EMBRIAGUES "Pedagogia de Dom Helder Câmara"

OUÇA ESTA MENSAGEM ACESSANDO O SITE: http://www.domtotal.com/multimidia/audio_video_detalhes.php?mulId=29&mulArqId=66

Certo dia provocaram na minha frente um bêbado muito inteligente. Arrasaram com ele caricaturando ainda mais a sua posição de quem já não dominava a própria inteligência e a própria censura.

Admirei-me de me receber em sua casa tão calado.

De repente, ele tomou a palavra e falou sem parar:

“Quem não se embriaga?” Há bêbado de amor divino.

Que grande bêbado do amor de Deus é São João da Cruz ou São Francisco de Assis que calou o cântico dos anjos com as harmonias que arrancou do seu violino improvisado com dois pedaços de paus.

Há bêbado do amor ao pobre. Quem não se lembra de são Vicente de Paulo, vendo no pobre, no doente, no louco, no preso, no bêêêbado, o próprio Jesus Cristo.

Há quem se embriague com a glória. Napoleão pucha um cordão sem fim de quem sonha sempre com vitórias maiores.

Há quem anda bêbado com a própria beleza. Cleópatra, ainda hoje recordamos, como Cezar e Antonio não resistiram ao seu encanto, apesar do seu nariz.

Todos nós, em volta daquele bêbado silenciamos, admirando-lhe o talento; e ele continuou sarcástico.

Há quem se embriague com a própria burrice. Voltando-se para aquele que o tinha humilhado e disse: Não é o seu caso, se fosse você teria a minha compreensão e a minha simpatia.

A sua embriagues e a pior que existe. Você se embriaga com a sua mediocridade e a mediocridade me causa náuseas. Se eu vomitar agora você vai pensar que é da minha embriagues que eu não nego e da qual me glorio. Se eu vomitar é porque caras como a sua de meio inteligente, de repetidor de lugares comuns, de medalhão cheio de páfia, revolve-me as entranhas e eu tenho que segurar meus bofes para eles não despejarem em cima de você.

Se contei a cena toda com o bêbado meu amigo, (diz Dom Helder) a intenção foi fazer pensar na pergunta com que ele levantou.

Quem não se embriaga?

É importante que cada um e cada uma tenha coragem de examinar a sério se alguma vez não se deu a alguma embriagues.

Sexo embriaga, dinheiro também, há quem se embriaga com trabalho; e trabalha, inventa trabalho, descansa trabalhando, sonha trabalhando....

Qual é a sua embriagues. Ou o seu caso é embriagues de tédio e de nada fazer ou de cansaço de viver.

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 21/11/2009
Reeditado em 21/11/2009
Código do texto: T1936117