O verdadeiro Jejum

O verdadeiro Jejum.

Esta semana presenciei em uma emissora de rádio o pastor abrindo espaço ao vivo para os ouvintes fazerem seus pedidos de milagres e orações, porque no próximo sábado (25) esse mesmo pastor estaria jejuando por essas pessoas para supostamente alcançar o que haviam pedido a ele. Na verdade, mesmo o pastor tendo a boa intenção em ajudar as pessoas que estão aflitas, as pessoas também precisam se ajudar fazendo a sua parte. Como pode uma pessoa pedir para o pastor jejuar por ela para alcançar uma cura, proteção para os filhos, sucesso no trabalho, ou um milagre, mas a pessoa não está dentro dos preceitos de Deus: comete adultério; rouba; cobiça a mulher do próximo; deixa de observar o direito trabalhista do seu empregado; falam mal das pessoas, sem ao menos conhecê-las e, quando deparam com a dificuldade do próximo, fingem que não é com ele, querem receber, mas não doam, querem ser perdoados, mas não perdoam, assim fica difícil... Deus quer o bem para todos, mas não pode ser cúmplice das nossas injustiças? Escrevo essas linhas para advertir as nações que se consideram religiosas, mas não coloca em prática a vontade de Deus. Ai alguém pode pensar... Será que o escritor é correto em tudo que faz? Claro que não! Ninguém! Nenhuma pessoa vai chegar ao céu e exigir: eu devo ser salvo porque eu fui justo em tudo! É só pela graça e misericórdia, e quem julga é o Patrão. Para isso que existe Jesus, o salvador. Quando confessamos os nossos erros e procuramos afastarmos deles não estamos mais na injustiça, daí então Jesus intercede, e Deus vem ao nosso auxílio. Veja o que Deus fala no salmo 50:8. “Ouça meu povo que eu vou falar a você: Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão sempre diante de mim. Ofereça a Deus um sacrifício de confissão, e cumpra os seus votos ao Altíssimo. Invoque-me no dia da angústia: eu o livrarei, e você me glorificará. Ao injusto, porém, Deus declara: De que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você detesta a disciplina e rejeita a minha palavra? Se você vê um ladrão, você o acompanha e se mistura com os adúlteros. Você solta sua boca para o mal, e seus lábios tramam a fraude. Você se assenta para falar contra o seu irmão, e desonra o filho de sua mãe. Você se comporta assim, e eu devo me calar? Você imagina que eu seja como você? Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos! Considere isso, vocês que se esquecem de Deus. Senão, eu vou dilacerar vocês, e ninguém os libertará! Quem me oferece um sacrifício de confissão me glorifica; e a quem segue o bom caminho, eu mostrarei a salvação de Deus” (salmo 50:14, 23). Em Isaías 58 está escrito: “Grite a pleno pulmões, sem parar; solte como trombeta o som da sua voz; mostre ao meu povo os seus crimes e faça a casa de Jacó conhecer os seus pecados. Dia a pós dia, eles parecem me procurar, mostram desejo de conhecer os meus caminhos; parecem povo que pratica a justiça e que nunca se esquece do direito do seu deus. Eles vêm me pedir as regras da justiça, eles querem estar perto de Deus. E dizem: “Porque jejuamos, e tu não viste? Porque nos humilhamos totalmente, e nem tomaste conhecimento?”Acontece que, mesmo quando estão jejuando, vocês só cuidam dos próprios interesses e continuam explorando quem trabalha para vocês. Vejam! Vocês jejuam entre rixas e discussões, dando socos sem piedade. Não é jejuando dessa forma que farão chegar lá em cima à voz de vocês. Vejam! O jejum que eu aprecio o dia em que uma pessoa procura se humilhar, não deve ser desta maneira: curvar a cabeça como se fosse uma vara, deitar de luto na cinza... É isso que vocês chamam de jejum, um dia para agradar a Deus? O Jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar em sua própria gente.” É assim que devemos jejuar e prestar o culto a Deus.