ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXI
NOVO TESTAMENTO

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

Marcos não integrou o grupo dos 12 apóstolos de Jesus - deveria ser bem jovem nessa época. Seu Evangelho foi escrito sob a unção do Espírito Santo aliado aos relatos de Pedro, dentre outras testemunhas oculares de Jesus. Foi discípulo de Pedro e de Paulo. Seu Evangelho é o mais breve de todos, composto de apenas 16 capítulos. O Evangelho de Marcos pertence ao grupo dos Evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. Esses livros são chamados sinóticos porque apresentam um mesmo olhar, a mesma direção e guardam muita semelhança entre si.

CAPÍTULO 01

PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA
Marcos inicia o seu Evangelho apresentando João Batista como a voz do que clama no deserto. Voz poderosa, destemida, corajosa que apavorou o rei Herodes que, num ato de extrema covardia, mandou decapitá-lo para silenciá-lo de vez.

CAPÍTULO 02

VOCAÇÃO DE MATEUS (LEVI)
É Marcos quem registra a identidade e vocação de Mateus. Por delicadeza ele o chama de Levi, filho de Alfeu, vez que Mateus era o nome pelo qual ele era identificado como o cobrador de impostos – uma figura controversa, rejeitada por muitos, por fazer tantas vezes cobranças injustas. Contudo é esse homem que ao ouvir o chamado de Jesus imediatamente deixa o seu passado e o segue.

CAPÍTULO 10

CURA DO CEGO BARTIMEU
Em Jericó um cego estava sentado à beira do caminho e, sabendo que Jesus estava passando por ali começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim". Jesus mandou chamá-lo e tão grande era a sua fé que o cego ergueu-se de um salto e foi ter com ele. Jesus perguntou: "Que queres que eu te faça?" "Mestre, que eu veja". Jesus disse-lhe: "Vai, a tua fé te salvou".
 
CAPÍTULO 16 – APARIÇÃO DE JESUS A MARIA MADALENA
Era domingo, nas primeiras horas da manhã, quando Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé foram ao sepulcro. Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, ou Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios. Não por acaso o Mestre apareceu primeiro a uma “pecadora”. Ele assim o fez para provar que não devemos julgar ninguém. Provou que Ele enxerga além do visível, que perscruta os corações. Quantos ali exteriormente eram mais “virtuosos” do que Maria Madalena?  

Encerramos o Evangelho de Marcos, um livro breve, composto apenas de 16 capítulos. No Módulo XXXII estudaremos o Evangelho de Lucas, o Médico de homens e de almas. Aliás, recomendamos a leitura da obra   MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS –Taylor Caldwell.


Boa leitura


Quarta-feira, 24 de junho de 2009.