ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXVI
NOVO TESTAMENTO

João
, um dos 12 apóstolos de Cristo, autor do quarto Evangelho, das três Cartas endereçadas aos cristãos em geral e do último livro da Bíblia, o Apocalipse, é apontado pelos evangelistas como o discípulo que Jesus amava e, provavelmente era o mais jovem do grupo. João foi o único apóstolo que acompanhou Jesus até a morte na cruz. Foi a João que Jesus confiou a sua mãe em seu momento final na cruz. João era pescador de profissão, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, também apóstolo de Cristo. O seu evangelho difere dos outros três, chamados sinóticos ou semelhantes, em razão da sua narrativa voltada mais para o aspecto espiritual de Jesus, o mistério da encarnação.

EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

CAPÍTULO 02 - BODAS DE CANÁ

Jesus e os discípulos foram convidados para umas bodas em Caná, na Galileia. Maria, sua mãe, também estava lá. Ocorre que faltou o vinho para os convidados e Maria, sempre atenta aos problemas alheios, intercedeu pelos noivos junto a Jesus. Jesus transformou a água em vinho e esse foi infinitamente superior ao vinho oferecido no início da festa. João relata que esse foi o primeiro milagre de Jesus. Vale esclarecer que Ele o realizou atendendo a um pedido de sua mãe, Maria. 


CAPÍTULO 03 -
CONVERSA DE JESUS COM NICODEMOS
Nicodemos, príncipe dos judeus, portanto um homem de destaque político e religioso foi ter com Jesus de noite, por medo de se expor. Nicodemos reconhecia que Jesus era filho de Deus e Jesus o confunde ao dizer que quem não nascer de novo não entrará no reino dos céus. “Necessário vos é nascer de novo”.

COMENTÁRIO

Nascer de novo significa abandonar o velho jeito de ser, de pensar, de agir. Renascer uma nova criatura em Cristo, livre dos velhos hábitos que aprisionam, que impedem o crescimento espiritual.

CAPÍTULO 04 -
A SAMARITANA
Nesse capítulo é relatado o encontro de Jesus com a samaritana no poço de Jacó. Quando o Mestre lhe pede água a mulher indaga: “9 Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!... (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) 10 Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva. 11 A mulher lhe replicou: Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo... donde tens, pois, essa água viva?” Jesus lhe responde que quem beber do poço de Jacó voltará a ter sede, porém, quem beber da água que ele der jamais terá sede.  A mulher fica tomada de interesse por essa água milagrosa que lhe reduzirá o trabalho de ir ao poço todos os dias. Claro que a samaritana não compreendeu a extensão do discurso de Jesus. Ele, para testá-la, pede-lhe que chame seu marido. A samaritana é aprovada no teste da honestidade ao dizer que não tem marido. Jesus a elogia por falar a verdade e demonstra saber que ela teve cinco maridos, e o que tem agora não é dela.

COMENTÁRIO

É relevante notar como Jesus é despido de qualquer preconceito. Observem que os discípulos ficaram admirados de que o Messias estivesse falando com uma mulher. Vale lembrar que a interlocutora de Jesus, não bastasse ser mulher e samaritana – os judeus não se comunicavam com os samaritanos -, não era, para o costume da época, exemplo de virtuosidade.  O salvador não perde uma oportunidade de mostrar ao mundo que o preconceito, o espírito julgador tornam o ser humano menor, mesquinho.  Jesus realmente veio para os que precisam de salvação. Ele fez questão de conviver com os que mais necessitavam de cura espiritual. Não temeu as doenças físicas, ainda que contagiosas, como a lepra. Ele verdadeiramente conviveu no meio de todos e se mostrou acessível a todos indistintamente.

No Módulo XXXVII ainda prosseguiremos com João.


Em 29 de junho a Igreja celebra São Pedro e São Paulo.


Boa leitura


Segunda-feira, 29 de junho de 2009.