PÉROLAS ESQUECIDAS - por SolBatt

ENSINO RELIGIOSO

PROF. SOLANGE

PÉROLAS ESQUECIDAS

Dá o que podes, como podes e quanto possas, em benefício dos outros, mas recorda sempre essas pérolas esquecidas....

O timbre de voz fraterna com quem ainda não simpatizas... O sorriso acolhedor para a visita inesperada.... O minuto de boa vontade no esclarecimento amigo.... A simples conversação reconfortante com a pessoa cuja presença te desagrada... O silêncio generoso ante a provocação daqueles que ainda não te compreendem.... A insignificante gentileza na via pública.... A referencia construtiva em favor dos ausentes.... O serviço singelo aos desconhecidos.... A oração aos adversários.... A consideração para com os mais velhos.... o amparo à criança... A ligeira visita aos doentes... O bilhete afetuoso ao irmão necessitado de bom animo... O carinho em casa.... O socorro aos desalentados.... A palavra otimista para quem te ouve... A leitura edificante.... O respeito às situações que não conheces.... O auxílio à natureza.... A cooperação desinteressada no bem... Não te afaste do abençoado serviço a todos. Os pequeninos gestos espontâneos da verdadeira fraternidade são alicerces seguros na construção do Reino de paz e amor.

Distribui o texto acima para meus alunos, que leram, refletiram e dialogaram na turma.

Depois, solicitei que cada um pensasse e escrevesse numa folha de caderno as boas ações que pretende cultivar no decorrer do mês.

Como tema, deveriam reler o que escreveram, o texto pérolas esquecidas e marcar no caderno as boas ações realizadas.