ORAI SEM CESSAR (?!) ...

Está escrito:

Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).

Esta é uma das frases mais curtas na Bíblia, cujos resultados podem ser grandes e prolongados.

A respeito de orações (súplicas ou ações de graças), Inicialmente, podemos observar que existem as pessoas que crêem nas orações e pessoas que não crêem. Existindo entre os que acreditam no poder da oração, os que oram (apenas) em busca de bênçãos materiais e, àquelas pessoas que procuram um relacionamento saudável com o Altíssimo DEUS (Onipotente, Onipresente e Onisciente).

Quando a Bíblia afirma que se deve ORAR SEM CESSAR, e em lugar algum o texto sagrado estabelece uma posição definida (sentado, em pé, etc); Compreendemos a vida de oração como um estilo de vida que está além de nossa vã compreensão...

Sobre essa questão (das orações), gosto muito de pensar sobre o que se encontra revelado no Livro de Neemias (Antigo Testamento):

1. Ele estava numa cidade chamada Susã, em determinada época e ficou sabendo notícias da terra natal (Neemias 1:1–3).

2. Ele nos diz que ASSENTOU–SE, e CHOROU, e LAMENTOU por alguns dias; E esteve JEJUANDO e ORANDO perante o DEUS dos céus (Neemias 1:4).

3. O texto não deixa claro se a única posição que ele teria ficado seria ASSENTADO.

4. Sabemos (pelo texto) o que ele teria pronunciado (Neemias 1:5–11).

5. Citando um outro mês, ele diz que, estava diante do rei (Artaxerxes), pois era copeiro do rei... E que o mesmo percebeu sua aflição (Neemias 2:1–4).

6. Prosseguindo, o rei lhe fez uma pergunta e, antes de responder o autor do texto relata que Neemias OROU AO DEUS DOS CÉUS (Neemias 2:4). Como teria sido essa oração??? Não havia tempo pra nada, a não ser pensar de forma instantânea antes de responder ao rei.

7. Neemias fez então seu pedido ao rei (no sentido de que o enviasse a Jerusalém). Lembramos que ele estava ali como escravo (de confiança) mas, sem as regalias que a CLT nos concede.

8. O rei o atendeu, segundo está escrito, porque A BOA MÃO DE DEUS ERA COM ELE (Neemias 2:8). É interessante que naquele momento a oração aconteceu de forma instantânea... Mas, no início do primeiro capítulo, se fala em ALGUNS DIAS (Neemias 1:4), logo indica muito mais um estilo de vida do que um simples pedido.

Quando o Apóstolo Paulo nos fala ORAI SEM CESSAR (1 tessalonicenses 5:17) e se o Novo Testamento tanto ensina sobre a oração; Entendemos isso como sendo um assunto de relevante interesse à vida cristã, em todos os tempos, em todos os lugares... Especialmente que a falta de vida espiritual saudável está diretamente relacionada com a vida de oração do povo de DEUS...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/02/2010
Reeditado em 10/02/2010
Código do texto: T2079660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.