ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XLVII
NOVO TESTAMENTO

SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS 

 
CAPÍTULO 02 - SOMOS PARA DEUS O PERFUME DE CRISTO
“Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte; para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida”.
 
CAPÍTULO 03 - O ESPÍRITO VIVIFICA
“Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. (...) Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”
 
CAPÍTULO 04 - NÃO É FÁCIL O CAMINHO DA CRUZ
“7 Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. 9 Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. 11 Estando embora vivos somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. 12 Assim em nós opera a morte, e em vós a vida. (...) Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia. 17 A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem. Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas.”

COMENTÁRIO

Verdadeiramente a palavra de Deus é um tesouro para nós, vasos de barro. Paulo faz um breve relato da dura vida dos cristãos na Igreja Primitiva. Contudo ele almeja a corroa incorruptível, a alegria verdadeira, o tempo de glória para os eleitos, um tempo que não terá fim.
 
CAPÍTULO 05 - SOMOS UMA CRIATURA NOVA EM CRISTO
“1Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu. 2 E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste (...)6 Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. (...) 17 Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” 
 
MEDITAÇÃO
Paulo não tem nenhum apego ao terreno. Seu olhar está sempre voltado para a pátria celestial. Ele anseia pelo momento em que se desnudará das vestes terrestres e será envolto em vestes celestiais. Esse apóstolo dos pagãos experimentou a transformação interior. Que também nós possamos, enfim, nos despedir dos velhos hábitos, das fraquezas várias, dos vícios que nos prendem como grilhões para ao final, em alegria, dizer que tudo se fez novo.
 
No Módulo XLVIII mergulharemos em águas mais profundas da 2ª Carta de Paulo aos Coríntios.
 
Boa leitura
 
Sexta-feira, 10 de julho de 2009.