Esperança Viva, em um Mundo Morto.

Texto: Salmos 39:7 E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.

Introdução:

Muitos de nós nos perguntamos diariamente, “o que posso esperar?” É uma pergunta inquietante e sem resposta em varias situações.

O ser humano em sua vida mergulhada em ilusões coloca a esperança dele em diversas coisas temporais, que são com vento na vida ou, vaidades de vaidades (Eclesiastes 2:11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.). No término de um sonho só resta a realidade sem cera diante de nós, e a esperança posta nos sonhos é como viver correndo atrás do vento.

Mas, contudo, o ser humano deve encontrar a Esperança da sua vida, uma esperança que não finde, mas que perdure. Será possível encontrar tal esperança? Se for possível, a onde encontrar? Tentaremos refletir sofre este tema para chegar a estas respostas.

1) A esperança humana:

O ser humano é um ser finito na sua essência carnal; nasce, cresce e morre (Salmos 144:4 O homem é como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa.), dentro desta visão o ser humano corre para afirmar suas idéias e ideais em coisas visíveis, num esperança que ele possa ver ou, sentir.

Muitos colocam a esperança da sua vida neles mesmos, mas logo descobrem que sozinhos, não têm como conseguir; aí colocam suas esperanças em outra pessoa, e descobrem que estas pessoas também não podem ajudá-los, pois estão presos nas mesmas limitações; como uma luz no fim do túnel descobre o dinheiro, mas logo vêem que esta esperança é falsa como as outras, podemos então entender as palavras ditas pelo salmista em Salmos 39:5 e 6 Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.

O ser humano tem de ter esperança e acreditar, mas a esperança do homem deve estar afirmada em algo maior do que ele. O homem que depositou a sua esperança em si mesmo apenas estará fadado ao fracasso (Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!), é isto que o profeta Jeremias nos diz neste texto, quando fala que maldito é o homem que confia no homem, isto é, maldito é o homem que transfere a sua esperança para si mesmo, este irá chamar para si a falência de seus Sonhos; pois logo ele descobrirá que a sua carne é mortal, limitada em força; e desta maneira o ser humano só encontrará um caminho contrário a sua esperança, a desesperança.

O homem tem a chance de alcançar a verdadeira esperança, deis que este entenda que a sua vida é breve, mas, contudo, a uma esperança superior a tudo que ele possa ver, sentir ou possuir.

2) A onde devemos colocar a esperança:

A vida nos leva para um lado a outra, em muitas ocasiões, estamos sem direção, e é neste momento que as decisões devem ser feitas com toda segurança possível, haja vista que não temos tempo para errar. A melhor posição a respeito da esperança é depositá-la no Senhor (Salmos 118:8. Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.), não devemos colocar a nossa esperança no homem, o homem é falho, frágil e limitado; sua mortalidade é o fim da esperança dos materialistas, porque tudo se resolve na matéria em que estamos hoje (Salmos 146:4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.), a esperança deve ir além da nossa própria vida, ser mais forte que nós, ser tão alta que ninguém poderá alcançá-la para furtá-la.

Então em que iremos esperar? A Palavra de Deus nos ensina em Salmos 44:6 Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva, mesmo que em nossa vida tenhamos a chance de termos segurança material, ela nunca nos salvarão pois “uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus” Salmos 20:7, só seremos salmos se depositarmos a nossa esperança no Senhor (Salmos 62:5 Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança), só de Deus vem a verdadeira esperança, a esperança que silencia a dor de nossa alma.

Quando compreendemos que devemos colocar as nossas esperança no Senhor, nos tornamos bem aventurados (Salmos 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus...), alcançados pela benção de Deus, passam a serem detentores da viva esperança.

3) A viva esperança de Deus:

Existem varias definições para esperança, mas, contudo, quando falamos de Deus expressamos uma rica esperança, uma esperança de poder restaurador que pode nos salvar e trazer a existência o que ainda não existe na minha e na sua vida. Esta é a esperança viva de Deus para o mundo (1 Pedro 1:3-4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós) Cristo é a Esperança de Deus para o mundo, ele é o ato de misericórdia de Deus para os que vivem em trevas (Mateus 4:16 o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou), estes enxergaram uma grande luz, a luz da Esperança de Deus que é Jesus Cristo.

Quando descobrimos que Cristo, é a verdadeira esperança não ficamos confundidos (Romanos 5:5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.), pois esta Esperança é o derramar do amor de Deus em nosso coração, que nos dá a certeza da salvação de Deus em nossa vida (Romanos 8:24 Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?), mesmo se não vemos temos plena convicção que Deus está conosco.

Se Deus está conosco, nunca estamos sozinhos, e estamos sempre sendo consolados por esta esperança e sempre estaremos nos alegramos nela (Romanos 12:12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração...), e mesmo que problemas caiam sobre nós com uma cachoeira somos pacientes, porque em oração perseverante alcançaremos a graça de Deus em nossa vida.

Esta graça nos faz que Deus encha-nos de viva esperança que nos conduz a paz e a alegria interior, (Romanos 15:13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo), logo transbordaremos em esperança pelo poder do Espírito Santo, e em toda circunstancia teremos viva esperança.

Conclusão:

É possível após Cristo viver em uma esperança viva e de poder, encontrá-la é sentir e reconhecer a sua necessidade diante de Deus (Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.), quando nos aproximamos a Deus com o coração a quebrantado, confiando apenas em seu poder, a nossa esperança será a nossa salvação, pois a nossa salvação será o nosso Deus (Salmos 17:7 Mostra as maravilhas da tua bondade, ó Salvador dos que à tua destra buscam refúgio dos que se levantam contra eles), esta é a verdadeira esperança, de sermos salvos em Cristo Jesus, a salvação de Deus ao mundo (Lucas 2:11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.) este é a Esperança da Igreja.