O REFREIO DA LINGUA - TIAGO 3,1-12

" Meus irmãos, não sejais muitos a constituir-vos mestres, certos de que, assim sendo, nós preparamos um juízo mais severo. Porquanto, nós todos cometemos muitas faltas. Se alguém não ofende ao falar, este é homem perfeito, capaz de refrear todo oseu corpo.Eis que metemos um freio na boca dos cavalos, para que obedeçam e, desta forma,governamos, à vontade todo o seu corpo. Eis como, também, os navios, apesar de grandes e impelidos por ventos impetuosos, são manobrados por um pequeno leme, a gosto do piloto.assim, também é a nossa língua, não passa de um membro reduzido e, contudo, se ufana de grandes coisas. Vede como basta uma faísca para incendiar toda uma floresta. Também a língua é um fogo e, concentra o mundo do mal.Esta língua faz parte dos nossos membros. contamina todo o corpo. Põe em chama o ciclo da criação, já que ela é inflamada pelo inferno.Qualquer espécie de feras, aves, répteis e animais marinhos, podem ser domados e, têm sido domados pela espécie humana. Mas, a língua, não há homem ou mulher que a possa dominar. É um mal rebelde e está carregada de veneno que causa a morte.Com ela bendizemos ao Senhor, que é também o Pai e, com ela amaldiçoamos os homens e mulheres, feitos à imagem e semdlhança de Deus. Da mesma boca saem a bênção e a maldição.Não convém, meus irmãos que seja assim. Poderá a fonte minar água doce e amarga pela mesma bica? Pode, acaso, uma figueira produzir azeitonas; ou uma videira produzir figos? "

Vemos nestas palavras do apóstolo Tiago uma verdade daqueles tempos, que não mudou nada, pois continua sendo a mesma verdade, depois de dois mil e oito anos. A nossa língua continua a ser a mesma coisa. Perigosa, irrefreável, muitas vezes mais rápida que a nossa inteligência, que a nossa vontade, que o nosso coração. Trazendo, com isso, grandes e graves problemas nos diversos relacionamentos com os iurmãos do mesmo sangue e dos irmãos em Jesus Cristo também,, porque temos um mesmo Pai. Prestem atenção na comparação feita por Tiago : O homem e a mulher, são capazes de dominar um cavalo com toda a sua força, apenas com um freio que lhe é introduzido na boca sobre a língua e, à medida que é apertada, vira para o lado que aquele que o está dirigindo quer; com todo o seu tamanho e peso, faz o que quer com ele. Fala, ainda, de um grande barco que segue o rumo indicado por um pequeno leme no seu final, introduzido na água, consegue fazer manobras mais difíceis que forem necessárias, independente do seu tamanho.

E, nós, porque não conseguimos dominar nossa língua que, muitas vezes, nos levam a situações chatas, desagradáveis.complicadas e, com desfechos até perigosos? A palavra proferida com endereço certo, após sair da nossa boca, ela vai realizar aquilo que quem a proferiu, queria. Não tem volta.É como uma bala de revolver, quando disparado.Não tem mais jeito de recolhê-la; ela vai, certamente atingir o alvo mirado e, causar aquilo a que se propuseram. Portanto,é necessário que nos policiemos no trato com os nossos familiares, com os nossos amigos, com os nossos colegas de trabalho; com aqueles que não conhecemos, independente de serem crianças, jovens , adultos, idosos, homens ou mulheres.; ricos, mais ou menos ou pobres. Somos todos iguais; ninguém é maior do que ninguém. Procuremos sempre respeitar a todos e, certamente seremos respeitados. Policiemos a nossa língua; nunca a deixemos falar antes da nossa consciência, da nossa razão e, principalmente, antes do nosso coração, que se estiver cheio de Deus, só proferirá o que constrói, só falará fundamentado no AMOR.

Bene - Ctba - (b.g.j)- 16/07/2009 - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!

Bene

Publicado no Recanto das Letras em 31/07/2007

Código do texto: T587037