Baixo Auto-Estima

Texto:

Jeremias 20:14-18. Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe! Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho! Alegrando-o com isso grandemente. Seja esse homem como as cidades que o SENHOR, sem ter compaixão, destruiu; ouça ele clamor pela manhã e ao meio-dia, alarido. Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpetuamente? Por que saí do ventre materno tão-somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias?

Introdução:

Nos últimos tempos temos visto pessoas mergulhadas em baixo-estima. Numa época a onde a auto-estima é extremamente exigida para conseguirmos melhoria de vida, mas a baixo-estima tem vencido a muitos que precisam vencer no seu dia a dia.

A baixo-estima é um estado a onde o vitimado sofre de uma falta de amor por si mesmo, e com isto alcança a tristeza e a derrota interior, o segredo para vencer é primeiro vencer a si mesmo, inclusive as suas emoções, ou ausência delas.

No texto escolhido para a nossa reflexão, lemos palavras do profeta anoso testamentário Jeremias. Estas palavras são de alguém que esta num quadro de baixo-estima há tempos, devido a grandes percas e a esperança demorada. Leia o texto e observe que a baixo-estima é tanta que ele deseja nem ter nascido, e amaldiçoa a todos envolvidos em seu nascimento, inclusive até aquele que levou as novas para o seu pai, mas por que ele chegou a este ponto? O que aconteceu em sua história para declamar tais palavras? Vamos ver de maneira breve que houve Jeremias.

Profeta nascido em família de sacerdotes, da cidade de Anatote. Foi chamado ao ministério profético através de uma visão (#Jr 1.4-10). Profetizou durante 40 anos, nos reinados dos cinco últimos reis de Judá (627 a 587 a.C.). As autoridades não recebiam bem as suas mensagens. Jeremias foi rejeitado, perseguido e preso. Alguns episódios de sua vida estão narrados no seu livro (Jr 26; 28; 32; 35-43). Nabucodonosor cuidou dele depois da destruição de Jerusalém, tal destruição provocou nele um sentimento de inutilidade (#Jr 39.11-12). Foi forçado a ir para o Egito (#Jr 43.6-7) e lá, em adiantada velhice, morreu, rejeitado pelo seu povo, e mal desejado por profetizar a verdade.

Através dos sofrimentos da vida de Jeremias pode ver que qualquer pessoa pode chegar a um quadro de baixo-estima por vários motivos e razões, na vida deste homem, vimos ele sendo rejeitado, quando também nos sentimos sois, abandonado, nos deixa cabisbaixo sem alegria de viver; um outro fator é ser perseguido, a perseguição pode ser estimulada por diferentes motivos, mas sempre causa no perseguido um sentimento de injustiça, isto também provoca baixo-estima; e vimos ainda na vida do profeta que ele acaba sendo preso sem cometer erro algum, mas existem vário tipos de prisões aonde podem ser piores que presídios construídos de concreto; Jeremias também foi forçado a fazer algo que não queria, a ir para um lugar que não o agradava, quantas vezes acontece isto conosco ficamos em estado de tristeza profunda por estarmos em um lugar que não o que queríamos. Estes fatos contribuíram grandemente com a baixo-estima de Jeremias, e alguns destes, poderiam estar também contribuindo com a sua baixo-estima também.

Vimos que todo ser humano é um amante da sua vida, por várias situações ele começa a acreditar que ele perdeu o amor pela sua vida, mas isto é impossível, pois todos nós somos vitoriosos, não podemos esquecer nunca jamais quem somos, e de nossa história de conquistas indubitáveis, conquistas que se apagarão de nossa mente e que iremos trazer átona nesta reflexão.

1) A Rejeição:

A rejeição faz parte da vida, mas é difícil lidar com ela, pessoas morrem por serem rejeitadas em sua trajetória. Quando uma pessoa é rejeitada ela sofre porque não tem com que desabafar, este sentimento é bem expressado em uns dos versos dos Salmos 69:20 O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei. É incrível como uma pessoa pode se abater diante da rejeição, o salmista usa a palavra opróbrio, que nos passa a idéia de um estado de profundo rebaixamento, desonra e vergonha, que é o sentimento que teve outro personagem Bíblico de nome Jó (Jó 19:5 Vocês pensam que são melhores do que eu e acham que a minha desgraça prova que sou culpado.). O opróbrio vem através do insulto à alma do que recebe, e isto o faz ficar num quadro baixo-estima, e se acha incapaz de ser um vencedor.

Mas quando nos recordamos de quem somos podemos ver que sempre fomos vencedores é porque em muitas lembranças esquecemos das essenciais, a Santa Escritura nos ensina algo muito importante para nossa vida (Lamentações 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.) no livro que relata as diversas tristezas de Jeremias ele expressa um desejo maravilhoso para os que estão numa situação de abatimento, que é o de trazer a memória os que pode trazer esperança, numa situação a onde você está sendo rejeitado, você não pode rejeitar a si mesmo jamais. Você é um ser incrível que venceu para estar vivo.

Você não se lembra, mas foi participante do concurso, mas concorrido da história a onde teve de correr como milhões de participantes, e sabe qual era o seu prêmio, era a sua vida. Nunca o fracasso bateu tão próximo de você, porque todos os participantes eram extremamente preparados, e você, é você, foi o grande vencedor. Mas que corrida foi esta, foi à corrida dos espermatozóides para chegar até o óvulo para o fecundar, você venceu esta corrida se não, você não estaria aqui hoje.

Você venceu porque o único que não podia te rejeitar estava ao seu lado te elegendo, te escolhendo (Efésios 1:4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor), Ele te amou antes de todos e sempre esteve consigo, mesmo nos momentos de grande angustia quando todos te rejeitaram, Deus ouviu a tua voz e te amparou em colo (Salmos 91:15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.), você nunca esteve só na sua angústia, pode ter faltado na sua vida à lembrança de um pai, a lembrança de uma mãe, mas nunca faltará a lembrança de Deus em seu viver (Isaías 49:15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.), a atenção de Deus na sua vida supera toda rejeição sofrida nela inteira. Por este motivo foi que você venceu o maior concurso de sua vida, tu és um escolhido e amado de Deus, não há razão para se sentir rejeitado. Mesmo que pareça que está sendo perseguido pelo inimigo que se apresenta mais poderoso que vós, mas, contudo nunca estarás só, pois o Criador estará sempre consigo.

2) A Perseguição:

É difícil fazer algo, sonhar e até mesmo viver se estamos sendo perseguidos por alguém, ou por alguma coisa; a perseguição estabelece na vida de quem a recebe um estado de pressão muito forte, a pessoa fica atormentada e em muitas ocasiões o desespero é nítido. A perseguição pode acontecer de várias maneiras e formas, mas o resultado dela é sempre o de provocar a baixo-estima. Nas Escrituras Santas, vêem varias perseguições a várias pessoas e podemos hoje ver como estas pessoas venceram tais perseguições, vamos juntos meditar em alguns exemplos.

Uma das mais terríveis perseguições da Bíblia é a perseguição sofrida por David pelo rei Saul, estas nas Escrituras com certeza expressa bem o que é uma perseguição, como ela geralmente começa, o que ela faz na vida do perseguido e como geralmente termina uma perseguição quando o perseguido age com sabedoria e prudência.

Davi era um jovem homem, quando Saul o conheceu, e David demonstrou ser um ser magnífico cheio de graça, e de uma coragem que era movida pela sua fé em Deus magnífica, este encontro ocorreu quando Israel estava sendo ameaçado pelos filisteus, que tinha um guerreiro fortíssimo, grande (1 Samuel 17:4 Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.), que desafiava o exército de Israel para que um soldado fosse a lutar contra ele (1 Samuel 17:10 Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.), mas em Israel não havia homem tão forte quanto ele, parecia ser o fim daquele povo, haja vista que o guerreiro derrotado era representante da derrota de um povo inteiro, o povo e seu rei temeram muito e travaram diante deste grande desafio (1 Samuel 17:11 Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.).

Então vem David levando mantimentos para seus irmãos, ele ficou em casa, pois era o mais jovem de sua casa, e ouviu o gigante gritar e afrontar a todo o exército de Israel (1 Samuel 17:23 Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.), David é tomado por um espírito aguerrido e se oferece a lutar, e o resultado é que ele foi vitorioso (1 Samuel 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.) e gozou da gratidão de Saul (1 Samuel 18: 5 Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul.).

Na nossa vida também temos momentos em que a nossa vitória é mais a vitória de todos do que para nós mesmos, quando David ganhou o Golias, não foi ele apenas que venceu, mas sim todo o povo de Israel, e em especial o seu rei, Saul, mas David continuou a fazer proezas e o seu nome crescia cada vez mais, o reconhecimento do povo era incrível, fora o respeito do exército do reino (1 Samuel 18:5-7 Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul. Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.), era o motivo pelo qual começou a perseguição.

Quando vemos pessoas a passarem por perseguições, esta perseguição em suma é despertada pela a inveja, a inveja é o sentimento dos incompetentes e daqueles que sentem medo de perder o que eles pensam que tem, isto foi o que ocorreu com o rei Saul, um sentimento voraz de inveja contra David (1 Samuel 18:8-9 Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares as deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?), é incrível que uma pessoa que só vez coisas boas sofra tamanha raiva, Saul então desse dia em diante perseguiria David (1 Samuel 18:9 Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.).

É, ao ser perseguido, David fugiu e sofreu com isto, teve baixo-estima e declarou isto em vários poemas seus, expressando a dor de sua alma (Salmos 17:9 dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte; Salmos 17:11 andam agora cercando os nossos passos e fixam em nós os olhos para nos deitar por terra.), toda pessoa que sofre grande perseguição tem em si que a sua situação é de desespero, pois ela está cercada como um peixe esta cercado pela rede do pescador. A sensação de uma pessoa que sofre baixo-estima por perseguição e de que os seus perseguidores são muitos, mais fortes do ele (Salmos 22:16 Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.).

Esta situação é muito difícil, é como está escrava em si mesmo, uma escravidão que é comparada com a que os Africanos sofreram em nosso país na época da escravatura, a onde muitos mergulhavam nas praias Brasileiras na esperança de atravessar o Oceano Atlântico e chegar ao continente a aonde eles eram livres, mas nenhum deles conseguiam. A baixo-estima provocada pela perseguição é um oceano, que ao contrário dos escravos Africanos que não conseguiam passar para o outro lado, você conseguirá nadar e chegar ao outro lado porque você é o maior nadador da história.

Sim no útero de sua mãe você nadou mais de 8 milhões de quilometro para alcançar o óvulo, sem ajuda de nada, apenas você, um vencedor, uma pessoa que sem dúvida estava ali para vencer, e que não deixou se cansar, este é você, você é mesmo. Hoje você se encontra cansado de baixo-estima devido a perseguições e com muito medo de ir até ao fim nesta caminhada, siga enfrente não desiste de você devido aos que te perseguem, você vai conseguir. Na história Bíblica que meditamos David conseguiu, Saul desistiu de perseguí-lo e se matou mais à frente. Mais uma vez te digo não desista, deixe que os que te perseguem se cansem e desistam de você.

3) Situações contrárias:

Todos nós já passamos por situações contrárias a que não queríamos, e isto é triste e delicado para a nossa alma. Às vezes não nos damos conta que estamos numa destas situações, é só quando vem a baixo-estima é que despertamos para isto, e nos deparamos com uma montanha a transpor. Jeremias, o profeta que citamos a inicio, também vivia em uma situação contrária, ele sofria pela situação de seu povo (Jeremias 4:19 Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra.), talvez viver uma situação contrária seja realmente muito difícil, e seus resultados podemos ver na vida de Jeremias.

Jeremias sofreu por de mais, ele profetizava, ou seja, falava para que o povo não alcançasse o sofrer devido ao seu erro, mas o povo não lhe deu ouvido e aconteceu o que Jeremias predizia, e todos sofrerão. Nesta triste história podemos ver o efeito devastador que a baixo-estima provocada nestes casos pode resultar.

O primeiro instante da baixo-estima neste instante é a tristeza incontrolável, a pessoa além de estar sem estima, não tem prazer na vida que esta vivendo, Jeremias declara (Jeremias 9:1 Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.), um choro constante é um sintoma muito comum nas pessoas que estão passando por momentos de baixo-estima, Jeremias triste pela situação de seu povo chorava de maneira incontrolável e de forma inconsolável. Uma outra característica é a perca de vontade de viver, a pessoa que deseja a morte ela não é covarde, ou odeia a vida, ela apenas cansou de viver a vida que está vivendo, e quer dar um fim em seu problema (Jeremias 20:14 Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe!), a dor da baixo-estima é uma doença da alma (Lamentações 2:11 Com lágrimas se consumiram os meus olhos, turbada está a minha alma, e o meu coração se derramou de angústia por causa da calamidade da filha do meu povo; pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.), é alma que grita, é alma que chora o sentimento de dor é interno.

Numa situação adversa é natural que o ser humano fale de seus problemas, e tente até mesmo convencer as pessoas que estão o colocando naquela situação incomoda, mas em várias ocasiões as pessoas não dão atenção, o que está sofrendo devido a baixo-estima desiste de falar e apenas chora escondido (Jeremias 13:17 Mas, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; chorarão os meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.), se esconder é o outro problema da pessoa que sofre a baixo-estima, é difícil acreditar que algo vai mudar quando não se tem mais força para sonhar, a montanha se torna maior a cada dia e a cada momento as forças são menores.

Mas, contudo Deus esta contigo a cada momento, a cada instante e você sem sombra nenhuma de dúvida é o maior alpinista da história, e conseguirá transpor este monte da baixo-estima, você já transpôs um monte na sua vida, melhor dizer, a maior montanha que existe, nesta época você era mui pequeno, e frágil, mas você não desistiu e escalou todas as montanhas para chegar no útero de sua mãe, não havia Everest que podia te deter, hoje és grande, mas se sente pequeno devido a vários problemas, decepções, tragédias, mas eu sei que você ainda é o mesmo, levante a tua estima e seja você mesmo, um vencedor, transponha este monte, e seja um ser feliz.

Conclusão:

É certo que passamos por vários problemas na nossa vida, mas, contudo não devemos perde a auto-estima, temos que saber que na vida existe vários momentos e que devemos passar por todos eles (Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu), ninguém foi criado apenas para sofrer ou para ser feliz, fomos criados para passar em toda e em qualquer situação, pois Deus nos fortalece (Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.), tanto na alegria como na tristeza ele é Deus. Você é capaz! Porque Deus te capacitou. Então vença a baixo-estima, e seja um vitorioso.