ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO LX
NOVO TESTAMENTO

PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO
Pedro, filho de Jonas e irmão de André, foi o primeiro apóstolo escolhido por Jesus. Pescador de profissão, esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Impulsivo e em princípio fraco na fé, chegou a negar Jesus três vezes. Contudo, como uma espécie de reparação, também foi ele quem confessou por três vezes publicamente que amava Jesus. Pregou no dia de Pentecostes para quase três mil pessoas de maneira destemida e converteu uma multidão. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que Marcos escrevesse seu Evangelho. Pedro, um homem simples, sem cultura, recebeu de Jesus as chaves do céu e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Daí a origem do nome PAPA – Pedro, Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos. “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19). Foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, morrendo em Roma, no império de Nero, que o crucificou de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus. É festejado no dia 29 de junho.
 
CAPÍTULO 01
Nesse capítulo Pedro faz uma exortação à santidade: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lev 11,44).”
 
CAPÍTULO 02
Pedro sinaliza para o poder do exemplo: “Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma. Comportai-vos nobremente entre os pagãos. (...) Esta é a vontade de Deus que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos. (...) Se educados para com todos, amai os irmãos, temei a Deus, respeitai o rei.”

CAPÍTULO 03 -
REFREAR A MALEDICÊNCIA
“Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga.”

CAPÍTULO 04 -
O CRISTÃO DEVE PRATICA A CARIDADE
“O fim de todas as coisas está próximo. Sede, portanto, prudentes e vigia na oração. Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre uma multidão dos pecados (Prov. 10,12).”
 
CAPÍTULO 05 - VIGILÂNCIA CONSTANTE PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO
“Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé.” 
 
SEGUNDA CARTA DE SÃO PEDRO
Pedro inicia essa correspondência informando que utilizará todo o tempo que lhe resta orientando, ensinando, admoestando por consciência de dever, e com a tranquilidade dos que já não têm apego ao templo carnal (vida terrestre) declara que em breve terá de deixá-los porque assim o Senhor o fez conhecer. Quanta proximidade com Deus, quanta ternura e certeza do encontro com o amigo querido, de caminhada tão difícil.
 
CAPÍTULO 01
“Esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé, a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade.

CAPÍTULO 03

Prossegue Pedro anunciando que o tempo de Deus segue um calendário próprio, diverso do nosso, visto que “um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Nesse Módulo encerramos o estudo acerca das duas Cartas de Pedro. No Módulo LXI iniciaremos o estudo sobre as Cartas de São João.  
Recomendamos a Liturgia Diária para 23 de julho, Mateus, capítulo 13, versículos 10 a 17.
 
Boa leitura
 
Quinta-feira, 23 de julho de 2009.