ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO II

ANTIGO TESTAMENTO

GÊNESIS

Capítulo 01

“No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”

Capítulo 02 – O Paraíso - Capítulo 03 – A Culpa Original

Deus mostrou-se um Pai amoroso desde o primeiro momento ao criar o paraíso para o homem. O homem nem sempre consegue vencer as tentações e por isso sofre as conseqüências. Quantas vezes o homem perde o paraíso atraído pelo ouro de tolo?

Capítulo 04 – Caim e Abel

Abel era bom e o seu trabalho agradava a Deus. Caim era invejoso e, não suportando o sucesso do irmão, derramou o sangue inocente, tornando-se um fratricida.

MEDITAÇÃO

Ajudai-nos, Senhor, a adotar o modelo de vida no qual sejamos capazes de enxergar o outro de forma mais tolerante. Ajudai-nos a sufocar o egoísmo para que o espírito de Abel suplante a marca que Caim deixou em cada um de nós.

Capítulos 05 a 11 – Do Dilúvio à Torre de Babel

Dai-nos, Senhor, a fé de Noé que não questionou os Teus desígnios e por essa razão foi salvo das águas.

Capítulos 12 a 25 – Da Vocação de Abraão à sua Morte

Deus disse à Abraão: “Eu abençoarei a tua mulher e dela te darei um filho. Eu a abençoarei e ela será a mãe de nações e dela sairão reis.” Abraão tinha cem anos e Sara, noventa. Ele não duvidou do poder de Deus mesmo diante das circunstancias tão adversas. Deus prova ainda uma vez a fé de Abraão quando diz-lhe: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”

MEDITAÇÃO

Deus meu, quem de nós teria uma obediência tão cega, uma fé tão inquebrantável? Vale lembrar que Deus havia prometido a Sara que seria mãe das nações. Como seria isso possível se seu único filho fosse sacrificado em tenra idade? Mas aqui o homem é ABRAÃO, aquele que na Carta de S. Paulo é justificado pela FÉ.

O Sacrifício de Isaac está descrito no capítulo 22 e é uma história emocionante. Vale a pena conhecê-la na íntegra.

No Módulo III relataremos uma linda história de amor – Jacó ama Raquel, mas por engano, casa-se com Lia, sua irmã. O nó está feito.

Iara Mesquita

26/05/09