ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO X

ANTIGO TESTAMENTO
LIVROS HISTÓRICOS
TOBIAS


O livro de Tobias relata a história de uma família israelense temente a Deus. O velho Tobit é a figura do verdadeiro cristão: piedoso, paciente, fiel a Deus. Assim como Jó ele foi provado. Seus amigos também criticaram a sua fé inabalável em um Deus que aparentemente o havia abandonado. Quando ficou cego, acreditaram que Tobit se curvaria ao desespero. Ele, fraco fisicamente, mas fortalecido pelo espírito divino, confiou no Senhor. Deus, cheio de ternura por esse homem, o cumula de bênçãos e o presenteia com a recuperação da visão. Assim será sempre com os que confiam no Senhor. A história mostra também a profunda obediência de seu único filho, Tobias, a seus pais, a Deus e as graças provenientes dessa santa obediência.

JUDITE

O rei Nabucodonosor enviou Holofernes, marechal de seu exército assírio, para guerrear com todos os reinos do ocidente. O terror se espalhou pelas cidades e a cada dia Holofernes se tornava mais assustador. Ouvindo isso, os israelitas temeram que ele fizesse a Jerusalém e ao templo do Senhor o mesmo que fizera às outras cidades.

Toda a angústia do povo chegou aos ouvidos de Judite, viúva rica, temente a Deus e de extrema beleza que arquitetou um plano para salvar seu povo. Após muito rezar foi falar com Holofernes. Imaginem com que agonia essa valente mulher atravessou o árido e tormentoso caminho para se encontrar com um homem conhecido pela sua crueldade e que estava disposto a varrer do planeta toda a sua raça. Só uma guerreira de muita fé suplantaria todo o terror próprio do ser humano em condições tão adversas.

Logo que ela se apresentou ao seu tenebroso inimigo, Holofernes ficou preso aos seus encantos. Sua rara beleza o deixou extasiado. “O coração de Holofernes agitou-se, porque ardia de paixão por ela”. Celebrou um banquete ao qual Judite compareceu deslumbrante. “Estavam todos embriagados pelo vinho. Judite ficou só no quarto, enquanto Holofernes repousava em seu leito, bêbado a cair”. Essa era a chance de libertar seu povo da guerra desleal iminente. Desembainhou a espada e decepou a cabeça do seu inimigo. Depois meteu a cabeça do marechal em um saco e saiu para a sua cidade.

Sem querer discutir os métodos de Judite é bom lembrar que Deus, mais uma vez, faz da fraqueza a força. De Moisés, homem sem eloqüência, fez o seu mensageiro; a Davi, um menino que não tinha treino militar, deu a vitória sobre o Gigante Golias e o escolheu para ser o rei de seu povo; a Salomão, um adolescente, deu a enorme responsabilidade de reinar sobre seu povo; a Judite, uma mulher, deu o prêmio máximo da vitória por libertar o seu povo do temível inimigo. Em meio a um grande exército de homens armados e treinados nos campos de batalha, Deus escolhe de forma inexplicável uma mulher para vencer a guerra.

As armas de Dalila e Judite foram mortais. Essas mulheres, por motivos distintos, usando o poder da sedução, fizeram de valentes homens, cordeiros a seus pés.

No Módulo XI conheceremos Ester (Livro de Ester), outra valente guerreira que fez de sua rara beleza uma arma para dobrar um rei poderoso e, assim, prestar assistência ao povo de Deus.

“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”

Boa leitura

Iara Mesquita

03/06/09