.

Nota-se que aqui estamos falando dos “inimigos de Deus”. Em Cristo Jesus nós que éramos inimigos, fomos aproximados de Deus por meio do sangue de Seu Filho. De sorte que pela Graça de Deus, pelo Evangelho, recebemos as boas novas de que Cristo morreu por nós, os pecadores e, assim, nos tornamos justos perante a Obra de Deus, assim, podemos provar por meio da fé em crer nisto, o amor de Deus.

Você deve estar perguntando: Que história é esta de inimigos de Deus? E porque o apóstolo Paulo se ateve tanto neste ensino de combate? Uma das vontades de Deus é que vençamos exatamente as guerras travadas entre nós e nossos inimigos. Sem que tenhamos que nos tornar crentes neuróticos e confusos com tanta religião no mundo, tantos estudos teológicos e tantas palavras de como isso, como aquilo, “dificultando” o acesso ao Amor de Deus, ao cuidado Dele e a ajuda divina, sem “méritos” humanos e soberbos. DE GRAÇA.

Jesus Cristo deu uma das maiores profecias para o nascimento da Igreja:

“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”. Lucas 10.19

Aqui Jesus confirma de que forma clara e indiscutível a veracidade de se combater inimigos de verdade. A “palavra inimigo” aqui se traduz como seres espirituais da maldade. Um dos principais ministérios do Senhor Jesus Foi expulsar demônios da vida dos homens (...). As escrituras nos dizem que para destruir as obras do diabo foi que Ele (Jesus) se manifestou, isto é, veio ao mundo com este propósito (....). Salvar o homem (....). Mas para isto teve que combater o mal, o diabo e os anjos. (Colossenses).

Ele os expôs publicamente em triunfo.

Deus quer que estejamos prontos para o combate. Ele deseja que nos tornemos pessoas preparadas para este tipo de Guerra. Porém Ele jamais deixará que saiamos para tal sem antes sermos revestidos e muito bem instruídos. Você não precisará sair por ai correndo atrás do diabo e dos demônios, mas saiba que quando você chegar a qualquer lugar, o Reino de Deus chegou ali.

23-Salmos 18.34

“Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre”.

O apóstolo Paulo exemplificou isto com muita propriedade, fazendo uma analogia daquilo que conhecemos muito bem e, iremos nos ater com mais detalhes em cada tema e instrução, que estão escritos em Efésios 6.11-18 e para isto os exponho abaixo, como introdução daquelas coisas que iremos nos aprofundar com mais detalhes:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Vemos aqui explícito um combate, onde os nossos inimigos são demônios e o diabo. No segundo parágrafo fica bem claro que em hipótese alguma devemos combater os homens, ou aquilo que é sangue e carne. Identificamos inimigos espirituais capazes de alguma forma se opor a nós ou a tudo aquilo que Deus preparou para que o ser humano pudesse viver nesta terra. Sem muitas delongas, vamos tratar cada tópico nos próximos capítulos.

- Primeiro: Deus tem uma Armadura como está escrito em Isaías 59.17:

Pois se vestiu de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.

Obviamente Ele tem particularidades como à vingança e o zelo, mas o assunto sobre a armadura que temos que pôr será tratado com detalhes nos próximos capítulos. E porque Deus teria que se proteger? Porque ter que colocar uma couraça? Fica tão obvio que Se Ele é o salvador, a Fonte de Justiça e ajuda, teria que Ele mesmo se cingir de tal maneira perante um mundo onde a justiça humana falhou e se perdeu. Ele teve que nos garantir um lugar de total segurança, e o melhor lugar é a Sua Própria Pessoa. Assim pode nos dar o melhor através de Jesus Cristo o seu Filho.

Fica claro que Deus se tornou uma fortaleza e salvação contra todos os seus inimigos, e assim, uma Grande Fortaleza para nos socorrer.

No trecho acima, onde Paulo expõe a nossa luta contra estes seres espirituais, a única maneira de vencê-los é através da Armadura de Deus que nos está disponível. Mas como poderei me revestir com ela? Qual a maneira já que é algo espiritual? Sem tal cuidado e creio ser uma obrigação de todos aqueles que pertencem a Deus, não apenas de alguns que se dizem intercessores, mas de todo o povo de Deus Como está escrito:

Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Romanos 10.13

Alguns cépticos poderão sustentar a idéia de que seres espirituais não existem ou não podem exercer nenhuma influência em nossa sociedade e nem mesmo em nossas vidas. Mas Jesus Cristo nos alertou sobre a ação de demônios na vida dos homens, em várias situações:

Na vida de um homem para destruí-lo;

Na vida de uma pessoa para lhe atormentar com doenças;

Na vida de um homem para enganá-lo.

Lembro-me do dia em que estava saindo da escola Bíblica onde dava aulas. Um irmão me chamou para ajudar a expulsar um demônio que estava atormentando uma família. Eu estava muito cansado e só queria ir para casa, mas disse comigo mesmo: Será o Senhor que vai expulsá-lo mesmo. Decidi ir com eles. Chegamos ao apartamento onde encontramos todos os familiares reunidos. O síndico do prédio também estava lá, pois teria havido bastante barulho e confusão. Entramos e chamamos a mulher supostamente endemoninhada. Informaram-nos que uma feiticeira tinha mandado um demônio para matar a mãe e o marido da moça. Quando começamos a orar o demônio se apoderou dela, era tão forte que 4 pessoas adultas não conseguiam contê-la. Sua força era descomunal, e seu rosto se transfigurou.

Com os olhos fechados e os dentes serrados, sabia onde estavam as pessoas que ele queria matar, e avançou neles, o marido e a mãe da moça. Eu estava cansado e não queria ficar lá muito tempo. Percebi que aquele ser espiritual da maldade, não sairia sem que tivéssemos o entendimento correto. Tentaram contê-la deitando-a no sofá. Levantei-me e perguntei a Jesus Cristo: - Senhor. Porque este demônio não sai? Ele me disse: Diga a ela que está livre. Cheguei perto do ouvido daquela mulher endemoninhada e disse: Mulher você está livre e instantaneamente ela ficou totalmente curada daquele espírito. Evangelizamos aquela casa e fomos embora.

Agora, como eu e Jesus Cristo sabíamos que ela estava livre? Muito simples Jesus Cristo libertou a todos os homens na Cruz do Calvário e a falta deste conhecimento faz com que os homens estejam sujeitos a mentira e ao pecado, se tornam pressas fáceis para que demônios os enganem e roubem. As escrituras dizem que somente através da fé exercitada em Jesus Cristo podemos ser livres.

Eu e meu irmão Jairo, em meados de 1998/99 estávamos orando em frente a sua casa, quando de repente sentimos a presença de seres malignos e dissemos em unânime no mesmo instante que demônios estavam nos observando. O Senhor permitiu que víssemos aqueles seres e a aparência deles era semelhante a homens com uma capa negra que cobria todo o seu corpo, olhei para o rosto de um deles e havia somente trevas, não pude distinguir sua feição, neles havia somente as trevas e o mal. Os expulsamos e vi quando um deles ele deu um passo para a esquerda de onde estávamos e sumiu. Sabíamos que o inferno havia mandado dois “observadores”. Não foi nenhum tipo de delírio, ambos sentimos a mesma coisa e vimos os mesmos seres. Já havíamos tido experiência na guerra espiritual, e me faltará tempo para relatar cada uma delas. Deus nos permitiu ver isto a fim de nos preparar para coisas que ainda estavam para vir.