Quase Salvo...

Texto Básico: Is 55.6 – 11

Introdução:

Certa vez, as águas iam deslizando calmas e serenas em direção a uma enorme cascata. De repente, uma águia gigantesca desceu imponente e poderosa cravando suas afiadíssimas garras sobre o corpo de um bezerro morto que ia sendo levado, correnteza abaixo.

Aquele gigante alado devorava sua presa, sem qualquer preocupação com o perigo que se aproximava, talvez confiada na força brutal de suas asas e na destreza de seu vôo, e por isso, manteve-se acomodada sobre o seu banquete.

Mas, de repente, a rainha do espaço caiu no precipício, descendo vertiginosamente, engolfada pela força da água, sucumbiu esmagada implacável e inapelavelmente sem poder reagir.

Poderia ter alçado vôo antes da queda; sim! Poderia ter evitado aquela tragédia... Mas, morreu porque deixou para depois. Morreu porque não agiu no tempo certo.

Esteve quase salva, porém fatalmente perdida!

Existe um apelo de urgência, que é necessário responder! Afinal, hoje É mais tarde do que podemos imaginar!

O texto que lemos nos fala da necessidade que o homem tem de se voltar para Deus, invocando-O e buscando-O, para desta forma encontrarmos o perdão.

Certo pensador disse um dia: Aqueles que nunca pensaram no céu, vão se lembrar dele no primeiro minuto de inferno...

Só que, então, já será tarde demais!

A Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, é a Verdade!

Os ensinamentos existentes na Palavra de Deus nos mostram que:

I) – É URGENTE BUSCAR (6)

Deus utiliza-se do profeta Isaías para descrever a Sua maravilhosa Graça, que é oferecida gratuitamente a todos – (55.1) “...Vinde , comprai, SEM DINHEIRO e SEM PREÇO...”. Não fizemos nada que nos dê o mérito de receber! É a GRAÇA DE DEUS!

Mas, algo curioso nos chama a atenção no capítulo 55 de Isaías: nos versículos 1-3 e depois no versículo 6: o tempo dos verbos se encontra no Imperativo Afirmativo: Vinde, comprai, comei, ouvi-me, inclinai, buscai, invocai...

Existem duas formas de flexionar o Imperativo afirmativo:

a) IMPERATIVO CATEGÓRICO – Expressa uma ordem que deve ser cumprida sem condição. ex.: “Não matarás!”

b) IMPERATIVO HIPOTÉTICO – Expressa uma ordem que está subordinada a uma condição de um fim determinado. Ex.: “Estuda, se quiseres ser aprovado!”

Especificamente no V. 6, o verbo está flexionado como imperativo hipotético, ou seja:

=> Buscai ... enquanto...

=> Invocai-o ... enquanto...

É urgente que busquemos ao Senhor, porque só assim poderemos encontrá-lO: “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas”.

É urgente invocar o nome do Senhor, porque por enquanto Ele está por perto.

II) – É URGENTE MUDAR DE VIDA (7)

O Senhor utilizando-se ainda do profeta Isaías, agora fala da necessidade urgente de ser procedida uma mudança de vida àqueles que ouvem a Sua mensagem:

O tempo dos verbos vão nos chamar à atenção agora neste versículo:

“Deixe o perverso o seu caminho e o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor... e volte-se para o nosso Deus ...”

Aqui os verbos se encontram no Presente do Indicativo que é o tempo verbal que nos faz entender que a necessidade da ação a ser tomada é simultânea ao momento de seu anúncio;

ex.: Entre sem bater! Bata antes de entrar!

O Senhor espera que entendamos que é urgente buscá-lo; o Senhor espera ainda que compreendamos que mudar de vida é algo urgente e, como tal, precisa ser feito hoje.

III) – É URGENTE CRER (11)

Neste versículo os verbos vão nos chamar a atenção, porque estão flexionados no Futuro do Presente: “...será, não voltará, fará, prosperará....”

O Futuro do Presente é o tempo verbal que indica uma situação futura certa em relação ao momento de sua anunciação; ex.: “Comerei todo o almoço com satisfação!”

Deus, a fim de fazer-se entender sem que haja quaisquer dúvidas, utiliza-se das palavras do versículo 10, para mostrar que tais coisas não podem voltar atrás após serem desencadeadas:

=> A chuva não volta ao céu, sem primeiro regar a terra, fazê-la fecundar, dar frutos e saciar ao que tem fome.

=> A Sua Palavra não pode voltar vazia; mas, antes, cumpre os Seus desígnios, fazendo conforme Sua vontade, prosperando na minha e na sua vida.

Conclusão:

Não importa a idade... Jovem ou adolescente, novo ou idoso... É urgente crermos que esta palavra é para nós!

O Senhor espera que entendamos que é urgente buscá-lo;

O Senhor espera ainda que compreendamos que mudar de vida é algo urgente e, como tal, precisa ser feito o quanto antes.

Não percamos mais esta oportunidade! Lembremo-nos do perigo de estar quase salvo.

Estar quase salvo é, com certeza, estar irremediavelmente perdido.

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 07/11/2009
Reeditado em 07/11/2009
Código do texto: T1910674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.