ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XI

ANTIGO TESTAMENTO

LIVROS HISTÓRICOS

ESTER

“No tempo de Assuero que reinava desde a Índia até a Etiópia e ocupava o trono real de Susa, sua capital”, o rei ofereceu à população um banquete e mandou vir sua esposa. Vasti, desobedecendo ao rei, não compareceu à festa. O rei determinou que a rainha não mais seria digna da coroa e que a moça que o agradasse subiria ao trono com ele.

Mardoqueu era tutor e primo de Ester, uma “moça de belo porte e agradável de aspecto”. Logo que foi publicado o decreto as moças foram se apresentar no palácio e, dentre elas, Ester. A cada dia uma jovem se apresentava ao rei que de nenhuma se agradava. Chegou o dia de Ester se apresentar a Assuero. “O rei amou-a mais que a todas as demais jovens”. Assuero ficou tão impressionado com Ester que colocou sobre sua cabeça o diadema real e a fez rainha em lugar de Vasti.

Amã, a quem Assuero deu o lugar acima de todos os que o rodeavam, observou que Mardoqueu, tutor de Ester, não se prostrava diante dele como os outros. Cheio de ódio, procurou exterminar a nação de Mardoqueu, todos os judeus do reino de Assuero. “Foram enviadas cartas a todas as províncias do rei, a fim de destruir, matar e exterminar todos os judeus num só dia,(...) a fim de entregar ao saque os seus despojos”.

Ao saber que o seu povo estava sendo perseguido, Ester arriscou a própria vida indo ter com rei sem ser chamada. Pelo costume, se alguém entrasse nos aposentos do rei sem que ele o chamasse poderia ser condenado à morte.

Implorou Ester por seu povo e o rei revogou o decreto que exterminava os judeus porque a amava com todas as suas forças.

Eis mais um caso de amor. Mais um caso de sedução. Ester soube usar sua beleza e seu encanto por uma causa nobre. Fez da fraqueza do rei Assuero a sua força e por meio dela salvou seu povo do extermínio. Mais uma vez Deus enaltece a mulher porque é por meio dela que liberta seu povo da morte certa.

Agora são quatro as mulheres que viraram a cabeça dos homens: Dalila, que enfeitiçou Sansão, Betsabé, aquela pela qual Davi cometeu o desatino e com quem teve seu filho Salomão, Judite, que aniquilou Holofernes e Ester, a protagonista desse Módulo X.

No Módulo XII dissertaremos sobre o Livro dos Macabeus.

Boa leitura

Iara Mesquita / 04/06/09