Reflexão para a Vigília da 5ª feira

27/07/2006 - Jr 2,1-3.7-8.12-13 / Sl 35(36),6-7ab.8-9.10-11/ M 13,10-17.

Na 1ª leitura da liturgia de hoje o profeta Jeremias fala da queixa de Deus contra o seu povo. Ele manda que o profeta grite e provoque a atenção do povo que havia tomado outra direção e lhe era infiel, fazendo tudo que O desagradava. Os sacerdotes lhe viraram as costas, os profetas falavam em nome de outros deuses. Haviam abandonado o Senhor, a FONTE DE ÁGUA VIVA , A FONTE DA VIDA como diz o refrão do salmo para cavar cisternas defeituosas e contaminadas.

O povo cometeu duplo pecado, disse o Senhor: 1º abandonou a MIM ; 2º preferiu cavar cisternas defeituosas que não podem reter água .

Esta profecia está acontecendo agora, no nosso tempo. O nosso povo abandona Jesus, O SALVADOR, JESUS SACRAMENTADO no sacrário e vai a procura de falsos deuses. Confia em pedra (que transmite energia), planta (que protege de mau olhado), guru ( que orienta), pai de santo (que cura e liberta), enfim corre atrás de coisas que de nada servem abandonando o Deus verdadeiro que morreu na cruz por amor a nós , para trazer a SALVAÇÃO.

O povo deixa a Igreja fundada há 2000 anos por Jesus e confiada aos apóstolos e vai a busca de qualquer garagem aberta ontem, sem saber sua origem apenas por que lhe faz inúmeras promessas, principalmente de prosperidade, de vida mais fácil, sem sofrimento, e tantas outras coisas materiais, já que a salvação já está garantida.

A nossa Igreja já passou por todos os Impérios poderosos e continua viva, enquanto eles se foram .Ela permanece firme, fiel ao Senhor, permanece Una, sem divisões por que é assistida pelo próprio Jesus que disse: “Estarei convosco até a consumação dos séculos”.

Nos diz Evangelho de hoje que Jesus usava uma linguagem conhecida do povo para facilitar o entendimento da Palavra de Deus. Ele recorria também às Escrituras. Desta vez cita o profeta Isaias no Capítulo 6 versículos de 9 a 10 que prediz o fracasso do profeta por culpa dos ouvintes que estão de olhos e ouvidos fechados, de corações endurecidos, de mentes insensíveis.Mas mesmo prevendo um resultado negativo, nós, famílias cristãs, como o profeta, não podemos calar, pois somos enviados por Deus para anunciar a Boa Nova e denunciar as injustças, desde que a denúncia tenha uma intenção salvadora.

Ver o Messias, ouvir sua mensagem era o anseio dos antigos.E Deus se dá a conhecer através do FILHO aos discípulos, aos que O acolheram. Foram felizes porque O viram, O ouviram. Também nós somos felizes, hoje, por que temos a graça de conhece-LO. Por causa da nossa fé podemos ouvi-LO através, principalmente, da sua Palavra escrita pelos evangelistas, vê-LO embora de uma forma sacramental. Escutamos e vemos com o coração. E devemos passar a viver mostrando nossa fé pelas obras . Por isso devemos ser seus instrumentos de anunciação, de evangelização.

Está ai a grande oportunidade de servir ao Senhor: trabalhando e orando pelo 16º Encontro de Casais com Cristo.É um privilégio, mas é também uma grande responsabilidade.

O próprio Jesus nos diz , no Evangelho de hoje, que quando usamos os dons, temos a graça de crescer mais ainda e se não os usamos perdemos a graça. Ele nos tira – a e passa aos que estão disponíveis a servir.

É preciso firmar a confiança no Senhor Jesus que nos ama a ponto de querer ficar num pedaço de pão para nos alimentar, para permanecer conosco. Nosso olhar deve estar voltado para o Senhor que muitas vezes fica horas e horas no sacrário sozinho, esperando uma visita nossa.Nele está a fonte de água viva onde se pode beber e sair saciado. Há muita água; não há necessidade de cavar nossas próprias cisternas e nem de ir a busca de cisternas defeituosas cavadas por humanos, por pecadores, que nos oferecem águas contaminadas.

VOLTEMO-NOS PARA E ENTRADA E ACOLHAMOS JESUS QUE VEM PARA NOS VISITAR E TER UNS MOMENTOS DE DÁLOGO CONOSCO.