ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO LXI
NOVO TESTAMENTO

PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO


João
foi um dos 12 apóstolos de Cristo, autor do quarto evangelho, das três Cartas e do Livro do Apocalipse. É conhecido como o discípulo que Jesus amava e foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a morte na cruz, ao lado de sua mãe, Maria, cheia de graça. Foi a esse apóstolo que Jesus em seu momento derradeiro na cruz, lhe foi confiou a nobre missão de cuidar de sua mãe, Maria de tantas dores. Profissão: pescador. Filiação: Zebedeu e Salomé, uma das mulheres que auxiliavam os discípulos de Jesus. Juntamente Tiago, o Maior, seu irmão mais velho, foi convidado a seguir Jesus logo depois de Pedro e André. João era um dos mais jovens apóstolos de Cristo e teve o privilégio de juntamente com seu irmão, Pedro e André, participar do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus na montanha e sua angústia no Getsêmani. Escreveu o Quarto Evangelho, o último dos Evangelhos canônicos, e as Epístolas, três cartas aos cristãos em geral. Durante o governo de Domiciano (81-96), foi exilado (93-97) na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final. O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narração destaca o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação: o verbo que se fez carne e habitou entre nós.

CAPÍTULO 01
“Deus é luz e nele não há treva alguma. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado. (...) Se reconhecemos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.”

CAPÍTULO 02
“Se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Eis como sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não esta nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele. E aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu. (...) Aquele que diz estar na luz e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.”
  
CAPÍTULO 03
“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.”

CAPÍTULO 04
“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (...) No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. (...) Se alguém disser: ‘amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus ame também a seu irmão.”

CAPÍTULO 05
“Todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

SEGUNDA CARTA DE SÃO JOÃO
Esta carta assemelha-se mais a um bilhete em vista do seu texto sucinto. Nessa carta João roga aos irmãos que pratiquem a caridade, se acautelem dos falsos profetas e, por fim, conclui que “apesar de ter muitas coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita.”

TERCEIRA CARTA DE SÃO JOÃO
Também essa carta é composta de um texto breve, endereçado a Gaio, um discípulo de João que cresce espiritualmente dia após dia. João censura Diótrefes, um irmão que se desvirtuou e, agora, vive “espalhando contra nós coisas más.” O apóstolo justifica o seu texto breve lembrando que logo encontrará Gaio e, assim, falará de viva voz tudo o que é preciso para o crescimento espiritual.

Nesse Módulo encerramos o estudo acerca das três Cartas de João. No Módulo LXII estudaremos a breve Carta de São Judas.       

Boa leitura

24 de julho de 2009.