P A L E S T R A - PARA ENCONTRO DE NOIVOS

A VIDA NO LAR NO PLANO DE DEUS

1-Apresentação – (Casal Palestrante),,,2-Como e porque chegamos aqui? – A vida antes e depois do Cursilho, dos Encontros e dos Retiros . Comentar , Testemunhos... As mudanças que aconteceram... Deus na vida do casal 3-Porque estamos no mundo? De onde viemos? Para onde vamos? 4-Falar da vocação Matrimonial- Deus não precisava de nós para povoar o mundo, + - 7bilhões de habitantes.- Preferiu contar com a nossa participação . . .É ,Muito sério o Sacramento do Matrimônio –

Deus preferiu que nós participássemos desse tão grande mistério-

Falar sobre a procriação – o milagre da concepção- os 8 bilhões de habitantes da terra , impressões digitais próprias- até nos gêmeos univitelinos. No ato sexual, 400 milhões (+ ou -)de espermatozóides vão a luta... e, só um consegue chegar para fecundar um óvulo-

( explicar.) Por isso tudo é muito sério. Implica muita responsabilidade. O que é Vocação? É o Dom que já trazemos conosco, que nos capacita a participarmos da Vida. O Sacramento do matrimônio é o ato mais sério para um homem e uma mulher, que pela graça de Deus, conseguem ficar tão unidos e, pelo milagre da procriação, participar ativamente do Plano do Criador, gerando os filhos do seu Povo.

Como foi o namoro de vocês lembram-se ainda? Procuraram conhecer-se, principalmente interiormente? Ambos demonstraram como se julgam como homem e como mulher,conversaram bastante? Procuraram demonstrar os seus pontos de vista? Sabem cada qual, no que se diferem? Ambos conhecem as bagagens que levam para esse ato tão sério? Conhecem, um do outro, os seus costumes, suas manias? Virtudes e defeitos? Dóceis? Meigos? Inteligentes? Trabalhadores? Românticos? Calmos? Sabem perdoar? Respeitosos? Nervosos? Impacientes? Faladores Respondões, Desconfiados? Ciumentos? As mudanças que deverão ser ajustadas à nova vida,? Estão prontos para resolver com amor os Pontos de Vistas Diferentes? Estão prontos para se ajustarem nas diferenças e, para entenderem perdoarem e, mudarem no que tiverem que mudar? Sabem que a psicologia Masculina e feminina são diferentes? Chegaram mesmo à conclusão que se amam de verdade? Sabem, que na vida a dois, terão que mudar em muitas atitudes, que não poderão ser como em solteiros? Estão prontos para viverem UMA VIDA A DOIS como manda o Sacramento do Matrimônio? Juram. Matrimonial = citar Eu, Fulano Te recebo...

Amar é assumir o outro como ele é e, ajudá-lo a ser melhor, cada vez mais. As Descobertas das virtudes e defeitos . a) a necessidade de conviver com os defeitos do outro. Para melhorar...b) O amor franco e caridoso p/falar c/ outro sobre os seu defeitos. Caridade, promovendo- c) Não apontar o dedo criticando, como se fosse perfeito(a) d) As virtudes devem ser ressaltadas e comemoradas, sempre e) Procurar regar o tempo com muito amor, para que perdure para sempre f) Muita doação, bastante carinho e preocuparem-se em manter o lar sempre em paz g) Evitar comentários desairosos dentro do lar, para não torná-lo banal, sem valor h) Estar sempre atento para as novas descobertas no outro. i) Procurem não omitir nada sobre a vida de um para o outro, evite mentir. j) Fazer do lar, o melhor lugar do mundo, para onde sempre estamos loucos p/voltar. k )Não sejam ciumentos... Sejam fiéis, lembrem-se que Deus vigia os nossos atos

l)A criação dos filhos – A necessidade dos bons exemplos dos pais, para serem respeitados . m) Procurar entenderem os filhos com muito amor e entrega por eles.. n) Não briguem nem discutam perto deles, não dividam os seus sentimentos. o) Procurem tratá-los de acordo com a personalidade de cada um, todos somos diferentes)

A função dos pais, não é so fazer os filhos mas, criá-los dignamente, principalmente... O DIÁLOGO- O Alimento do Amor = Duas pessoas que se querem bem, conversam/ confidenciam / anseios/ ideais/ desejos/ alegrias/ tristezas/ desapontamentos? E esperam encontrar no outro, disponibilidade, acolhimento, compreensão, estímulo e ajuda. É tudo o que faz do casamento o Refúgio Ideal contra a Solidão. O Diálogo sempre renovado é o que mantém e aperfeiçoa o Amor e Casamento. E nos funde um ao outro .

Neste século XXI massificante (com) materializante (com)- o consumismo e seus frutos; a família está se corrompendo porque as pessoas estão dispensando Deus do seu lar, trocando- O por outros deuses materiais,(com.). Sem conteúdo espiritual, sem alicerce, o lar é abalado por qualquer acontecimento não programado, mesmo que insignificante...Porque não existe fé . Fé é a certeza daquilo que não se vê. Quando se realiza um casamento, 6 pessoas se casam:- aquela que eu queria que fosse; Aquela que eu penso que é; e a que realmente é... a máscara, a hipocrisia, o ciúmes, a desconfiança – Nada, prova que um ama o outro. Quem ama mesmo não desconfia do ser amado; quem ama mesmo, não deixa o ciúme ir solapando o seu casamento, quem ama,,,ama...e Basta! Como disse S.Francisco de Assis que tanto amava Deus ;- ‘Deus é e Basta”

O que um acha do outro agora? São todos melosos um com o outro, certamente. É preciso saber viver o tempo que Deus nos concede: Bastante quando procuramos cuidar-nos e para muitos, pouco, porque destroem essa maravilha que é a vida. Por isso devemos estar prontos para a realidade da inexorabilidade do tempo; ele passa mesmo que não queiramos- De repente estamos com 77 anos, como eu. Um dia destes, ouvi no rádio uma notícia , que estavam programando uma vacina importante contra o câncer, para estar em uso daqui a 30 anos. (pensei que bom mas...logo em seguida , automaticamente, se fica somando a idade atual com os 30 anos e, vemos que não devemos deixar para o outro dia o que podemos resolver hoje. Todos sabem que se irão daqui mas, ninguém sabe o dia nem a hora da nossa partida. O casamento é a dois, mas, para ser vivido a um. A matemática do casamento segundo O Senhor é diferente, vejam: 1+1=1 e, quando têm mais filhos fica =3, =4,=5 , frutos do amor que os uniu . É o grande milagre que o Senhor nos encarregou de realizá-lo; parece até incompreensível mas é real e, Cristo nos provou tudo iisso na cruz.

Bene - ( b.g.j.) DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL !!! - 04/08/2009