ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXVII
NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

CAPÍTULO 06

É nesse capítulo que Jesus revela: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. 36 Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes... 37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. 38 Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.”

MEDITAÇÃO

Verdadeiramente só o Senhor Jesus tem palavras de vida eterna. Que promessa maravilhosa essa em que o Salvador assegura que não deixará que nenhum de nós pereça.

CAPÍTULO 08

Os escribas e fariseus sempre zelosos da lei trouxeram até Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério. A intenção deles era fazer cumprir sem demora a lei de Moisés que condenava a infratora à morte por apedrejamento. Sabedores que eram da benevolência de Jesus pretendiam pô-lo à prova. Raça de víbora que não reconhece no Emanuel a personificação do amor, do perdão.  Jesus sabiamente indagou se algum dos presentes estava sem pecado e instigou para que o destituído de pecado  fosse o primeiro a atirar a pedra na adúltera. Mais uma vez as raposas foram enredadas na própria armadilha. Envergonhados, foram se retirando um após outro. Jesus se ergueu e vendo que a mulher estava sozinha indaga: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar. 12 Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

CAPÍTULO 11 -
RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
João relata a amizade de Jesus por Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria. Essas moças já protagonizaram um interessante diálogo com Jesus, conforme ilustrado no capítulo 10 de Lucas, que expusemos no Módulo  XXXIV.  O evangelista expõe a dor de Jesus ao saber da morte de seu amigo Lázaro. João esclarece que Maria é aquela moça que ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos, fato esse registrado em Mateus, capítulo 26, conforme descrevemos no Módulo XXX, no qual  relatamos o jantar em Betânia.  Quando Jesus chegou a Betânia já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro.  Marta, logo que soube da vinda de Jesus, correu ao seu encontro e declarou que se Ele estivesse em Betânia quando seu irmão estava doente, certamente não teria morrido. Eis a resposta de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? 27 Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.” Marta foi chamar sua irmã Maria que correu ao encontro de Jesus e lançou-se aos seus chorando. “38 Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra. 39 Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: “Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí. 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. 41 Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. 42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste. 43 Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.”

MEDITAÇÃO

João expõe com riqueza de detalhes a ressurreição de Lázaro. Jesus indaga a Maria se ela crê nisto. É importante notar como Jesus opera por meio de fé, conforme já relatamos no capítulo 9 de Mateus, Módulo XXVIII e, ao final, na cena do sepulcro, brinda-nos com uma poderosa promessa: “Se creres, verás a glória de Deus.” Só precisamos acreditar, e o resto Jesus fará em nossas vidas. Cremos em Ti, Senhor, mais aumentai a nossa fé.

No Módulo XXXVIII conheceremos mais um pouco de João.


Boa leitura.

Terça-feira, 30 de junho de 2009.