LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 09 Agosto 2009

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 09/08/209

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Anim. Irmãos e irmãs, nesta semana, a Igreja nos convida a orar, refletir e trabalhar pela vocação para a vida em família, dando uma atenção especial aos pais diziam os conterrâneos de Jesus: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?”. Justamente a família é o lugar principal para o desenvolvimento da fé. Rezemos, pois, por todas as famílias em dificuldade e peçamos a Deus que a família cristã seja um lar de fé, amor e fraternidade. Também não nos esqueçamos dos que se preparam para o matrimônio, a fim de que assumam a vida em família como uma vocação abençoada.

Anim. Jesus é o Pão da vida, ou seja, o alimento espiritual que nos concede vida plena no presente e antecipa a vida eterna. Ouçamos com atenção:

PRIMEIRA LEITURA (1Rs 19,4-8)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias,

4 Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo.

Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para

si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida,

pois não sou melhor que meus pais”.

5 E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero.

De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta-te e come!”

6 Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado

debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e

tornou a dormir.

7 Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o

e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a

percorrer”.

8 Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse

alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar

ao Horeb, o monte de Deus.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

. SEGUNDA LEITURA (Ef 4,30-32.5,1-2)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos,

30 não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos

marcou como com um selo para o dia da libertação.

31 Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso

deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de

maldade.

32 Sede bons uns para com os outros, sede compassivos;

perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio

de Cristo.

1 Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama.

2 Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si

mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(= à fx 11, CD VII) HL3, p.226

Aleluia, Aleluia, * Aleluia, Aleluia (bis)

Eu sou o pão vivo, descido do céu, * quem deste pão come, sempre, há de viver. * Eu sou o pão vivo, descido do céu, * Amém, Aleluia, Aleluia!

EVANGELHO (Jo 6,41-51)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,

41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque

havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”.

42 Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José?

Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode

dizer que desceu do céu?”

43 Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós.

44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai.

E eu o ressuscitarei no último dia.

45 Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’.

Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,

vem a mim.

46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de

junto de Deus viu o Pai.

47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida.

49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto,

morreram.

50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca

morrerá.

51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá

eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada

para a vida do mundo”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Já estamos quase na metade do mês de agosto, o mês das vocações. Hoje é um dia muito especial porque comemoramos também, o dia dos pais. Por isso, queremos oferecer as nossas orações para você que é pai.

Certamente não deve ter sido por coincidência que escolheram o mês vocacional para homenagear os pais. O verdadeiro pai é um vocacionado, mas viver essa vocação está se tornando uma tarefa quase que impossível. A falta do pão nas mesas, o desemprego, a falta de terra, moradia, alimento e saúde estão levando ao desespero milhares de pais de família.

Não bastasse tudo isso, os vícios, as drogas e as más companhias estão matando nossos filhos, estão mutilando os lares. A dignidade do chefe de família está seriamente abalada. Por isso, com todas as letras queremos dizer: parabéns pais! Parabéns para vocês que, apesar dos pesares, se mantêm fiéis à vocação.

As palavras de Jesus, neste Evangelho, confundem principalmente aqueles com quem convivia desde sua infância. Não é nada fácil entender e aceitar o lado divino daquele ser humano, nascido e criado na região. Provavelmente, alguns deles dividiram com Jesus os brinquedos infantis e a carteira escolar.

Ainda hoje, duvidamos. Com tantas provas existentes, milhares vêm Jesus como um homem extraordinário, o maior dos profetas e nada mais. Apenas um terço da população mundial reconhece Jesus como verdadeiro Deus. Só pela graça do Pai e revelação do Espírito, podemos conhecer e entender o Filho.

João diz que os judeus murmuravam: "Como pode dizer que desceu do céu? Nós o conhecemos, é o filho de José e Maria". Quantos murmúrios ouvimos ainda hoje... Murmurar significa falar por falar, sem convicção, sem vibração, significa não acreditar. A oração sufoca o murmúrio e abre os olhos do coração.

A oração nos aproxima de Deus e nos ajuda aceitar seus mistérios. Ninguém pode conhecer Jesus sem a ajuda Divina. Nossa cabeça é muito pequena para entender que um Homem-Deus é o Pão que desceu do céu. Na cabeça não cabe, só mesmo o coração para entender que, quem comer desse Pão, nunca morrerá.

A Glória Eterna é o Grande Projeto da Santíssima Trindade. O Pai já demonstrou seu amor por todos os seus filhos quando doou seu próprio Filho. O Filho aceitou o sacrifício e entregou sua Carne e o seu Sangue para a remissão dos nossos pecados. E, é o Espírito Santo quem nos convida a comer do Pão da Vida.

"Quem come o Pão descido do céu, terá a vida eterna". Quem acredita nessas palavras, segue Jesus Cristo. Seguir Jesus significa divulgar seus ensinamentos e viver suas Palavras. Viver as Palavras de Jesus, é viver o amor, é lutar por justiça e fraternidade.

A vida eterna é a garantia para quem deixar de lado o egoísmo e o orgulho e se posicionar ao lado dos fracos e oprimidos.

Uma eternidade feliz é a boa notícia de hoje.

jorgelorente@ig.com.br - 09/agosto/2009

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 02/08/2009
Reeditado em 04/08/2009
Código do texto: T1733214