ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXII
NOVO TESTAMENTO

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS

Lucas, autor do terceiro dos evangelhos sinóticos e dos Atos dos Apóstolos, era amigo e discípulo de Paulo. Lucas, assim como Marcos, não integrou o grupo dos 12 apóstolos de Jesus. Escreveu seu Evangelho colhendo relatos diretamente dos apóstolos e discípulos que testemunharam a vida de Jesus. Sabe-se que Lucas era culto, exercia a profissão de médico e pertencia a uma família abastada. Paulo o chamava de colaborador e de médico amado.
Dos quatro evangelistas Lucas é o meu eleito. Sua narração é densa e, por essa razão, encantadora.

CAPÍTULO 01

ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
Lucas inicia o seu evangelho noticiando um grande milagre: Isabel, que era estéril e já avançada em idade, concebeu e dela nascerá um gigante na defesa da Palavra de Deus – João Batista. É importante notar que o mesmo anjo – Gabriel – que anunciou o nascimento de Jesus, visitou Zacarias para anunciar que ele e Isabel teriam um filho. Há outra similitude entre a história de Jesus e de João: seus nomes foram escolhidos pelo anjo Gabriel. João Batista foi consagrado a Deus desde a sua concepção e transformou vidas antes mesmo de nascer. Isabel, sua mãe, ao ouvir a saudação de Maria sentiu a criança estremecer de alegria em seu seio e ficou cheia do Espírito Santo. Também Zacarias, pai de João Batista, ficou cheio do Espírito Santo logo que o menino nasceu. 
 
ANUNCIAÇÃO E NASCIMENTO DE JESUS
Maria era quase uma menina, uma adolescente de aproximadamente 16 anos quando o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe fez a mais bela saudação que alguém já ouviu: “28 Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo (...) 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33 e o seu reino não terá fim. 34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”
 
MEDITAÇÃO
Maria, apenas uma menina, diante de tamanha missão - carregar o Filho de Deus no ventre –, demonstrou coragem, determinação, fé. Ela sabia que poderia ser rejeitada por José, ser exposta à execração pública, mas não recuou, foi uma guerreira desde o primeiro momento. Ademais, vale lembrar que Maria não se fechou em sua preocupação, não! Ao contrário, esqueceu-se de si e correu apressadamente às montanhas para ajudar a sua prima Isabel que já estava no sexto mês. M A R I A, verdadeiramente Cheia de Graça.  
 
No Módulo XXXIII conheceremos um pouco mais da rica narrativa de Lucas.
 
Boa leitura
  
Quinta-feira, 25 de junho de 2009.