ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XIV

ANTIGO TESTAMENTO - LIVROS SAPIENCIAIS
SALMOS

O Livro dos Salmos é atribuído a Davi. A palavra Salmo quer dizer louvor. Os Salmos são orações e cânticos de louvor a Deus. Apontaremos aqui os salmos que mais nos tocam e recomendamos que consultem a Bíblia para conhecê-los na íntegra. Há salmo para os momentos de alegria, agradecimento, meditação, angústia. Para cada momento de nossas vidas há uma oração a nos fortalecer.

A Bíblia contém lições profundas de força, coragem, determinação, superação do medo, exemplos de vencedores, enfim, testemunhos reais dos quais os livros de auto-ajuda são apenas uma pálida sombra.

SALMO 01
“Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios (...) Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera”.

SALMO 02
“Disse-me o Senhor: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Pode-me; dar-te-ei por herança todas as nações. Tu possuirás os confins do mundo”.

SALMO 04

“Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face”.

SALMO 14
“Senhor, quem há de morar em vosso tabernáculo? Quem habitará em vossa montanha santa? O que vive na inocência e pratica a justiça”.

SALMO 22
Esse é o preferido - O Bom Pastor. Queremos alertá-los que em outras versões da Bíblia esse Salmo poderá ser o de nº 21 ou 23. “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Deitar-me faz em verdes prados. Guia-me mansamente às águas tranqüilas, refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque o Senhor está comigo”

SALMO 26

Nos momentos de dúvida e temor lembrem-se “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?

SALMO 90
Aqui está outra belíssima oração que reflete a confiança nos tempos de dificuldades. Creio que esse salmo, assim como o 22, é bastante conhecido.
“Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: “Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus em quem confio. É ele que te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio”.

SALMO 138
Outro louvor belíssimo que inspirou uma canção da igreja. “Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir aos céus, ali estais; se descer à região dos mortos, lá vos encontrais também. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levaria, e vossa destra que me sustentaria”.

No Módulo XV dissertaremos sobre o Livro dos Provérbios, cuja característica maior sãos os conselhos de toda ordem.

Até breve

Iara Mesquita

Domingo, 07 de junho de 2009.