ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXVIII
NOVO TESTAMENTO
EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
 
CAPÍTULO 07 – NÃO DEVEMOS FAZER JULGAMENTOS
"Não julgueis e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos".
 
MEDITAÇÃO
Como é difícil não julgar.  Entretanto aquele que se despe da toga de julgador é alguém de grande sabedoria. Ajudai-nos, Senhor, a seguir esse complicado conselho.
 
CAPÍTULO 09 – JESUS OPERA PELA FÉ
Em várias passagens Jesus interroga ao que está prestes a receber a graça se ele crê no milagre. Claro que Jesus faz essa pergunta não para Ele, que tudo sabe, mas para que a multidão possa entender que é necessária a fé na vida do cristão e que para os que acreditam nada é impossível. Para curar os cegos, antes ele interrogou: Credes que eu posso fazer isso? E acrescentou: "Seja-vos feito segundo vossa fé". Ao curar a mulher que há muitos anos sofria de hemorragia declara que foi somente por causa da sua fé que foi curada. É também nesse capítulo que Jesus preceitua: “Misericórdia eu quero, e não o sacrifício.” 
  
CAPÍTULO 11
E quando estivermos cansados, angustiados, perdidos, procuremos nos lembrar de Jesus nos acolhendo ao dizer: “28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.”
 
CAPÍTULO 13 – PARÁBOLAS DO REINO
Jesus, um pedagogo por excelência, um orador impar sabia ensinar de modo a atingir o coração do ouvinte. Ele prendia a atenção de todos porque ensinava contando histórias. Ele usava a parábola como recurso estilístico e recorria constantemente às ferramentas do cotidiano daquele povo. Eis a razão pela qual suas parábolas têm como figuras centrais o semeador, a terra, as plantações, o pastor de ovelhas, os pescadores etc. Jesus se senta à beira do lago e começa a ensinar: o reino dos céus é comparado a um semeador que saiu a semear. O reino de Deus é comparado ao homem do campo que na época própria recolhe as espigas de milho. O reino do Pai é como um pescador que lança a rede ao mar.
 
No Módulo XXIX ainda prosseguiremos no Evangelho de Mateus.
 
Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Domingo, 21 de junho de 2009.