A SEMANA SANTA - TEMPO DE CONVERSÃO

É um Tempo voltado para a introspeção e momento para as pessoas mergulharem dentro si mesmas e, com coragem julgarem os seus “modos vivendes” na comunidade a que pertence e às que não pertencem. É claro que melhor seria se vivêssemos diariamente nos observando e corrigindo os erros a que todos somos passíveis. Por isso quando Jesus começa a despedir-se dos discípulos diz-lhes : - “ Eu vou para o Pai, mas mandarei para vos o Espirito Santo o Paráclito, que será o vosso advogado e protetor, para que não caminheis sós. Está claro que Ele sabia da nossa fragilidade e volubilidade e, para confirmar o que dizemos, em Jo.17, 1 - 26. Jesus ora ao Pai e diz “ “Manifestei Teu nome aos homens. que tiraste do mundo para dá-los a mim. Eram teus e me quiseste dá-los e eles guardaram a tua palavra. Agora conheceram que tudo quanto me deste vem de ti, porque as palavras que me deste, eu as entreguei a eles e eles a receberam e conheceram ser verdade que eu saí de ti e, creram que tu me enviaste. Rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas pelos que me deste, porque são teus e tudo o que é meu e teu e tudo o que é teu é meu, e neles tenho sido glorificado. Eu não estou mais no mundo, mas eles permanecem no mundo. Eu volto a ti. Ó Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um como nós.”

Aí está o porque temos em Jesus o nosso intercessor, Por isso a Igreja, sabiamente inspirada por Deus, na Sua Terceira Pessoa o Espírito Santo, revive nestes dias a passagem de Deus nesta terra, que Ele criou para nós, na pessoa do próprio Filho Jesus, só porque nos ama, nada exigindo em pagamento por nos amar. E, na Quinta feira santa, as Paróquias católicas do mundo inteiro, revivem os momentos de muita dor e sofrimento enfrentados por Jesus, para apagar definitivamente os nossos pecados e começarmos vida nova num novo homem e numa nova mulher. Ambos fortalecidos , prontos para povoar o mundo, agora voltado para a realidade límpida e clara do Plano Salvífico que o Criador tantas vezes vinha tentando através dos profetas que suscitava em meio àquele povo de cabeça dura, que preferia seguir sempre os caminhos do erro. Por isso Jesus veio; por isso viveu incógnito até os trinta anos e, teve uma vida pública de apenas três anos para concluir a sua .Espinhosa missão e, a sua Fidelidade e Obediência ao Pai, pois como ser humano teria a liberdade também de errar, como nós erramos mas... Deu-nos , como homem, o único exemplo de homem perfeito, sem pecar, sem desobedecer o Pai e só preocupado com a nossa vida. E, disse também : -“O verdadeiro amigo é aquele que dá a vida pelo irmão.’ “ E ELE A DEU ”

Para que entendamos bem toda essa realidade da vida de Jesus, é preciso que dediquemos alguns momentos nos dias da nossa vida, para conhecermos a Bíblia no seu Velho e Novo testamentos, que nos trazem as mensagens que Deus quer nos enviar. Certamente, todos os que se interessam a ler e meditar aquelas palavras, encontram na vida os momentos que confirmam as suas veracidades. É impossível viver feliz sem estarmos ligados a elas. Tanta gente tenta explicar através de estudos científicos sobre a criação do mundo mas, nunca conseguirão mudar uma HISTÓRIA, que o próprio Criador a confirmou com a vinda de Jesus. Tudo que o homem cria, ele não cria, ele não inventa ele descobre, porque tudo já existe, conforme plano do Criador. Basta olhar a natureza! Sejamos coerentes e nos analisemos nos momentos difíceis da nossa vida, ou com as vidas dos nossos entes queridos. Porque nesses momentos lembramo-nos de Deus e, quando tudo está normal tornamos esquecê-lo ? Chegamos até a duvidar da Sua existência? Por quê ? S. Paulo diz em uma das suas carta que “ Só serão salvos os que perseverarem até o fim”. E, Jesus diz :- “ Nem basta só dizer sim, é preciso fazer a vontade do Pai !

É tão bom ser bom ! É tão bom ser humilde ! É tão bom amarmos a todos como irmãos Experimente e verá !!! Essa é a fórmula que Jesus nos ensinou, é só exercitá-la no dia - a dia e.....pronto!

Bene ( b. g. j. ) - Curitiba – 12/03/2010