FORTALECEI-VOS NO SENHOR

"QUANDO AO MAIS, SEDE FORTALECIDOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER". (Ef. 6:10)

-----------------------------------------------------------

Todo o cristão espiritual é visado pelo inimigo. Por este motivo DEUS nos exorta a andar de maneira digna da vocação e que nos chamou neste domínio vital: o do combate. Afirmar que esse combate não se refere ao filho de DEUS é negar a evidência, ignorar as Escrituras, ser vencido de antemão por aquele que soube tão bem esconder esta verdade, apenas das advertências feitas nas Escrituras do N.T. (Rm.8:33-39; 2Co. 10: 3-5; Ap. 3:21).

Aquele que pensa que um cristão não pode ser seduzido, nem atacado em seu espírito por potências espirituais adversas, vive numa grande irrealidade. Com efeito, é exatamente a posição dos cristãos em CRISTO que excita a cólera do inimigo; se este não consegue destruí-lo, pode, entretanto, como não cessou de fazer com o filho de DEUS, opor-se-lhes com sua ira e seus ardis.

Vimos com maior clareza os apóstolos dizerem que o inimigo "...SE TRANSFORMA EM ANJO DE LUZ" (2 Co. 10:14), ou como "LEÃO QUE RUGE PROCURANDO ALGUÉM PARA DEVORAR" (1 Pe. 5:8) e que visa a igreja. Por isso que o apóstolo Paulo lembra ao cristão que suas armas não são carnais, mas espirituais, apesar de se servirem dos homens e se manifestarem pelos acontecimentos. (2 Co. 10: 3-6). Eis, pois, um apelo à vigilância sempre necessária do filho de DEUS. Não deve retirar-se do combate ou pensar que não é visado, mas vigiar e orar para não cair no sono da passividade. O que é espiritual é discernido espiritualmente.

Em sendo assim, o apóstolo através do capítulo acima, concita-nos a afirmar nossa relação vital com CRISTO e nossa posição nEle, diante do inimigo. Mantenhamo-nos em CRISTO e sempre nEle porque no momento em que deixarmos essa posição, presumindo de nós mesmos estaremos vencidos. A inteligência é incapaz de compreender isso, mas os olhos do coração contemplam-nO, iluminados pelo ESPÍRITO SANTO conscientes da força onipotente do Senhor glorificado.

"ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, PARA SABERDES QUAL É A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS". (Ef. 1:18).

Como se observa, temos aqui a convocação dos cristãos a buscarem o poder espiritual, tão plenamente ilustrado em Ef. 1: 19-23. É somente através do poder de DEUS, que ressuscitou e exaltou a CRISTO, assim conquistando todos os seus adversários, que podemos esperar obter uma vitória similar.

"E, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E AS POTESTADES, PUBLICAMENTE OS EXPÔS AO DESPREZO, TRIUNFANDO DELES NA CRUZ" (Col. 2:15).

Esse poder nos é conferido misticamente, através da influência e operação do ESPÍRITO DE DEUS. Por conseguinte, a busca pelo Senhor nos supre tal poder. E tal poder é outorgado à alma, transformando-a segundo a imagem de CRISTO, DE CLÓRIA EM GLÓRIA(2 Co. 3:18), assegurando a vitória moral e a derrota dos poderes malignos que visam destruir a imagem de CRISTO em nós. A convocação do poder, pois, é essencialmente a chamada para a renovação de nosssa inquirição pelo ESPÍRITO SANTO e a sua plenitude. Trata-se da renovação da mente (Ef.4:23) e do revestimento do novo homem (Ef.4:24), ou do ficar cheio do Espírito (Ef.5:18). É como se Paulo tivesse dito:

"Tornai-vos poderosos, por esses meios"

Essa expressão - NO SENHOR - aponta para aquele poder espiritual que nos é dado mediante a comunhão mística com JESUS, tal como a expressão em CRISTO denota tal comunhão(1 Co. 1:4).

O cristianismo bíblico não repousa meramente sobre preceitos, ritos ou cerimônias. Mas é basicamente uma questão de comunhão com uma pessoa divina, em cuja imagem estamos sendo transformados. Portanto é algo místico; e as vitórias e fortalecimentos devem vir-nos através desse caminho. Os preceitos são bons, as instruções morais são boas, o estudo da Palavra é bom; mas a vida espiritual deve ser muito mais do que tudo isso, porquanto é a comunhão real com DEUS, em CRISTO, por intermédio de seu SANTO ESPÍRITO. Seu poder é ilimitado; mas devemos compartilhar desse poder para que seja de utilidade para nós.

JESUS CRISTO nos fortalece porque Ele é aquele que tem todo o poder nos céus e na terra, inclusive fortalecer a todos, pois,

"JESUS, APROXIMANDO-SE, FALOU-LHES, DIZENDO: TODA A AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉU E NA TERRA". (Mt.28:18).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livros:

Efésios - Epístola aos Efésios - N.T.Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

.

Wil
Enviado por Wil em 31/07/2006
Código do texto: T205823