Dom de Profecia

Dom de Profecia

Profetizar é uma condição outorgada através do Espírito Santo ao salvo que anda em obediência a Palavra de Deus, tendo o objetivo de edificar a Igreja ensinando e conduzindo todos ao arrependimento a as boas obras.

I Aos Coríntios 12:7-8-9-10-11

07- Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

08 - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

09 - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

O Dom de Profecia é uma forma que o Espírito Santo se comunica com os salvos para que os mesmos tenham esclarecimento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro. Um dos conceitos interessantes a respeito da historia cita to seguinte: “história é o fato do passado relacionado com o presente”. Na nossa vida podemos aprender com lições vividas com pessoas que estão perto da nós, então o Espírito Santo através da profecia pode citar eventos ocorridos no passado, bem como algo que está acontecendo perto de cada um e muitas vezes não percebemos; assim como predições futuras.

Amós 3:7

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

I Epistola Pedro 2:19-20-21

19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

A Igreja Universal de Cristo é constituída com os Dons Espirituais, e nenhum deles pode ser usado com o propósito sectário ou em beneficio próprio, porque quem agir desta forma estará pecando de maneira terrível aos olhos de Deus. Especialmente quem adentra na Profecia, para que não venha a perder o fino elo que liga o céu a terra; digo isso porque conheço vários irmãos que excederam na Profecia e terminaram impondo o seu entendimento vindo a prejudicar o andamento da obra de Deus na Igreja, de forma que a palavra de edificação tornou-se uma confusão.

Gálatas 1:8-9-10-11-12

08 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

09 - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

10 - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

11 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

12 - Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Os Dons são tão importantes na vida da Igreja que Jesus Cristo ordenou aos seus apóstolos e discípulos que não saíssem de Jerusalém antes de receber a efusão do Espírito Santo, o que ocasionaria um avivamento e conseqüentemente aumentaria a coragem dos salvos em evangelizar o mundo inteiro.

Lucas 24:49

Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei pois em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Atos dos Apóstolos 1:6-7-8

06 – Então, o que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaurareis o reino de Reino de Israel?

07 – Respondeu-lhes Jesus: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade;

08 – Mas recebereis poder, ao descer sobre vos o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém com em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

O Senhor Deus entrega os Dons de acordo com a necessidade local da Igreja, Ele nunca atua em área que no momento não esteja precisando. Quantas Profecias têm uma suma importância para que os salvos resistam às adversidades dos dias atuais.

O Dom de Profecia e visto na maioria das vezes acompanhado com o Dom de Língua, embora eles tenham uma grande intimidade quero expor que quando o salvo fala na Variedade de Línguas, notoriamente está em uma intimidade para com Deus; o que ocorre contrario a Profecia que tem a finalidade de falar aos homens.

Isso é:

• O Dom de Língua é para se falar na intimidade com Deus;

• O Dom de Profecia é para com os homens.

O magnífico entre os dois Dotes é que ocorre o seguinte fenômeno: O Dom de Língua é um sinal para o não crentes para que vejam sinais e prodígio da parte do Senhor; e ao mesmo tempo o Dom da Profecia e diretivo para a Igreja de Jesus Cristo.

I Aos Coríntios 14:22

De sorte que as Línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.

Não é Profecia:

• O que vem a nossa cabeça em determinado momento de adoração,

• Textos Bíblicos citados sem nenhum sentido,

• Aproveitar a ocasião para chamar a atenção de alguém que no momento está praticando algo fora da Bíblia Sagrada,

• Fazer um comentário malicioso para censurar o nosso irmão,

• Citar determinada situação que temos conhecimento a Igreja ainda não sabe,

• Até mesmo um pré julgamento de assunto que não entendemos e tentamos dar o nosso ponto de Vista.

II Pedro 1:20-21

20 - Sabendo, primeiramente, isto: Que nenhuma Profecia da Escritura prove de particular interpretação.

21 – Porque nunca jamais qualquer Profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos, falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Epilogo

Com o nosso pequeno estudo sobre o Dom de Profecia aprendemos que o mesmo é uma dádiva do Espírito Santo e tem o propósito de edificar a Igreja de Jesus, e nunca para ostentação do ser humano. Se alguém sair dos caminhos do Senhor automaticamente perde esta afinidade.

Todavia os dons naturais como o de tocar um instrumento, cantar, pintar, escrever e etc.; acompanha o homem durante a jornada secular, porque é para a vida material.

Devemos ter afinidade com Deus em todas a áreas da nossa pequena existência o que torna os nossos dias agradáveis e produtivos.

Adore o Senhor Deus a todo o momento para que possa receber os Dons de acordo com o querer do Espírito Santo.

Joel 2:28

28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

29 - E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Jesus te ama

Pastor Robson Colaço de Lucena