PEDRA OU VIDRAÇA
 

 

GÊNESIS 9.20-29

20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.
22 E Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
28 Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos; e morreu.

Eu sugiro que seja lida toda a história de Noé que se encontra nos capítulos 6 à 9 de Gênesis para melhor compreensão do texto e do que se passava com Noé e seus familiares naquele momento.

Após o dilúvio Noé decidiu trabalhar como lavrador e plantou uvas, após tomar mais vinho do que o devido (apenas para conhecimento, esta é a primeira citação do vinho como bebida na Bíblia), Noé despiu-se em sua tenda e caiu nu. Eu entendo que tenda naquele tempo seria o equivalente ao que hoje nós chamamos de quarto.

Seu filho mais novo viu que ele estava nu e contou a seus irmãos. É interessante notar que Sem e Jafé tiveram postura diferente de Cam, entraram de costas na tenda de seu pai (para não vê-lo nu) e o cobriram para que ninguém mais o visse sem roupas.

Neste caso eu comparo a nudez ao pecado, e quantas vezes nós agimos como Cam? Quantas vezes nós preferimos apontar o erro dos outros quando deveríamos apoiá-los neste momento complicado de suas vidas?

Não cabe a nós julgar ninguém, esta tarefa é do SENHOR (Atos 17.30-31), mas muitas vezes acusamos ao nosso próximo, acusar não é um dom de DEUS, mas uma das artimanhas do inimigo (Apocalipse 12.10), e o condenamos, esquecendo nós também somos passíveis de erros, e que pecamos. Se temos telhado de vidro, e nossa vidraça é de um vidro bem fininho, não é nenhum vidro reforçado a prova de balas, por que insistimos em jogar pedras na vidraça de nosso próximo?

É difícil para o meu entendimento, mesmo eu sendo parte disso em algumas situações, a razão das pessoas terem tanto prazer em divulgar as derrotas dos outros.

Não estou dizendo que devemos apoiar a falha dos outros, mas sim que devemos apoiar à pessoa, mostra-lhe que DEUS está sempre pronto para perdoar-lhe, basta que confesse seus pecados a ELE (I João 1.9), pois JESUS morreu para que tenhamos salvação (João 3.16).

DEUS nos abençoe e nos dê sabedoria para que possamos apoiar o nosso próximo nas dificuldades.

 
Imagens Google