ELLEN WHITE REALMENTE PALAGIOU?

Abaixo segue resposta do jornalista Leandro Soares de Quadros no link http://www.novotempo.org.br/advir/?p=2494 às argumentações do pastor Natanael Rinaldi, do CACP - Centro Apologético Cristão de Pesquisas, do link http://www.cacp.org.br/index.html, o qual se ocupa em perverter os escritos da irmã Ellen Gold White com vistas em sustentar a afirmação improcedente de que essa notada escritora da Igreja Adventista do Sétimo Dia cometeu plágio em seus mais de oitenta mil manuscritos, dos quais muitos foram transformados em livros nos últimos 150 anos.

Em sua argumentação, o Jornalista Leandro Quadros destacou seus argumentos dos do pastor Natanael grifando os textos deste entre aspas, abrindo sua arguição justamente com uma citação do pastor Natanael e as tais citações foram simplesmente copiadas e coladas (acrescidas de aspas com o fim de destacar) para que o leitor possa julgar por si mesmo e tirar suas próprias conclusões.

Boa Leitura!

Wilson do Amaral

Segue a citação do pastor Rinaldi:

“Agora Walter Rea descobriu que os livros os tais livros inspirados da pena de EGW não passam de plágios. Seriam mesmo “revelações divinas da verdade”? Você crê nisso, amigo Leandro? E é isso o que está sendo ensinado nas faculdades teológicas adventistas com a apostila de “Orientação Profética – No Movimento Adventista.” Coitados dos futuros pastores… Serão mais conhecidos como discípulos da Sra. White do que discípulos de Jesus.”

Quanto a Walter Rea, preciso lhe informar que o impacto do livro dele (“The White Lie”) não foi significativo na nossa igreja, mesmo a organização tendo contratado um advogado especialista em direitos autorais (não para dedicar tempo em se preocupar apenas com Rea). O advogado contratado NÃO ERA ADVENTISTA e foi considerado um dos mais especializados na área de direitos autorais. Após análise extensa dos livros de Ellen White ELE CONCLUIU QUE ELA NÃO PLAGIOU E NEM MESMO AGIU CONTRA AS LEIS VIGENTES NA ÉPOCA DELA. É bom estar informado disso para que não continue falando coisas inverídicas às pessoas por meio de seus artigos (que no ano que vem refutarei todos. Um já está disponível; os outros, em processo…) no ICP e no CACP.

E, para provar que o livro de Rea não teve a repercussão que muitos irmãos evangélicos apologistas dizem – eis a citação do livro A mão de Deus ao leme (Casa Publicadora, 1985), do Pr. Enoch de Oliveira:

“… além de alguma repercussão lograda em alguns diários e publicações especializadas, o impacto logrado por Walter Rea sobre a Igreja foi insignificante e inexpressivo”.

O livro supracitado é fidedigno e foi elaborado com dedicação e conhecimento de causa POR ALGUÉM QUE CONHECE a história do adventismo.

As acusações de plágio foram refutadas há muitos anos e não vejo motivos para trazer à tona esse tipo de coisa. Nenhum autor em qualquer lugar do planeta processou ou ameaçou processar Ellen White pelo uso de citações. Nos dias deles era até um privilégio um citar o outro.

Não negamos que Ellen White tenha feito uso de outros autores. O que discordamos é do modelo de inspiração adotado no meio evangélico de que um profeta não pode fazer uso de boas fontes. Se ela for “plagiadora” por citar autores que o Espírito Santo selecionou, então Judas também foi um plagiador, pois em Judas 1:14, 15 ele citou um trecho de I Enoque (fonte que nem é cristã!) e em Judas 1:9, fez menção a obra Assunção de Moisés. Perceba que as mesmas críticas atribuídas à Ellen White podem ser direcionadas aos escritores bíblicos.

Um tiro no próprio pé

Se ela fosse uma plagiadora, por que ela fazia citações de obras clássicas que estavam na biblioteca dos próprios irmãos da igreja? “D’ Aubigne, Wylie, Conybeare e Howson, e Geikie eram nomes familiares para muitos adventistas” (101 Respostas a Perguntas do Dr. Ford, p. 91).

“No Signs of the times de 22 de fevereiro de 1883 ela recomendou o volume de Conybeare e Howson aos leitores do Signs como um ‘livro de grande mérito’. Nesse mesmo ano 2000 cópias do livro Conybeare e Howson foram gratuitamente distribuídas como prêmios aos assinantes do Signs…” (Ibidem).

Pastor Rinaldi: se ela tivesse sido uma plagiadora desonesta como o senhor diz, não estaria dando um “tiro no próprio pé” ao recomendar que as pessoas lessem os livros de onde ela tirou citações importantes para aclarar verdades de Deus?

Leandro Quadros