2010: ANO DE PROMESSAS, NÃO NOS ESQUEÇAMOS DAS PROMESSAS DE DEUS

O ano de 2010 é o ano da promessa, quer dizer: das promessas. São promessas de ser melhor que o governo anterior, de fazer isso e aquilo. Promessas de granjear mais um título esportivo. Promessas de ganhar um milhão de reais em um jogo pernicioso onde pessoas fúteis se envolvem em trapaças, mentiras, prostituição, enganam-se e são enganadas, se digladiam, em nome de uma fama relâmpago: num momento, famosos, noutro, anônimos, como antes (talvez dure alguns meses ainda, dando entrevista no programa do maior entrevistador –maior no sentido amplo da palavra, o cara é imenso- que mal faz uma pergunta embute outra e quanto o entrevistado começa responder a primeira já inicia uma terceira, até parece carro de corrida – e após a bandeirada é preciso ir para o tira-teima pra saber quem chegou à frente; ou pousando nu ou nua para alguma revista).

Nunca se viu na história da tevê brasileira tanta baixaria, vulgaridade, desvalorização do ser humano em busca de dinheiro, fama seja lá o que for.

Nos últimos anos a família que faz da tevê seu passa-tempo maior tem deixado entrar em seus lares todo tipo de imundícia: ritos religiosos que invocam desde “espíritos do bem” a “espíritos do mal”; homossexualidade descarada; adoção de criança por casais homossexuais, senas “românticas” de tais “casais”; sem falar em triângulos amorosos... Tudo isso em nome de uma “mente aberta” na tentativa de perverter os valores sócio-religiosos, fazendo mal por bem e vice-versa. O que era errado (feio) hoje é o correto e qualquer opinião contrária é PRECONCEITO, passivo de processo.

Digam o que quiser. Chame-me de preconceituoso, careta, babaca, quadrado, radical... Olhem para a bíblia. Sério olhe para seu aspecto. Qual é a sua forma geométrica? Quadrada, retangular, quadrilátero, certo? Hãm... Radical, eu? Você já leu o que diz a bíblia? Ela diz, quer dizer Jesus disse e está registrado nela, que quem não nascer da água e do espírito não poderá entrar no reino de Deus (João 3), diz ainda que a recompensa pelo pecado é a morte (Romanos 6-23). E ai, quem é radical? O que é ser radical?

Ela diz ainda que o pecado faz separação entre nós e Deus, pois todos pecamos (toda a humanidade pecou) e separados estamos da presença de Deus (Rm 3-23).

Mas acima de qualquer radicalidade, acima de qualquer promessa falível do ser humano, existem as promessas e o amor de Deus. Os políticos prometem coisas que nem sempre cumprem. No esporte, tal como a roda-gigante, num momento encima noutro embaixo. Promessas de fidelidade que é quebrada ao acessar a internet, ao assistir um filme ou novela, ao olhar para a vizinha (ou vinzinho), ao idealizar um supercônjuge que só existe na cabeça do idealizador... Promessa de (as)sumir caso pinte uma gravidez e, plim (como num passe de mágica), o mais próximo que você o encontrará será no Estado da Rondônia em uma fazenda escondida de tudo e de todos, com a cabeça raspada e a barba cultivada, para não ser reconhecido e ter que assumir a gravidez, o filho.

Seres humanos: falhos e previsíveis.

Deus: amor, promessas que transpõe as barreiras do impossível, fazendo-se possível. Infalível.

Certo dia eu abri a bíblia e estava em letras garrafais: “para onde me irei do teu Espírito? Ou para onde fugirei de sua face”; a partir daí percebi que vivo num programa maior que o “BBB”, onde não importa o que faço há sempre alguém me espiando, por dentro e por fora, e que pode, a qualquer momento, me mandar pro “paredão” e me eliminar da “casa”, da vida.

Percebi que os conhecimentos de Deus são maiores que minha torpe ignorância da realidade, meus conhecimentos não passam de uma matrix, longe do mundo real, da vida espiritual. Não importa quantas vezes consulte o “oráculo”, ou quantas pílulas da realidade “Morfeu” ou o traficante da esquina me dê para tomar, sempre ficarei aquém do conhecimento de Deus. São elevadíssimos, leia o Salmo 139 e tente entrar no pensamento do salmista, tente entender seus pensamentos e você concordará comigo.

Mas o que me faz sentir feliz como “pinto no lixo” é saber que mesmo Deus sendo 100% justiça, também é na mesma proporção em amor. Uma qualidade não elimina outra, ao contrário, reforça-a. Se ele disse que a recompensa pelo pecado é a morte, ele também diz que o presente vindo de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo (Rm 6-23). E que, sendo um presente, não precisamos subir escadarias de joelhos, deixar cabelo crescer, ou qualquer outro tipo de promessa, penitência ou caridade, mas de graça. Graça, sabe o que significa? É mais que podemos imaginar.

Dizem que na cultura judaica, nos tempos de Jesus, quando uma pessoa devia alguma quantia, e não pudesse pagar no prazo determinado, essa pessoa era presa e numa praça, em um tronco, pendurava-se uma placa com o nome do devedor e o valor da dívida. Os membros da família eram vendidos como escravos, a casa, mobília, o que tivesse, até que a dívida fosse paga. Quando se pagava a divida eles libertavam o prisioneiro e escrevia na placa uma expressão que é equivalente à “está pago”. Foi essa mesma expressão que Jesus usou ao suspirar lá na cruz.

“Está pago”! O que o pecado exige Jesus pagou.

Isso é graça. É algo que não há merecimento. Deus nos ama não por que somos bons. Não somos bons. Ele nos ama por que ele é “amor“, ele mesmo é a expressão exata do que seja amor. Digam os poetas que “bateu o amor à porta da loucura”, quem explica esse amor? Como explicar? Ninguém matou Jesus. Ele se entregou por que nos ama. Por que te ama.

Meu querido, minha querida, você não precisa acreditar nas promessas dos políticos (às vezes nem deve, para não se frustrar), não precisa acreditar em nenhuma promessa. Mas acima de tudo não se esqueça...

... Que filtro solar o quê? Tem coisa melhor... Não se esqueça: Deus tem promessas para nação, para igreja e especialmente para você: “ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã” (Isaias 1-18). Ainda que seu pecado seja enraizado na sua vida, ainda que o pecado tenha deixado marcas profundas em seu coração, Ele o limpará.

Tem mais: “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10-28). Leia novamente: “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão”. Você entende isso? Ele te dá vida eterna, você não precisará ir para o inferno! Isso não é maravilhoso?!

Deus, então, coloca diante de você duas escolhas:

A primeira é: continuar vivendo no paredão, podendo ser eliminado (a) a qualquer momento não levando nada, não recebendo nada, indo para o mundo dos esquecidos (o inferno), ou, sei lá, continuar na “casa”, mas continuar vivendo a amargura de uma vida vazia e sem Deus, marcada pelos traumas do passado ou; a segunda: receber o presente de graça (parece redundante, não é? mas explico: presente, automaticamente é de graça, você não precisa pagar, nada de sacrifícios, falei alguns parágrafos acima, não se paga presente, se o fizer você ofende a pessoa que presenteou, pense assim, estou ganhando um carro de ultima linha com toda tecnologia existente e “pago” com um presente adquirido na loja de um e noventa e nove –um tanto injusto!; graça, um favor que não merecemos) então, recapitulando... Receber o presente, de graça, de sair dessa “casa” medíocre e corruptível para ir à outra casa, incorruptível, recebendo mais que um milhão, recebendo a vida eterna na presença de Deus.

Uma coisa que Deus não fará, NUNCA, é interferir na sua escolha. Ele te deu este poder: você é livre para escolher. Quando você escolhe Deus se cala. Foi você quem escolheu. Mas ele aconselha, ele diz: “ponho diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida...” (Deuteronômio 30-15). ESCOLHA A VIDA.

Eis, então, a grande promessa:

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14: 2-3).

Creia nisso.