ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XLIX
NOVO TESTAMENTO

CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS

 
CAPÍTULO 01
 “13 Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava; 14 avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça, 16 para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, imediatamente, sem consultar a ninguém, 17 sem ir a Jerusalém para ver os que eram apóstolos antes de mim, parti para a Arábia; de lá regressei a Damasco. 18 Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias”. 
 
COMENTÁRIO
Paulo sempre faz questão de lembrar o quanto a sua conversão foi gloriosa. Quando Jesus escolheu Paulo, o fez por saber o quanto ele abraçava com afinco uma causa, o quanto ele desempenhava com zelo uma missão. Assim, as características marcantes da sua personalidade  que tanto mal causaram aos cristãos, ao final foram armas poderosas a favor da Igreja.
 
CAPÍTULO 02
Nesse capítulo Paulo relata uma breve discussão com Pedro. Pedro convivia com os pagãos convertidos sem qualquer reserva. Ocorre que com a chegada de alguns da parte de Tiago, Pedro, talvez por causa das severas críticas, afastou-se dos pagãos. Paulo o criticou por essa atitude dúbia, por entender que ele deveria não fazer distinção alguma entre os pagãos e os judeus tradicionais.  Prosseguindo, eis uma bela citação desse capítulo: “19 Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. 20 Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.” 
 
CAPÍTULO 05
“16 Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. 17 Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. 18 Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20 idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21 invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22 Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23 brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. 24 Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. 26 Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós.”
 
MEDITAÇÃO
Ajudai-nos, Senhor, a conduzir nossas vidas pelo Espírito, produzindo frutos espirituais. Sabemos que os frutos do Espírito se opõem às obras da carne.
 
Com esse Módulo encerramos a Carta aos Gálatas. No Módulo L conheceremos a quinta carta de autoria de Paulo – endereçada aos cristãos de Éfeso - Carta aos Efésios.
 
Boa leitura
  
Domingo, 12 de julho de 2009.