A IGREJA CATÓLICA JÁ ACREDITOU EM REENCARNAÇÃO?

Cônego Antônio Aparecido Pereira (Pe Cido) é diretor do jornal "O São Paulo" Também, juntamente com Cidinha Fernades, apresenta o Programa "BOM DIA POVO DE DEUS" transmitido pela "RÁDIO 9 DE JULHO" AM 1600 Kz de segunda a sexta feira das 10 às 12 horas

Antônio Pereira, do Jabaquara, São Paulo (SP), afirma ter ouvido que a Igreja Católica já acreditou na reencarnação e que houve um concílio que aboliu essa teoria: “Isso é verdade. Pe Cido? E que concílio foi esse?”

Antônio, a palavra reencarnação já está dizendo que, é a crença de que a alma passa de um corpo para outro, após a morte.

Os gregos que seguiam o filósofo Pitágoras acreditavam nela.

Na Bíblia, porém, não há nenhum texto em que enfatize a reencarnação.

A reencarnação foi atacada por Santo Agostinho no Concílio de Lyon, em 1274, quando teve a condenação oficial da Igreja.

Fica claro, portanto, que a Igreja como tal nunca professou a tese da reencarnação, até porque ela não tem sustentação na Bíblia; por mais que Alan Kardec tenha se esforçado para negar isso. O que ele fez foi distorcer os textos para chegar ao que ele pretendia provar.

Digo mais: a Bíblia chega mesmo a contestar a reencarnação. Leia, por exemplo, Hebreus, 9, 27. Que diz:: “Está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo...”.

Em Lucas 23, 43, Jesus diz ao ladrão: “Hoje, estarás comigo no Paraíso!”.

Houve lá pelo ano 254 um grupo de monges seguidores de um escritor cristão chamado Orígines que professou a pré-existência das almas, a reencarnação e a bem-aventurança para todas as criaturas.

As teses de Orígenes foram condenadas num sínodo local e depois pelo papa Virgílio e outros patriarcas da Igreja.

Afirmar que teremos várias existências é negar o que diz o apóstolo Paulo, que morreremos uma vez só.

Crer que de encarnação para encarnação a gente vai se purificando é negar o sacrifício redentor de Jesus. Crer que almas vão migrando de corpo para corpo é limitar e negar o poder criador de Deus. As teses espíritas podem dar consolo a quem não se conforma com a morte.

É bom que tenhamos em conta, porém, que elas negam que cada ser humano é único, criado por Deus para a felicidade plena e que no tempo de vida que Deus lhe concede tem que conquistar seu lugar na casa do Pai, na eternidade.

Pergunta feita por Antonio Pereira em 06/01/09

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 27/10/2009
Código do texto: T1889988