LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 13 de Dezembro 2009

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 13/12/2009

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Irmãos e irmãs, bem-vindos ao encontro do Senhor nesta Eucaristia dominical. O terceiro Domingo do Advento, também chamado Domingo da Alegria, nos inspira felicidade pela proximidade do Natal. É com este espírito que se acende a terceira vela da coroa do Advento. Mais uma vez lembramos que hoje é o dia da coleta em favor da Evangelização, como pede a CNBB a todo o país. Que a presença do Senhor nos torne mais dóceis e solidários com os que mais sofrem e com todos os que são alvos da mensagem de Cristo, a Boa-Nova da Salvação.

Em preparação ao Natal, as atitudes concretas de justiça abrem o coração para acolher o Mes-sias. Ouçamos com atenção.

PRIMEIRA LEITURA (Sf 3,14-18a)

Leitura da profecia de Sofonias

14 Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-

te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!

15 O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos;

o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais

temerás o mal.

16 Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes

levar pelo desânimo!

17 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro

que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor;

exultará por ti, entre louvores,

18 como nos dias de festa”.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA(Fl 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses

Irmãos:

4 Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.

5 Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens!

O Senhor está próximo!

6 Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as

vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas,

acompanhadas de ação de graças.

7 E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os

vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(CD VIII, Fx 9 - HL1 P. 46)

Aleluia, aleluia! (bis)

O Espírito consagrou-me (bis)

E mandou-me anunciar (bis)

Boa Nova para os pobres! (bis)

Aleluia, aleluia! (bis)

EVANGELHO (Lc 3,10-18)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,

10 As multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?”

11 João respondia:

“Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver

comida, faça o mesmo!”

12 Foram também para o batismo cobradores de impostos,

e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?”

13 João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”.

14 Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que

devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de

ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o

vosso salário!”

15 O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no

seu íntimo se João não seria o Messias.

16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água,

mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno

de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no

Espírito Santo e no fogo.

17 Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo

no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

18 E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a

Boa- Nova.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Celebramos hoje o terceiro Domingo do Advento, e este dia também é reservado para a Coleta para a Evangelização. É dia de dar "um pouco do que temos para que o evangelho chegue a todos". É o nosso pouco se transformando em muito.

Quem conhece Jesus e vive suas Palavras, tem que viver intensamente este dia. A coleta para a evangelização é a grande oportunidade que Deus nos apresenta para assumirmos a evangelização. Nós podemos e devemos colaborar para que a Palavra de Deus chegue a todos nossos irmãos e irmãs, para que a festa da vida nunca termine.

A Palavra de Deus é Vida. A vida é uma festa e o amor é o ritmo que cadencia e embala o viver. Amar é partilhar, dividir, distribuir... é exatamente sobre essas coisas que o evangelho de hoje, nos fala. A Palavra de Deus, mesmo quando parece dura e exigente, está sempre voltada para a alegria.

João fala firme, suas palavras são dirigidas para todas as pessoas que o procuravam. Não lhe importa a classe social ou a função, fala da mesma forma para alguém do povo, para o soldado ou para o cobrador de impostos. A lei é uma só e é válida também, para o imperador.

Neste episódio, João nem falou em jejum. Ressaltou a partilha, a justiça e a caridade, como elementos fundamentais para a salvação. Aos representantes da lei, aos soldados civis e militares, ele pede que não usem de violência, que tratem os presos com naturalidade, sem maus tratos e sem torturas.

O recado de João é direto. Podemos vê-lo dizendo: "Vocês ganham para manter a lei e a segurança de todo cidadão, independente da cor do seu colarinho. Contentem-se, portanto com seus salários, vivam de forma honesta sem cobrar pela liberdade e sem extorquir o ex-prisioneiro, o perueiro ou o camelô".

Aos cobradores de impostos, João adverte que não roubem o povo, que não cobrem nada além da taxa estabelecida. João não condena a profissão, o que João condena é o abuso de poder, o descaramento de homens públicos, de auditores e fiscais que cobram propinas para cumprir suas obrigações. Agem pensando em si próprios, como se já não bastassem os pesadíssimos impostos governamentais que recaem sobre o povo.

Ao povo e para cada um de nós, a mensagem de João pode ser traduzida assim: Lembre-se do próximo. Por que manter aquele mundo de agasalhos no guarda roupas e nas gavetas, embolorando, cheirando "naftalina" e correndo o risco de serem corroídos pelas traças? Provavelmente nunca serão utilizados, enquanto milhares morrem de frio.

João diria ainda: Com a comida faça o mesmo! Distribua, divida, lembre-se daqueles que passam fome. Ouça o clamor dos indigentes e abandonados. Lembre-se que famílias inteiras tentam tirar do lixão o seu sustento.

Diante da pergunta: o que devemos fazer? João nos deixa esta resposta: Aquele que lutar por mudanças, viver a justiça e a caridade, já tem seu lugar reservado como o trigo no celeiro. Em compensação, quem fechar seus olhos para essas coisas, vai arder como palha no fogo que não se apaga.

jorgelorente@ig.com.br - 13/dezembro/2009

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 07/12/2009
Reeditado em 08/12/2009
Código do texto: T1964568