DEUS e o DINHEIRO

Vamos analisar alguns trechos da Bíblia e da campanha da fraternidade Ecumênica 2.010

LEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2.010:

Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c)

TRECHOS DA BIBLIA

- “Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus” (Mateus 19-23)

- “... A Fé sem obras é morta” (Tiago 2.26)

Temos que tomar muito cuidado para não interpretar secamente um assunto e agregar ele a nossa vida. Precisamos entender no contexto como um todo. O Trabalho e o dinheiro são abençoados por Deus, José Pai adotivo de Jesus era carpinteiro, Pedro era pescador, e por aí vai...

Jesus em outra passagem de sua vida disse a uma pessoa, quando indagado sobre o dinheiro que pagavam de impostos a Roma. Ele disse:

“Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Em outra passagem interessante, a dos Reis Magos, os três Magos deram a José e Maria, Incenso, Mira e “Ouro” e foi este ouro que fez com que José e Maria consegui-se fugir para o Egito e começar uma vida no exílio até poder voltar para sua terra Natal.

Então porque parece que fica um choque entre o “dinheiro” e “Deus”?

Porque instituirão o dinheiro como algo ruim, algo que não é de Deus, como se ganhar dinheiro você diminuir seu amor por Deus...

Tudo na vida tem que ter EQUILIBRIO, esta é a palavra para a salvação, não somente fé ou obras em abundância, nem só o dinheiro. Mesmo no bem existe o mal quando se ultrapassa o equilíbrio.

Exemplo: Algo extremamente positivo passa a ser prejudicial, como por exemplo: Pessoa que só reza, pessoa que só quer ganhar dinheiro.....

Deus não condena o “dinheiro”, nem você ficar “Rico”, o que Deus condena é você colocar o dinheiro como único objetivo na vida e não se preocupar em ajudar e conviver com as outras pessoas e também esquecer dele, ou seja de Deus.

Nós Seres humanos precisamos de dinheiro, infelizmente, para vivermos no mundo capitalista, precisamos ter nossa moradia, alimentação, conforto, lazer e para isto precisamos de dinheiro. Até as religiões precisam de dinheiro para construir seus templos, pagar luz, agua, divulgar seus ensinamentos, e daonde vem este dinheiro senão do labor e suor de seus fieis?

O que não podemos é só querer dinheiro, como tudo na vida temos que dosar esta busca por ele, ou seja, ter equilíbrio, saber quando não se precisa mais de buscá-lo, como no “Pai Nosso”, “Dai-nos o Pão de CADA DIA”.

Ora, se você ganhou seu dinheiro com o suor de seu trabalho, ou até quem sabe por sorte na loteria, porque Deus que quer nossa felicidade e nosso bem vai nos recriminar? De forma nenhuma, senão Ele não seria perfeito. O que Ele quer é que se temos de sobra, e ai temos que ter capacidade para avaliar isto, senão nunca acharemos que esta sobrando, temos que ajudar a quem não teve a mesma sorte ou oportunidade na vida para consegui-lo.

Por isto caro Leitor, vamos viver no mundo capitalista, mas sempre colocando Deus e Jesus Cristo como sendo o objetivo principal em nossas vidas, sabendo que precisamos do dinheiro para sobrevivermos neste mundo. O melhor seria o mocambo, onde só trocaríamos o que sobra com o que falta, mas este tempo já passou, então não se culpe, ou não se indigne com o que tem, só tenha cuidado para não ter o que não precisa, deixando de compartilhar com o próximo (avareza).

Fiquem com Deus