PORQUE OS CRISTÃOS SE CRITICAM?

Não é e jamais foi da vontade de Deus que haja muitas religiões. A Bíblia diz que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;”. – Efésios 4:4 a 6. Deus não é como nós, de várias palavras e opiniões diferentes, que muda de idéia o tempo todo. Ao contrário, a Bíblia diz que Deus não muda. Números 23:19. Se as pessoas não tivessem pecado, não pecassem e não estivessem a errar, não seria necessário correção e também nem teria porque haver religião. A religião serve justamente para corrigir-nos no que estamos errados, fazer-nos retroceder do que temos feito de errado, o que está levando a humanidade e este planeta à bancarrota. Corrigir para salvar, eis o propósito da religião. Mateus 9:12.

Todos nós que nos dissemos cristãos pertencemos a religião cristã. Todavia, as interpretações e atitudes de muitos cristãos em relação ao que lêem na Bíblia ajudam as pessoas a amarem e confiarem em Deus, ao passo que as interpretações e ações da maioria dos cristãos em relação ao que lêem na Bíblia leva as pessoas a terem pavor de Deus, querendo fugir do Pai de amor que deseja dar-lhes uma vida melhor já aqui neste mundo. Isaías 44:8. João 5:10 e 11. Isto ocorre porque muitos cristãos interpretam as Escrituras conforme seus interesses e conveniências, grande parte deles quase nem estudam a Bíblia, apenas ouvem e aceitam o que os outros dizem, e a maioria dos ditos crentes sequer alguma vez lê a Bíblia ou presta atenção em alguma pregação que assiste. Sendo assim, o testemunho impiedoso dessas pessoas, que entendem que Deus é um carrasco para os pecadores e infiéis (o que eles pensam que não são), suas atitudes discriminando os não crentes, suas ações anti-humanitárias (como o explorar a mão-de-obra, não ajudar o pobre, andar altivo sem cumprimentar os passantes, não fazer transfusão de sangue, etc..), etc., atravancam a pregação do Evangelho e afastam para bem longe aqueles que, nesse mundo de terror e perguntas sem respostas, procuram a um Deus que tenha poder para trazer perspectiva e esperança às suas vidas. Lucas 18:11.

Por isso, cristãos criticam a cristãos, porque é necessário restaurar, a começar pela Casa de Deus (a Igreja – Ezequiel 9:4 a 6), a adoração ao verdadeiro Deus, "o Criador do Céu e da terra e das fontes das águas" de êxodo 20: 8 a 11, conforme está em Apocalipse 14:7. Deus mesmo diz: "Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.". Apocalipse 3:19.

Quanto ao judaísmo, Jesus mesmo, sendo originário e pertencente a essa religião de Deus, tentou reformar as distorções que os mestres da Lei tinha imposto a prática da adoração. Todavia, os líderes não aceitaram a crítica e continuaram conduzindo o povo no erro. Mateus 23:13 e 24. Entretanto, o judaísmo foi restaurado e por um tempo foi pregado na clandestinidade pelos apóstolos de Cristo com o nome de Cristianismo. Até o século quarto da era cristã serviu para a correção e salvação daqueles que seguiam em caminho inverso ao de Deus – os pagãos, que eram dominados pelos pavores do além-túmulo. Mas, ao ser reconhecido pelos romanos que até então o perseguiam mortalmente, também foi corrompido, restando-lhe fiéis que seguiram na clandestinidade dentro da igreja e fora dela com nome de hereges até a Reforma Protestante. Daniel 7:25.

Quanto aos seguidores do judaísmo tradicional, que ostentam a Lei de Deus, mas não a reproduzem na vida e tampouco aceitam a Jesus como o Cordeiro de Deus (Lucas 7:30) ao qual o ritual do Santuário apontava, – a esses irmãos mais velhos carece que levemos a Verdade de Cristo, pois Ele é o passo seguinte na religião judaica, aquele que Balaão anunciou quando tentava amaldiçoar a Israel a mando de Balaque (Números 23:10) e o mesmo que Isaías se referiu como o Servo Sofredor no capítulo 53.

A partir de 1844, porém, ao iniciar o Tempo do Fim, onde começaria o juízo investigativo para decidir o destino de cada ser humano (Daniel 8:14), preparativo final para volta de Cristo e o juízo executivo, – nesse tempo Deus enviou três anjos proféticos (simbólicos) Apocalipse 14: 6 à 9 para restaurar Seu verdadeiro culto, restaurando então o judaísmo de Moisés e de Jesus. Com o nome de Igreja Adventista do Sétimo Dia, esses três anjos começaram a restaurar em todo o mundo (Apocalipse 10:11 e 14: 6) a Lei de Deus que não fora restaurada na Reforma Protestante, que restaurou o sistema vicário de Cristo que os papas tinham profanado recebendo confissões e oferecendo perdão (Daniel 8: 12). Sendo assim, reviveu-se a obediência aos Mandamentos, meio pelo qual se toma conhecimento de que se pecou, carecendo então de Cristo, e isso começou a produzir uma sociedade de pessoas mais gratas, mais seguras, mais serenas, mais humanitárias e mais ordeiras, as quais assumem a missão evangélica de pregar o Evangelho do Reino a todo mundo (Mateus 28:19; Marcos 16:15), pois só então virá o fim, conforme predito em Mateus 24:14. Esse fim é o fim do mal e começo da eternidade de paz e segurança junto de Deus. Apocalipse 21:4.

Quanto ao Islamismo (Apocalipse 9), trata-se de um abraanismo muito deturpado, já mal interpretado por Maomé que o criou porque dizem que era admirador de Jesus (isto aprendi na faculdade de História). Todavia, na tradição islâmica ele mesmo disse ter recebido a mensagem do anjo Gabriel. Entretanto, parece que tudo que ele tomou da doutrina abraãnica para a base do islamismo foi completamente deformado pela cultura pouco misericordiosa, sensual e machista da maioria dos árabes, na qual os que se têm por fiéis imaginam-se e agem como o açoite de Alá contra os ímpios. Prova é a velocidade como o islã se disseminou nos primeiros cento e cinquenta anos de sua fundação através da espada sanguinária dos fanáticos árabes. A exemplo do Cristianismo paganizado católico durante o Feudalismo e a Idade Média, a religião islâmica só se expandiu pela espada, não pela Palavra de Deus, que deve ser a única espada e armadura do crente. Efésios 6:17; Hebreus 4:12; Apocalipse 1:16.

Portanto, as pessoas que seguem nesse erro devem ser advertidas quando ao abismo que estão prestes a sucumbir, corrigindo-se então. Ezequiel 3:18 e 19. Mas isso deve ser mostrando na Palavra e no viver o amor e misericórdia do verdadeiro Alá, que é Jeová (Yaweh). Deuteronômio 4:32; Lucas 6:36.

Quanto ao paganismo em geral, bem como o ocultismo (espiritismo, africanismo, satanismo, etc.), orientalismo, esoterismo e tudo o mais, tratam-se de culto diretamente a Satanás e os demônios e a história bem registra as atrocidades que crenças como essas produziram. 2 Reis 21:6; Isaías 8:19; Deuteronômio 18:14; Timóteo 4:1. Tais pessoas seguem para igual abismo que os islâmicos, os cristãos paganizados e falsos profetas seguem – a destruição final após a volta de Cristo. Levítico 20:27; Isaías 66:17; Apocalipse 21:8. Deus, porém, não quer perdê-los e deseja salvar a todos, pelo que os seguidores de Cristo precisam ter amor e paciência para alcançá-los e ensinar-lhes o caminho de volta para seu Criador. Pedro 3:9.

Quanto aos ateus (Apocalipse 11:7), seguem pelo mesmo caminho e urge que sejam advertidos e socorridos antes que a porta da graça seja fechada.

Portanto, porque, quanto mais errados, mais convencidos os seres humanos ficam de que estão certos, tendo por isso sempre mais dificuldade de reconhecer a Verdade, que é Cristo, aos conhecedores da Verdade compete combater o engano desses irmãos sem combatê-los, mas levá-los ao Deus de misericórdia que é o Senhor de todo aquele que pratica a Sua vontade expressa nos Seus mandamentos. Lucas 8:21.

Por isso há controvérsia na igreja (Atos 20:29), não por causa do que defendem a Verdade e a Lei de Deus, mas por causa daqueles que distorcem a Palavra, enganam e são enganados. Isaías 4:1.