ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XVIII -  ANTIGO TESTAMENTO

LIVROS SAPIENCIAIS 

 
ECLESIÁSTICO
O título eclesiástico significa livro da Igreja, porque era utilizado largamente na Igreja, para instrução dos fiéis. Esse livro composto de 51 capítulos tem por característica o louvor à Sabedoria de Deus. É um livro de conselhos, no estilo dos Provérbios, Eclesiastes e Sabedoria. Recomendamos a todos que examinem esses livros com vagar, pois eles contêm grandes lições e conselhos que valem ouro.
 
CAPÍTULO 3
"Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com o pai não será esquecida".
 
CAPÍTULO 20
Há  quem ache a sua perda na própria glória, e há quem levantará a cabeça após uma humilhação".
 
CAPÍTULO 23
"Senhor, meu pai e soberano de minha vida, não me abandoneis ao conselho de meus lábios e não permitais que eles me façam sucumbir. (...) Não me deis olhos altivos e preservai-me da cobiça! Afastai de mim a intemperança; que a paixão da volúpia não se apodere de mim. (...) Não acostumes a tua boca a uma linguagem grosseira".
 
CAPÍTULO 24
"Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; pois meu espírito é mais doce do que o mel".
 
CAPÍTULO 25
"Meu espírito se compraz em três coisas que têm a aprovação de Deus e dos homens: a união entre os irmãos, o amor entre os parentes, e um marido que vive bem com sua mulher".
 
As dez bem-aventuranças
"Nove coisas se apresentam ao meu espírito, as  quais considero felizes, e uma décima que anunciarei aos homens: um homem que encontra a sua alegria em seus filhos, um homem que vive o bastante para ver a ruína de seus inimigos, aquele - feliz dele! - que vive com uma mulher sensata, e que não pecou pela língua, nem teve de servir a pessoas indignas dele. Feliz aquele que encontrou um amigo verdadeiro, e que fala da justiça a um ouvido atento. Como é grande aquele que encontrou a sabedoria e a ciência! Mas nada é tão grande como aquele que teme o Senhor. O temor do Senhor coloca-o acima de tudo. Feliz o homem que recebeu o dom do temor de Deus. O temor de Deus é o começo de seu amor, e a ele é preciso acrescentar um princípio de fé.
 
CAPÍTULO 26 
"Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, derramará paz nos anos de sua vida.(...) É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável".
 
CAPÍTULO 28
“Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e teus pecados serão perdoados quando o pedires.(...) Protege teus ouvidos com uma sebe de espinhos; não dês ouvidos à língua maldosa, e põe em tua boca uma porta com ferrolhos. Derrete teu ouro e tua prata; faze uma balança para (pesar) as tuas palavras, e para a tua boca um freio bem ajustado. Tem cuidado de não pecar pela língua".
 
CAPÍTULO 30
"Aquele que ama o seu filho, castiga-o com freqüência, para que se alegre com isso mais tarde. (...) Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes pensar as feridas. (...) Não entregues a tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem e um inesgotável tesouro de santidade; a  alegria do homem torna mais longa a sua vida".
 
CAPÍTULO 41
"Cuida em procurar para ti uma boa reputação, pois esse bem ser-te-á mais estável que mil tesouros grandes e preciosos. A vida honesta só tem um número de dias, a boa fama, porém, permanece para sempre. (...) Mais vale um homem que dissimula a sua ignorância, que um homem que oculta a sua sabedoria.” (Grifos nossos).
 
Com este Módulo encerramos os Livros Sapienciais que tiveram início com o Livro de Jó. No Módulo XIX entraremos nos Livros Proféticos, cuja entrada triunfal é o Livro de Isaías, o profeta por excelência. Teremos oportunidade de apresentar verdadeiras pérolas do nosso profeta preferido. Difícil para nós vai ser largar Isaías e entrar em outras histórias. Transcreveremos citações belíssimas e de riquezas inestimáveis Cremos que nossos leitores irão entender por que temos predileção por ele. 
 
Boa leitura    
 
Quinta-feira, 11 de junho de 2009.
 
Iara Mesquita