SALMO 139

SALMO 139

Senhor, tu me sondas e me conheces, sabe quando me assento e me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinha todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à boca e tu Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus lá estas; se faço minha cama no mais profundo abismo lá estas também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins das mares; ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua força me sustentará, se eu digo:- as trevas com efeito me encobrirão, e a luz ao meu redor se tornar noite, até as próprias trevas não lhe serão escuras; as trevas e a luz são as mesmas coisas. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no interior de minha mãe, graças lhe dou, visto que por maneiras assombrosamente maravilhosa me formaste; as tuas obras são admiráveis, e minha alma sabe muito bem, meus ossos foram encobertos a ti quando no oculto fui formado e entretecido nas profundezas da terra. Teus olhos me viram a substancia ainda informe e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, Senhor são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse excedem os grãos de arei; contaria. Contaria, sem jamais chegar ao fim.

Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti, e como teus inimigos falam com malicias. Não aborreço eu, Senhor os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado: para mim são inimigos de fato. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 18/02/2010
Código do texto: T2093878