PAIS DOENTES PRODUZEM FILHOS DOENTES

Em Deuteronômio 6 Deus nos deixa algumas orientações para os pais que não desejam perder seus filhos:

6.2 Temam o SENHOR, nosso Deus, vocês, os seus filhos e os seus netos, e cumpram sempre todos os mandamentos e leis que eu lhes estou dando e assim vocês viverão muitos anos.

6.5 Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.

6.6 Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje ________________________________________

E não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.

6.13 Temam o SENHOR, seu Deus, sirvam somente a ele e jurem só pelo nome dele.

________________________________________6.14 Não adorem outros deuses, os deuses dos povos vizinhos.

6.20 —No futuro os seus filhos perguntarão: “Por que foi que o SENHOR, nosso Deus, nos deu estes mandamentos e estas leis?”

________________________________________

Aí vocês responderão: “Nós éramos escravos do rei do Egito, mas o SENHOR, com o seu grande poder, nos tirou de lá.

Grandes homens de Deus tiveram dificuldades na educação dos filhos. A Bíblia nos relata vários exemplos para que pudéssemos não cometer os mesmos erros.

Noé teve três filhos Sem, Cam e Jafé. Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou numa barraca. Cam viu que seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos. Sem e Jafé pegaram uma capa e cobriram seu pai, sem olhar a sua nudez. Noé amaldiçoou Cam por ter desonrado o pai;

Isaque amava mais Esaú porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, a mãe, preferia Jacó e o ajudou a enganar o pai para receber uma bênção que já era promessa de Deus. Teve graves conseqüências: divisão na família, ódio, tristeza, frustração, decepção, saudades;

Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Conseqüências: os seus irmãos tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele e tentaram mata-lo;

Davi foi um grande rei, mas um pai ausente, muito ocupado, omisso. covarde, não observou as necessidades dos filhos, a singularidade de cada um. Conseqüências: incesto, negligência, desprezo, ruína na família, morte, desespero. Davi nunca mais restaurou relacionamentos com seus filhos;

O sacerdote Eli mesmo sendo avisado por Deus não repreendeu seus filhos Hafni e Fineias que roubavam as ofertas de sacrifício a Deus, não respeitavam a Deus e teve como conseqüência a morte dos filhos.

Reflexão: Qual o referencial de pais que nossos jovens têm hoje? Que modelo, padrão, forma e quais mandamentos eles estão seguindo?

Pais que não temem a Deus?

Pais que não ensinam os mandamentos do Senhor?

Pais que não congregam em nenhuma igreja?

Pais que não ensinam os filhos a terem vida com Deus?

Pais que não sabem amar...?

Tudo que os filhos fazem de errado, como: beber, brigar, desrespeitar professores e colegas, intolerância no trânsito, dirigir sem CNH, agredir os pais, rivalidade entre irmãos e coisas que nem imaginamos, tudo caiu na banalidade, na normalidade.

Pais doentes...

Mãe que vive de cama dizendo para a filha de 5 anos que está com depressão, sente dores no estômago, enxaqueca, produz filha doente. Em poucos dias a criança começa a reclamar os mesmos sintomas e quando adulta somatizou tanta coisa negativa que poderá ter conseqüências como: gastrite, artrite, artrose, bronquite, diabetes, reumatismo, úlcera, medo sexual, ...podendo chegar ao câncer.

Pais que dizem que Deus e o diabo tudo é bom, depende da fé; maus conselhos, não conhecem a verdade, ensinamento errado.

Pais que oferecem seu filho como sacrifício em terreiros de macumba, acreditando ganhar algo em troca; produz filho com problemas com a sexualidade.

Pais que se separam por não respeitarem um ao outro, não honrarem o compromisso feito diante de Deus e diante dos homens por desconhecerem que o que Deus uniu o homem não separa, produz filho carente, inseguro, com sentimento de rejeição, revoltado e que provavelmente violarão seu casamento por falta de exemplo dos pais.

Estamos perdendo nossos jovens em acidentes automobilísticos, pais que choram nas madrugadas por perderem seu filho em trágicos acidentes nos finais de semana.

E como ficam as comemorações de aniversários, Natal, Ano Novo, se a família não esta completa?

Um sentimento de vazio, de perda, de fracasso ... à mesa avós, pais, filhos e netos ... um lugar está vago ... pais doentes ... não ensinam seus filhos no caminho que devem andar ... não são exemplos ... não temem ao Senhor ... ainda há tempo ...

Deboraperes
Enviado por Deboraperes em 19/11/2009
Reeditado em 14/11/2014
Código do texto: T1932354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.